Em Dia Mundial da Água, ONU chama a atenção para crise global do saneamento

Esta quarta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data criada em 1992, no Rio de Janeiro, pela ONU, e que, desde então, serve para se debater os diversos temas relacionadas com este bem precioso e se tomar atitudes que façam a diferença no seu uso racional.

Para este ano, explica o presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, José Janela, e com o objetivo de se discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, a ONU definiu o tema “Acelerando Mudança – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Recordando a fábula do beija-flor (que pode ler abaixo), explica o ambientalista, a ONU sugere à população que seja como este pequeno animal na gestão da crise da água.

A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente e que corresponde a um desafio atual ou futuro, relacionado com a água, para, neste dia, ser discutido.

A Fábula do Beija-Flor:

“Era uma vez uma floresta, onde se iniciou um incêndio. Todos os animais fugiram para salvar as suas vidas e ficaram à beira do fogo, a olhar para as chamas com terror e tristeza.

Por cima das suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram-lhe o que estava a fazer:

– Vou voar até o lago para apanhar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram-se dele e disseram:

– Tu és louco! Não vais conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou a fazer aquilo que posso.

O Beija-flor está a ajudar a solucionar o problema, gota a gota. Ele está a ser a mudança que deseja ver no mundo.

Todos podemos ser um Beija-flor. Cada atitude, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água”.

Eco Festival tem lugar na Aldeia da Serra

Eco Festival está acontecer ao longo deste mês de março, na Aldeia da Serra, no concelho de Arraiolos.

A Aldeia da Serra, em pleno montado, recebe este evento promovido pela Câmara Municipal de Arraiolos, com o apoio da União das Freguesias de S. Gregório e Santa Justa e da Sociedade Recreativa da Aldeia da Serra.

Num dos pontos mais elevados do concelho, onde é possível contemplar o voo deslizante das aves, observando-as num plano superior, em cada um dos seus movimentos.

De encontros com o meio envolvente e os seus sons, a música e as pessoas se faz este Eco Festival.

Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz apresentada dia 28

Em Dia dos Centros Históricos, 28 de março, o Município de Estremoz vai proceder à apresentação pública do projeto de investigação “Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz: Balanço dos Trabalhos Realizados”.

A apresentação do projeto está marcada para as 14h30, no Museu Berardo Estremoz.

Na sessão, os oradores são André Carneiro, Bruno Leal, Jesus García Sanchez, Pedro Trapero Fernandez e Rita Laranjo.

IPDJ marca presença na Futurália e no Campeonato do Mundo de MotoGP no Algarve

O IPDJ marca presença na Futurália para dar a conhecer os objetivos do Instituto e também no Campeonato do Mundo de Moto GP, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com uma ação de voluntariado.

A Futurália decorre entre os dias 22 e 25 de março,  e assume-se como a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país.

Miguel Rasquinho, diretor regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), revela que a presença na Futurália é uma forma de divulgar “o nosso” Instituto, pois “nós normalmente estamos onde estão os jovens”. Neste evento dão a conhecer os seus objetivos divulgando as formas que tem para “ajudar a apoiar os jovens, ações de voluntariado, os programas de apoio ao associativismo juvenil, ao associativismo estudantil”.

Entre os dias 24 e 26 de março de 2023, o Autódromo Internacional do Algarve foi o circuito escolhido para receber a abertura do Campeonato do Mundo de MotoGP.

A organização do projeto de voluntariado, ao abrigo do Programa Agora Nós, está a cargo da Federação de Motociclismo de Portugal, com a colaboração do IPDJ.

Este projeto de curta duração, segundo Miguel Rasquinho, tem como objetivo “apoiar o MotoGP com equipas de jovens voluntários” que ajudam e participam na sua organização.

“Isto é uma atividade que o IPDJ realiza muito, atividades de voluntariado para acompanharem e apoiarem a realização de provas desportivas”, refere ainda Miguel Rasquinho.

As candidaturas para voluntários/as estão abertas. Para realizar o registo clique aqui.

