U. Montemor perde 3-0 em Reguengos e desce ao 3.º lugar da Elite

Neste domingo, 2 de abril, no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora, na Divisão de Elite realizou-se a 19.ª jornada e na Liga AFE a 17.ª jornada (penúltima jornada da 1.ª fase).
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se até Reguengos de Monsaraz onde averbou a segunda derrota consecutiva, esta por 3-0, enquanto que o Cabrela perdeu em casa por 0-2 com o Monte Trigo.
Na Liga de AFE, no sábado, 1 de abril, em jogo antecipado, a equipa B do Grupo União Sport (GUS B) recebeu e venceu o CHE Morense por 2-0. Já neste domingo, 2 de abril, o Cortiçadense empatou 2-2 em casa com o Valenças e o Foros de Vale de Figueira averbou a sua primeira derrota no campeonato, por 2-3, diante do líder Fazendas do Cortiço. Também nesta jornada, o Escouralense foi a Santana do Campo empatar 1-1.

Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o Atlético de Reguengos recebia o GUS, a formação montemorense apresentou-se com baixas importantes no meio campo, com Marco Oliveira e Leonardo Pereira ausentes por lesão, mas também com novidades no 11 inicial, com Gonçalo Catalão, o melhor marcador da equipa, a não entrar na equipa titular. Dar nota também para uma boa notícia, já que Miguel Mangerico, após 8 meses de longa recuperação de lesão e operação, sentou-se pela primeira vez nesta época, no banco de suplentes alvinegro. Quanto ao jogo jogado, o Atlético entrou a pressionar e logo com uma oportunidade, cortada no momento certo por Zé Quito. O União também teve uma muito boa chance de, pouco depois, inaugurar o marcador, mas Thalison rematou por cima. Aos 22 minutos, após a bola entrar na baliza de Nuno Brás, é assinalada grande penalidade a castigar falta sobre Marvin, com o árbitro a invalidar o golo ao Atlético. Na transformação do castigo máximo, Vasco Barros remata à barra, mantendo-se o nulo no marcador. Ainda antes dos 30 minutos, nova grande oportunidade para a equipa da casa, com Kayã a desviar a bola de Nuno Brás, com o esférico a ir ao poste. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, numa 1.ª parte com mais o Atlético, enquanto que o GUS apresentou-se mais na expectativa.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. Thalison, por parte do União, era o perdulário da tarde, com mais duas excelentes oportunidades, mas mais uma vez a não ser feliz, apesar do imenso trabalho que faz. O GUS foi a primeira equipa a efetuar substituições, aos 60 minutos, com Gonçalo Catalão e Guilherme Francisco a renderam João Bugio e Bruno Machado. O jogo começava a estar mais partido, com ambas a equipas a demonstrarem que queriam os 3 pontos. O treinador João Guerra efetuou nova alteração no União, com Semedo a substituir Madeira. O público puxava pelo Atlético, criando um excelente ambiente no Virgílio Durão quando, aos 71 minutos, Pipo rematou para o primeiro da tarde, após trabalho na esquerda de Kayã, que cruzou para o remate certeiro de Pipo. Aos 83 minutos, o Atlético alcança o segundo golo, aproveitando uma falha de comunicação na defensiva do União, com Gonçalo Elias a não perdoar e a faturar. Aos 85 minutos, o União faz dupla alteração, com Miguel Mangerico e Tomás Silva a entrarem para os lugares de Fábio Capela e Rodrigo Vicente. Simultaneamente, no Atlético, Coelho rendeu Pipo. No início dos 10 minutos de descontos, o Atlético faz a sua 2.ª substituição, com Roberto Carlos a entrar para o lugar de Rodrigo Elias. Aos 94 minutos, Roberto Carlos cruza para Marvin, que teve tempo para tudo, atirando forte para o fundo das redes à guarda de Nuno Brás, fixando o marcador em 3-0. Rogério Chinita efetuou ainda dupla alteração, com Dário Canilhas e Catroga a serem rendidos por Tomás Ramalho e Mochila. A partida iria chegar ao seu término com o União a averbar o seu segundo desaire consecutivo, uma derrota pesada, onde o União falhou as suas oportunidades, enquanto que o Atlético não vacilou e venceu, com a eficácia a ser determinante. Deste modo, em duas jornadas, o GUS desce ao 3.º lugar, já não dependendo de si próprio para alcançar o 1.º lugar da Elite.

