Em Dia Mundial da Água, ONU chama a atenção para crise global do saneamento

Esta quarta-feira, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data criada em 1992, no Rio de Janeiro, pela ONU, e que, desde então, serve para se debater os diversos temas relacionadas com este bem precioso e se tomar atitudes que façam a diferença no seu uso racional.

Para este ano, explica o presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, José Janela, e com o objetivo de se discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, a ONU definiu o tema “Acelerando Mudança – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Recordando a fábula do beija-flor (que pode ler abaixo), explica o ambientalista, a ONU sugere à população que seja como este pequeno animal na gestão da crise da água.

A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente e que corresponde a um desafio atual ou futuro, relacionado com a água, para, neste dia, ser discutido.

A Fábula do Beija-Flor:

“Era uma vez uma floresta, onde se iniciou um incêndio. Todos os animais fugiram para salvar as suas vidas e ficaram à beira do fogo, a olhar para as chamas com terror e tristeza.

Por cima das suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram-lhe o que estava a fazer:

– Vou voar até o lago para apanhar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram-se dele e disseram:

– Tu és louco! Não vais conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou a fazer aquilo que posso.

O Beija-flor está a ajudar a solucionar o problema, gota a gota. Ele está a ser a mudança que deseja ver no mundo.

Todos podemos ser um Beija-flor. Cada atitude, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água”.