Esta quarta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data criada em 1992, no Rio de Janeiro, pela ONU, e que, desde então, serve para se debater os diversos temas relacionadas com este bem precioso e se tomar atitudes que façam a diferença no seu uso racional.
Para este ano, explica o presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, José Janela, e com o objetivo de se discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, a ONU definiu o tema “Acelerando Mudança – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.
Recordando a fábula do beija-flor (que pode ler abaixo), explica o ambientalista, a ONU sugere à população que seja como este pequeno animal na gestão da crise da água.
A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente e que corresponde a um desafio atual ou futuro, relacionado com a água, para, neste dia, ser discutido.
A Fábula do Beija-Flor:
“Era uma vez uma floresta, onde se iniciou um incêndio. Todos os animais fugiram para salvar as suas vidas e ficaram à beira do fogo, a olhar para as chamas com terror e tristeza.
Por cima das suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram-lhe o que estava a fazer:
– Vou voar até o lago para apanhar água e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram-se dele e disseram:
– Tu és louco! Não vais conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou a fazer aquilo que posso.
O Beija-flor está a ajudar a solucionar o problema, gota a gota. Ele está a ser a mudança que deseja ver no mundo.
Todos podemos ser um Beija-flor. Cada atitude, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água”.


Eco Festival está acontecer ao longo deste mês de março, na Aldeia da Serra, no concelho de Arraiolos.
Em Dia dos Centros Históricos, 28 de março, o Município de Estremoz vai proceder à apresentação pública do projeto de investigação “Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz: Balanço dos Trabalhos Realizados”.
O IPDJ marca presença na Futurália para dar a conhecer os objetivos do Instituto e também no Campeonato do Mundo de Moto GP, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com uma ação de voluntariado.
Biblioteca Municipal distingue datas comemorativas assinaladas ao longo da semana, com uma sessão de poesia para o Jardim de Infância, montra de livros e decoração do espaço alusiva.
A formação “Clown… Um Ofício” da TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças, decorreu entre os dias 18 e 20 de março, com acolhimento A Algures.
As boas energias e o relaxamento proporcionado pelas taças tibetanas regressam à Biblioteca Municipal Almeida Faria, com Ana Rita Palmiro, esta quinta-feira, dia 23 de março, entre as 14.30 horas e as 17 horas.
A economia circular, ao contrário do sistema de economia linear, em que os bens são produzidos, utilizados e descartados, assenta na restauração e reutilização de produtos, componentes e materiais, maximizando a sua utilidade e valor em todos os momentos.
A 5ª sessão “Startup Convida…” vai ter o tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor”. Esta sessão vai decorrer nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, esta sexta-feira, dia 24 de março, pelas 18.30 horas.
A montemorense Maria Garcia Ferreira, foi convocada para a Seleção Nacional U19 para a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.
40ª Edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola começa hoje, quarta-feira, dia 22 de março. E esta sexta-feira, dia 24, a prova passa pelo concelho de Montemor, que será na 3ª etapa, que une Vendas Novas a Estremoz, sendo a mais longa da prova, com 191,4km.
A RADAR 360 associação cultural apresentou “Histórias Suspensas”, no passado domingo, 19 de março, ao público montemorense, em duas sessões, às 10.30 horas e às 15 horas. Esta iniciativa está integrada na Festa do Teatro, com acolhimento da Artemrede.
Foram registadas a nível contraordenacional 102 infrações à legislação rodoviária, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta terça-feira, dia 21 de março. No âmbito contraordenacional foram também registadas duas infrações à legislação ambiental e uma à legislação policial.
O primeiro prémio do Euromilhões, num valor de 51 milhões de euros de ontem, terça-feira, 21 de março, não saiu a nenhum apostador.
“Dois pontos educação” é a nova criação da Trimagisto que estreia esta quinta-feira, no âmbito das comemorações da Festa do Teatro, com duas sessões para o público em geral, no Centro Juvenil.
A sexta reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 22 de março, às 15 horas.