Espetáculo “Dois pontos educação” estreia no Centro Juvenil esta quinta-feira

“Dois pontos educação” é a nova criação da Trimagisto que estreia esta quinta-feira, no âmbito das comemorações da Festa do Teatro, com duas sessões para o público em geral, no Centro Juvenil.

Enquanto fazia o caminho para ir buscar a filha à escola, num dia de greve de professores, um pai refletia sobre a história e os objetivos do sistema de educação comparando este a um olival intensivo e recolocava-se como aluno da escola primária.

“Este espetáculo faz parte de um projeto maior, chamado de Sub18, em que nós tentamos fazer espetáculos para adolescentes ou pré-eleitores, em que almejamos estes jovens antes de votar, e ambicionamos que os nossos espetáculos sejam um bocadinho sobre levantar questões”, revela Carlos Marques, criador do “Dois pontos educação”, sobre a origem do espetáculo.

Este espetáculo teve pré-apresentações para os alunos do ensino secundário, de modo a refletir melhor sobre o tema “escola” e a função da mesma, segundo Carlos Marques, passando por questões como: “será que a escola mantém os mesmos problemas? Ou será que a escola está melhor? Qual é o papel dos professores, da família, dos auxiliares de educação”.

“A Trimagisto já está em Montemor há alguns anos, sendo uma entidade de criação e circulação”, ao passo que o Centro Juvenil “é uma ligação entre a escola e o município”, indica ainda Carlos Marques sobre o Centro Juvenil e a Trimagisto se unirem na apresentação desta peça, com estreia esta quinta-feira, no Centro Juvenil com duas apresentações para público em geral às 19 horas e às 21.30 horas.

Esta peça é da criação de Carlos Marques, com texto de Jorge Palinhos.