U. Montemor bate 3-0 Canaviais e segue na Taça Distrito de Évora

Neste domingo, 19 de março, Dia do Pai, no distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realizaram-se os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”. Grupo União Sport (GUS) recebeu e bateu por 3-0 o Canaviais e o Atlético de Reguengos venceu o Estrela de Vendas Novas por 2-1, naqueles que foram os jogos de cartaz dos oitavos de final da Taça Dinis Vital. Para além disso, houve o derby entre Estrela Escouralense e Cabrela, que foi para grandes penalidades, já que terminou 1-1 após prolongamento. O Escouralense foi mais feliz nas grandes penalidades, batendo por 4-3 o Cabrela.
Para além dos jogos da Taça, o Fazendas do Cortiço foi até São Pedro da Gafanhoeira vencer por 5-0 ao São Pedrense, em partida em atraso da 15.ª jornada do Grupo B da Liga AFE.

O jogo que a RNA acompanhou com relato, e que colocava frente a frente o 1.º e 2.º classificados da Elite, iniciou embrulhado, sem nenhuma equipa a ser superior. Aos 17 minutos, de bola parada, o União inaugura o marcador, com Zé Quito, de livre direto, a encher-se de fé e a surpreender, batendo uma bomba para o lado do guardião adversário, que só parou num fundo das redes à guarda de Stéphane. O União apresentava dificuldades em termos de jogo ofensivo, não conseguido ligar o jogo, com a partida a decorrer com muito poucas oportunidades de ambos os conjuntos. Ao intervalo valia o golo de Zé Quito, comprovando que, quando não pode ser de bola corrida, é à lei da bomba, num jogo monótono, muito amarrado e tático, decorrendo sobretudo a meio campo.
A 2.ª parte iniciou com duas alterações na formação dos Canaviais, com Fábio Carapinha e Dário Bianchi a serem rendidos por Tony e Miguel Serrano. Aos 56 minutos, o GUS amplia a vantagem, também de bola parada, na sequência de um pontapé de canto marcado por Rodrigo Vicente, com a bola a chegar a João Nobre, que cruzou para Leonardo Pereira de primeira rematar para o 2.º da tarde. Aos 60 minutos, numa excelente jogada de contra ataque, Thalison mete de régua e esquadro para Catalão que, à saída de Stéphane, coloca a bola com classe por cima do guarda-redes do Canaviais, colocando o marcador em 3-0. Aos 71 minutos, João Guerra efetuou a 1.ª substituição no GUS, com Luís Madeira a render Leonardo, que saiu por questões físicas. Momentos depois, um lance entre Luís Madeira e Brandão, acabou com agressões e uma situação feia, com o árbitro a resolver amarelando os dois jogadores. Logo de seguida é assinalada grande penalidade a favor do Canaviais, com Willian Paes a ser expulso, considerando o árbitro que houve agressão do guarda-redes alvinegro sobre Pedro Amendoeira. Nuno Brás, que ainda não está a 100%, entrou para o lugar de Bruno Machado. Também Bugio foi para jogo, substituindo Rodrigo Vicente. Aos 83 minutos, na conversão da grande penalidade, Luís Henrique não consegue ser eficaz, com Nuno Brás a fazer uma grande estirada, defendendo o penalty. Aos 90 minutos, no Canaviais, Azinhais entrou para o lugar de Camolas, numa altura em que se soube que ainda iam ser jogados mais 6 minutos. Aos 93 minutos, o União faz tripla alteração, com Wesley, João Semedo e Guilherme Francisco, ainda a irem a jogo, rendendo António Vicente, Gonçalo Catalão e Marco Oliveira. O desafio iria chegar ao fim com a vitória por 3-0 do GUS, que mostrou mais uma vez ser superior perante os Canaviais, um triunfo importante que permite aos alvinegros seguirem em frente na Taça.

Resultados:

Oitavos Final Taça Distrito de Évora
Redondense 4-0 CHE Morense
Portel 4-2 Arcoense
Grupo União Sport 3-0 Canaviais
Calipolense 1-1 Aguiar (5-3 GP)
Atlético de Reguengos 2-1 Estrela de Vendas Novas
Escouralense 1-1 Cabrela (4-3 após GP)
Monte Trigo 2-2 Alcaçovense (2-3 após GP)
Sp. Viana 1-2 Lusitano de Évora B

Quartos de Final da Taça Distrito de Évora > 8 de abril
Redondense x Grupo União Sport
Portel x Lusitano de Évora B
Calipolense x Escouralense
Alcaçovense x Atlético de Reguengos

Partidas da Liga AFE:
Grupo B 15.ª jornada: São Pedrense 0-5 Fazendas do Cortiço
Grupo A 16.ª jornada: Estremoz 5-0 Vera Cruz.