Biblioteca Municipal assinala datas comemorativas com o Jardim de Infância

Biblioteca Municipal distingue datas comemorativas assinaladas ao longo da semana, com uma sessão de poesia para o Jardim de Infância, montra de livros e decoração do espaço alusiva.

Esta semana tem várias datas comemorativas: Dia da Árvore, da Floresta, da Poesia, da Água, do Síndrome de Down, da Eliminação da Discriminação Racial, entre outas.

Formação “Clown… Um Ofício” decorreu entre 18 e 20 de março

A formação “Clown… Um Ofício” da TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças, decorreu entre os dias 18 e 20 de março, com acolhimento A Algures.

Entre a Sociedade Carlista e o Cineteatro Curvo Semedo, foram três as iniciativas desenvolvidas por Andréa Macera no âmbito do Festival.

Esta iniciativa esteve inserida na atividade Festa do Teatro.

Relaxamento através das taças tibetanas regressa à Biblioteca Municipal

As boas energias e o relaxamento proporcionado pelas taças tibetanas regressam à Biblioteca Municipal Almeida Faria, com Ana Rita Palmiro, esta quinta-feira, dia 23 de março, entre as 14.30 horas e as 17 horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca Municipal, através do contacto 266 898 105 ou do email biblioteca@cm-montemornovo.pt

Economia Circular em “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A economia circular, ao contrário do sistema de economia linear, em que os bens são produzidos, utilizados e descartados, assenta na restauração e reutilização de produtos, componentes e materiais, maximizando a sua utilidade e valor em todos os momentos.

A economia linear, explica a investigadora no InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, na edição desta semana do programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” apresenta vários problemas: “em primeiro lugar, leva-nos a pensar que podemos extrair recursos da natureza e, consumir, como se houvesse sempre matérias-primas. E, para além disso, leva-nos a continuar a criar resíduos que necessitam de espaços para a sua eliminação e tratamento. Por outras palavras, com o modelo linear, continuamos a esgotar e a poluir o ambiente. E sabemos que isto, a médio/longo prazo não é sustentável”.

Já a economia circular pode ajudar qualquer pessoa, mas para isso é necessário que se alterem hábitos e a “forma de gerir os recursos, fabricando e utilizando produtos e o que fazemos com eles no final”.

A economia circular, “se totalmente implementada, deverá ajudar-nos a ter um menor impacto na extração de matérias-primas e na produção de resíduos. Através de um modelo circular, o que conseguimos é isto: o ciclo de vida dos produtos e dos materiais é prolongado através da sua reutilização, reparação e remanufatura; a produção torna-se mais inteligente, através do desenho de produtos e serviços que eliminamos resíduos e a poluição, e reduzem o consumo de recursos; a sociedade é sensibilizada a consumir conscientemente, optando por escolhas mais sustentáveis e que contribuam para a redução do desperdício; e os recursos e os serviços ambientais podem ser restaurados e renovados ao longo do tempo”, explica ainda Ilaria Marengo.

O programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

5ª sessão “Startup Convida…” com o tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor”

A 5ª sessão “Startup Convida…” vai ter o tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor”. Esta sessão vai decorrer nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, esta sexta-feira, dia 24 de março, pelas 18.30 horas.

Neste espaço os interessados podem conhecer Anabela Jorge, Célia Macedo, e Tresa Paiva, três mulheres empreendedoras, cada uma com percursos e desafios diferentes, quer seja na área empresarial, artística ou da saúde.

As inscrições são feitas através do link ou do contacto 266 898 111.

Volta ao Alentejo Crédito Agrícola passa pelo concelho de Montemor

40ª Edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola começa hoje, quarta-feira, dia 22 de março. E esta sexta-feira, dia 24, a prova passa pelo concelho de Montemor, que será na 3ª etapa, que une Vendas Novas a Estremoz, sendo a mais longa da prova, com 191,4km.