Resultados:
Liga Elite > 19.ª jornada
Estrela Vendas Novas 2-2 Alcaçovense
At. Reguengos 3-0 U. Montemor
Arcoense 0-1 Canaviais
Arraiolense 1-1 Portel
Cabrela 0-2 Monte Trigo
Redondense 1-2 Sp. Viana

Liga AFE > Grupo A> 17ª jornada
Lusit. Évora B 4-1 Aguiar
Bencatelense 0-3 Estremoz
Vera Cruz 0-2 O Calipolense
Borbense 1-4 Oriolenses
Descansa: Tourega

Liga AFE > Grupo B>17ª jornada
U. Montemor B 2-0 CHE Morense
Santana do Campo 1-1 Escouralense
Cortiçadense 2-2 Valenças
Foros Vale Figueira 2-3 Fazendas do Cortiço
Descansa: S. Pedrense

Classificações:
Liga ELITE
1 GDR Canaviais 45
2 At. Reguengos 42
3 U. Montemor 41
4 Estrela Vendas Novas 33
5 Redondense 25
6 Arcoense 23
7 Sp. Viana 22
8 Alcaçovense 22
9 Monte Trigo 19
10 GD Portel 18
11 GD Cabrela 11
12 Arraiolense 10

Liga AFE GRUPO A
1 Lusitano De Évora Clube “B” 43
2 Sc Borbense 31
3 Cf Estremoz 27
4 Gcd Aguiar 26
5 Calipolense Cd Vila Viçosa 26
6 Gdc Oriolenses 24
7 Sc Bencatelense 11
8 Ad Vera Cruz 7
9 Gdc Tourega 0

Liga AFE GRUPO B
1 Gcd Fazendas Cortiço 33
2 Gr. Estrela Escouralense 31
3 Foros Vale Figueira Fc 26
4 Gr. União Sport “B” 21
5 Valenças Sport Club 20
6 Fc Santana Campo 19
7 Aa Che Morense 18
8 Ccrd Cortiçadas de Lavre 8
9 Gd S. Pedrense 5

FICOR e Wine & Cork 2023: inscrições abertas para expositores

Estão abertas as inscrições até 22 de abril para a 15.ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça que se realiza este ano de 25 a 28 de maio. Estas incrições estão abertas para a participação de expositores – empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras cuja atividade se enquadre no âmbito da Feira. Também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado na FICOR a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho, abriu inscrições para expositores até 2 de maio.

O programa, a revelar oportunamente, vai te eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, webinares, espetáculos e exposições.

União de Freguesias está a desenvolver o projeto “CuidarMor”

A União de freguesias da Nossa Senhora da Vila Bispo e Silveiras em parceira com a Freitas CliniC estão a desenvolver o projeto piloto “CuidarMor”.

Este foca-se nas questões da saúde mental, “este projeto resulta de uma reunião com a psicóloga Ana Sofia Fernandes, em que alertou a nível pós pandémico para as questões voltadas para a saúde mental. Este protocolo permite às pessoas, sobretudo, que estão em IPSS, a trabalhadores”, explica André Banha, da Junta da União de Freguesias da Nossa Senhora Vila, Bispo e Silveiras.

“Este protocolo é feito com o apoio da Junta de Freguesia com a baixa do preço da consulta. Para quem está em IPSS existe um valor de 15%. Depois existe outra vertente para as pessoas que usufruem do cartão Mor Solitário que também o valor da sua consulta é mais baixo, ou seja, na primeira consulta a Junta de Freguesia comparticipa com dez euros, devido a ser a primeira consulta é sempre mais cara, e nas restantes consultas apoia com 7,50 euros”, salienta ainda André Banha.

Projeto CuidarMor focado nas questões da saúde mental, sobretudo para as IPPSS.

“Desporto para Todos” com candidaturas abertas até esta segunda-feira

Através de um apoio global de 1 milhão e 450 milhões de euros, destinados a projetos desportivos, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem abertas, até esta segunda-feira, 3 de abril, as inscrições para a primeira fase do programa nacional “Desporto para Todos”.

Nesta primeira fase, este projeto dedicado à prática de desporto para todos e à prática informal, intergeracional, não competitiva e não federada, segundo o diretor regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, destina-se a “clubes e associações que tenham atividade desportiva”, bem como “a apoiar atividades que levem à massificação da prática desportiva”.

O objetivo deste programa é “apoiar os clubes para que eles promovam atividades desportivas, onde possam participar os mais novos, mais velhos, homens, mulheres, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida”, e, com isso, conseguir “melhorar a condição física e saúde de cada um”, refere ainda Miguel Rasquinho.