A partida para a 3ª etapa dar-se-á pelas 11.20 horas, sendo prevista a passagem a Silveiras pelas 11.40 horas e a chegada a Montemor-o-Novo entre as 11.59 e as 12.01 horas. Em Montemor-o-Novo, os ciclistas seguirão na direção de Alcáçovas pela Estrada Nacional 2.

Na Serra de Monfurado, disputa-se um Prémio de Montanha de 4ª Categoria, com previsão de passagem entre as 12.16 horas e 12.18 horas. Santiago do Escoural e Casa Branca também terão direito à passagem dos competidores. Prevê-se passagem por Santiago do Escoural entre as 12.21 horas e 12.23 e por Casa Branca entre as 12.27 horas e 12.30 horas.

Apresentação do espetáculo “Histórias Suspensas” decorreu no passado domingo

A RADAR 360 associação cultural apresentou “Histórias Suspensas”, no passado domingo, 19 de março, ao público montemorense, em duas sessões, às 10.30 horas e às 15 horas. Esta iniciativa está integrada na Festa do Teatro, com acolhimento da Artemrede.

Foi junto à fachada frontal do Cineteatro Curvo Semedo que o público pôde apreciar este espetáculo de teatro físico.

102 infrações nas estradas registadas pela GNR de Évora em 24 horas

Foram registadas a nível contraordenacional 102 infrações à legislação rodoviária, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta terça-feira, dia 21 de março. No âmbito contraordenacional foram também registadas duas infrações à legislação ambiental e uma à legislação policial.

Foi registado ainda um acidente de viação, sendo uma colisão, do qual resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo dez crimes contra o património.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e Caminhada pela Floresta, Network e Blue Raid.

Segundo prémio do Euromilhões, desta terça-feira, saiu a um apostador em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões, num valor de 51 milhões de euros de ontem, terça-feira, 21 de março, não saiu a nenhum apostador.

O segundo prémio, de 281 mil euros, saiu a dois apostadores, um dentro de território nacional. Também o terceiro prémio, de 21 mil euros, contemplou seis apostadores, sendo um em Portugal.

Já o quarto prémio, no valor de 1 462 euros, saiu a 28 apostadores, quatro com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 1 – 9 – 20 – 29 – 32 e pelas estrelas 2 e 3.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Espetáculo “Dois pontos educação” estreia no Centro Juvenil esta quinta-feira

“Dois pontos educação” é a nova criação da Trimagisto que estreia esta quinta-feira, no âmbito das comemorações da Festa do Teatro, com duas sessões para o público em geral, no Centro Juvenil.

Enquanto fazia o caminho para ir buscar a filha à escola, num dia de greve de professores, um pai refletia sobre a história e os objetivos do sistema de educação comparando este a um olival intensivo e recolocava-se como aluno da escola primária.

“Este espetáculo faz parte de um projeto maior, chamado de Sub18, em que nós tentamos fazer espetáculos para adolescentes ou pré-eleitores, em que almejamos estes jovens antes de votar, e ambicionamos que os nossos espetáculos sejam um bocadinho sobre levantar questões”, revela Carlos Marques, criador do “Dois pontos educação”, sobre a origem do espetáculo.

Este espetáculo teve pré-apresentações para os alunos do ensino secundário, de modo a refletir melhor sobre o tema “escola” e a função da mesma, segundo Carlos Marques, passando por questões como: “será que a escola mantém os mesmos problemas? Ou será que a escola está melhor? Qual é o papel dos professores, da família, dos auxiliares de educação”.

“A Trimagisto já está em Montemor há alguns anos, sendo uma entidade de criação e circulação”, ao passo que o Centro Juvenil “é uma ligação entre a escola e o município”, indica ainda Carlos Marques sobre o Centro Juvenil e a Trimagisto se unirem na apresentação desta peça, com estreia esta quinta-feira, no Centro Juvenil com duas apresentações para público em geral às 19 horas e às 21.30 horas.

Esta peça é da criação de Carlos Marques, com texto de Jorge Palinhos.

Reunião de Câmara de Montemor-o-Novo esta quarta-feira às 15 horas

A sexta reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 22 de março, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.