A elaboração do programa PNDpT foi desenvolvida com base em orientações internacionais do movimento “desporto para todos”, e adota a definição consagrada na “Carta Europeia do Desporto” do Conselho da Europa, promovendo a melhoria da condição física e psíquica.

Até 2022, no âmbito do PNDpT, já foram distribuídos 20 milhões de euros, por cerca de 1700 projetos de associações e clubes desportivos.

Iniciativa “Uma Aventura na Biblioteca” dá as boas-vindas às férias da Páscoa

A iniciativa “Uma Aventura na Biblioteca” vai decorrer este domingo, dia 2 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, entre as 21 horas e as 24 horas.

“Uma Aventura na Biblioteca” é a atividade que dá as boas-vindas às férias da Páscoa, com uma noite especial convidando famílias a passar uma noite diferente, no espaço da Biblioteca Municipal.

A participação é livre para famílias com crianças a partir dos 6 anos.

Rugby: RC Montemor ganha em Évora ao CRE por 19-25

Jogou-se este sábado, 1 de abril a 7.ª jornada do Camp. Nacional da 1ª Divisão Apuramento Campeão. Os seniores do Rugby Clube de Montemor (RCM) deslocaram-se ao Complexo Desportivo Municipal (Évora) para mais um derby com o Clube de Rugby de Évora. O RCM levou a melhor batendo o CRE por 19-25, com 2-3 em ensaios.

Resultados > CN 1 – TÍTULO – 7ª JORNADA – 1 abril
Santarém 61-0 Guimarães (9-0)
Évora 19-25 Montemor (2-3)
Arcos de Valdevez 28-26 Caldas (3-4)

Após a 7.ª jornada, a classificação é a seguinte:
1.º Caldas RC 23 pts; 2.º RC Montemor 20 pts; 3.º RC Santarém 18 pts; 4.º CR Arcos de Valdevez 18 pts; 5.º CR Évora 15 pts; 6.º Guimarães RUFC 5 pts.

A 8.ª jornada terá lugar a 15 e 16 de abril:
Calda Rugby – CR Évora
RC Santarém – CR Arcos de Valdevez
RC Montemor – Guimarães RUFC

Resultados Inatel de Évora 1 e 2 abril 2023 (em atualização)

Joga-se este fim-de-semana mais uma jornada da 2.ª fase do Campeonato de Futebol do Inatel Évora 2022/2023, no Apuramento de Campeão e no Troféu Reconhecimento.

Partilhamos os resultados disponíveis:
Apuramento de Campeão – 2.ª jornada 1/04 – 16h
Cano 2-0 São Manços
Bardeiras e Vimieiro 2-3 Foros da Fonte Seca

Troféu Reconhecimento – 1/04 – 2.ª jornada
Grupo A
Terrugem 0-1 Barbus
Perolivense – São Domingos
Descansa – Afeiteira

Grupo B
Rosário 2-1 Montoito
Orada – Graça do Divor (2/04)
Descansa – Brotense

Lavre vence Santanense e já está nos quartos de final do Inatel de Santarém

Neste sábado, 1 de abril, o Lavre jogou em Santana do Mato, em partida referente à 8.ª jornada da 2.ª fase do Inatel de Santarém, ganhando ao Santanense por 0-4, com 0-2 ao intervalo. Os marcadores dos golos foram Rui Godinho, Vadim e Mateus, que bisou no encontro, e com Diguinho a ser considerado o melhor em campo.
Era a 4.º partida que ambos os conjuntos efetuaram esta época, com o Lavre a ter o pleno das vitórias. Desde cedo neste desafio se percebeu a superioridade do Lavre, com o Santana a apresentar-se muito nervoso, já que só a vitória lhe interessava para acalentar esperanças na qualificação para os quartos de final. O capitão João Godinho, em declarações à RNA, fez o rescaldo ao jogo, referindo que foi uma vitória justíssima, num bom jogo do Lavre, sem ver cartões e com todos os convocados tiveram minutos!
Com este resultado, e apesar de estar em 1.º lugar e ter em mente somente essa posição, o Lavre garante desde já o 2.º lugar a duas jornadas do final desta fase e, com isso, a presença nos quartos de final do Inatel de Santarém. O Lavre pode garantir o 1.º lugar já no próximo sábado, às 16h00, no Campo da Amoreira, em Lavre, diante do Santo Estevão

GUS desloca-se até ao Redondo em jogo da 19.ª jornada da Liga Elite

Hoje, no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora, com jogos às 16h00, na Liga Elite realiza-se a 19.ª jornada.

Nesta jornada, o Grupo União Sport desloca-se até ao Redondo, enquanto que o Cabrela recebe o Monte Trigo.

O Grupo União Sport tem nova batalha, precisamente com o Atlético de Reguengos, que é a 3.ª classificada e que também está na luta pelo 1.º lugar. João Guerra, treinador do GUS, fala que a equipa “vem de cinco meses a ganhar e agora tem que reagir e dar uma boa resposta”. De acordo com o técnico alvinegro, este vai ser “um jogo competitivo e equilibrado, onde o único objetivo é no final o União continue a depender apenas de si próprio”.

Já Cabrela recebe o Monte Trigo. André Repolho, treinador do Cabrela, espera “um jogo dividido”, referindo que o Cabrela está a atravessar “uma fase boa e quer vencer o jogo, até porque ainda quer ter uma palavra a dizer na luta pela manutenção”.

Acompanhe hoje, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 16 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga Elite, com especial atenção para o jogo entre o GUS e o Atlético de Reguengos.

U. Montemor “B” regressa às vitórias no último jogo em casa

Na Liga de AFE, ontem, sábado, 1 de abril, houve jogo antecipado no Estádio 1.º de Maio, referente à 16.ª jornada do Gripo B da Liga AFE, com a equipa B do Grupo União Sport (GUS B) a conseguir regressar às vitórias diante do CHE Morense, ganhando por 2-0. Os golos surgiram na 2.ª parte, ambos na transformação de grandes penalidades, com Pedro Reis e Francisco Valente a concretizarem os castigos máximos.
Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, à partida para este jogo, queria que a sua equipa desse uma resposta positiva, diante de um adversário que também vinha de uma fase menos boa, e foi isso que aconteceu, com o técnico alvinegro a considerar, pelo que foi o jogo na sua globalidade, uma vitória inteiramente justa.

Gonçalo Teixeira, ainda sobre este desafio, destaca o regresso à competição de Francisco Valente, que se tinha lesionado gravemente, precisamente há uma volta, no jogo em Mora, e que conseguiu colocar o seu nome nos marcadores. O treinador também mostrou a sua satisfação por terem conseguido brindar os sócios e adeptos com um triunfo, no último jogo em casa nesta competição.

Dar ainda nota que, também no Grupo A da Liga AFE, houve jogo antecipado, com o líder Lusitano de Évora B a bater o Aguiar por 4-0.

Arcebispo de Évora partilhou mensagem para a Quaresma deste ano

O Arcebispo de Évora partilhou a mensagem para a Quaresma deste ano, que é dedicada a todos aqueles que estão na guerra na Ucrânia e aqueles que foram afetados pelo sismo na Turquia e na Síria.

“A mensagem é sempre um texto que os bispos publicam no início da Quaresma, onde recordam a espiritualidade deste tempo da quaresma como um tempo de reconciliação, de interioridade, reflexão e sentido crítico. E na mensagem também faz referência a acontecimentos a nível mundial, que marcam a humanidade e a própria diocese, que particularmente fazem referência ao tema deste ano pastoral, que é a virtude da esperança e caminhar juntos na esperança”, explica o padre José Morais, pároco de Montemor, sobre o texto publicado envolvido na mensagem da Quaresma deste ano.

Relativamente à referência à guerra na Ucrânia “é porque ninguém pode estar alheio à guerra na europa. E naturalmente anseiam e rezam pela paz”, afirma o padre José Morais. No entanto, existe sobretudo um tema na mensagem que está envolvido na renúncia quaresmal “que consiste em prescindir de algumas despesas e gastos e destinar esse produto, aquilo que poupamos e abdicamos, às pessoas e comunidades onde haja mais necessidades, e este ano o arcebispo decidiu que seria para as vítimas do sismo na Turquia e Síria que este esforço de solidariedade coletiva seria entregue”.

O padre José Morais deseja a todos “uma santa quaresma”.

Acampamento de Páscoa começa esta segunda-feira

Acampamento de Páscoa vai decorrer entre esta segunda e quarta-feira, dias 3 e 5 de abril, no Núcleo de Interpretação Ambiental (NIA) dos Baldios.

Neste acampamento, os jovens maiores de 14 anos, que estejam de férias da páscoa, podem se juntar a esta iniciativa organizada pelo Centro Juvenil.

No Acampamento de Páscoa vão decorrer várias atividades como cozinhar, passear e jogos em grupo, em que os jovens vão ter contacto direito com a natureza.

A saída do Centro Juvenil e passeio a pé até ao NIA está programada para esta segunda-feira, às 9 horas.

Já o regresso está marcado para esta quarta-feira, às 16 horas.