U. Montemor bate 3-0 Canaviais e segue na Taça Distrito de Évora

Neste domingo, 19 de março, Dia do Pai, no distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora, realizaram-se os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”. Grupo União Sport (GUS) recebeu e bateu por 3-0 o Canaviais e o Atlético de Reguengos venceu o Estrela de Vendas Novas por 2-1, naqueles que foram os jogos de cartaz dos oitavos de final da Taça Dinis Vital. Para além disso, houve o derby entre Estrela Escouralense e Cabrela, que foi para grandes penalidades, já que terminou 1-1 após prolongamento. O Escouralense foi mais feliz nas grandes penalidades, batendo por 4-3 o Cabrela.
Para além dos jogos da Taça, o Fazendas do Cortiço foi até São Pedro da Gafanhoeira vencer por 5-0 ao São Pedrense, em partida em atraso da 15.ª jornada do Grupo B da Liga AFE.

O jogo que a RNA acompanhou com relato, e que colocava frente a frente o 1.º e 2.º classificados da Elite, iniciou embrulhado, sem nenhuma equipa a ser superior. Aos 17 minutos, de bola parada, o União inaugura o marcador, com Zé Quito, de livre direto, a encher-se de fé e a surpreender, batendo uma bomba para o lado do guardião adversário, que só parou num fundo das redes à guarda de Stéphane. O União apresentava dificuldades em termos de jogo ofensivo, não conseguido ligar o jogo, com a partida a decorrer com muito poucas oportunidades de ambos os conjuntos. Ao intervalo valia o golo de Zé Quito, comprovando que, quando não pode ser de bola corrida, é à lei da bomba, num jogo monótono, muito amarrado e tático, decorrendo sobretudo a meio campo.
A 2.ª parte iniciou com duas alterações na formação dos Canaviais, com Fábio Carapinha e Dário Bianchi a serem rendidos por Tony e Miguel Serrano. Aos 56 minutos, o GUS amplia a vantagem, também de bola parada, na sequência de um pontapé de canto marcado por Rodrigo Vicente, com a bola a chegar a João Nobre, que cruzou para Leonardo Pereira de primeira rematar para o 2.º da tarde. Aos 60 minutos, numa excelente jogada de contra ataque, Thalison mete de régua e esquadro para Catalão que, à saída de Stéphane, coloca a bola com classe por cima do guarda-redes do Canaviais, colocando o marcador em 3-0. Aos 71 minutos, João Guerra efetuou a 1.ª substituição no GUS, com Luís Madeira a render Leonardo, que saiu por questões físicas. Momentos depois, um lance entre Luís Madeira e Brandão, acabou com agressões e uma situação feia, com o árbitro a resolver amarelando os dois jogadores. Logo de seguida é assinalada grande penalidade a favor do Canaviais, com Willian Paes a ser expulso, considerando o árbitro que houve agressão do guarda-redes alvinegro sobre Pedro Amendoeira. Nuno Brás, que ainda não está a 100%, entrou para o lugar de Bruno Machado. Também Bugio foi para jogo, substituindo Rodrigo Vicente. Aos 83 minutos, na conversão da grande penalidade, Luís Henrique não consegue ser eficaz, com Nuno Brás a fazer uma grande estirada, defendendo o penalty. Aos 90 minutos, no Canaviais, Azinhais entrou para o lugar de Camolas, numa altura em que se soube que ainda iam ser jogados mais 6 minutos. Aos 93 minutos, o União faz tripla alteração, com Wesley, João Semedo e Guilherme Francisco, ainda a irem a jogo, rendendo António Vicente, Gonçalo Catalão e Marco Oliveira. O desafio iria chegar ao fim com a vitória por 3-0 do GUS, que mostrou mais uma vez ser superior perante os Canaviais, um triunfo importante que permite aos alvinegros seguirem em frente na Taça.

Resultados:

Oitavos Final Taça Distrito de Évora
Redondense 4-0 CHE Morense
Portel 4-2 Arcoense
Grupo União Sport 3-0 Canaviais
Calipolense 1-1 Aguiar (5-3 GP)
Atlético de Reguengos 2-1 Estrela de Vendas Novas
Escouralense 1-1 Cabrela (4-3 após GP)
Monte Trigo 2-2 Alcaçovense (2-3 após GP)
Sp. Viana 1-2 Lusitano de Évora B

Quartos de Final da Taça Distrito de Évora > 8 de abril
Redondense x Grupo União Sport
Portel x Lusitano de Évora B
Calipolense x Escouralense
Alcaçovense x Atlético de Reguengos

Partidas da Liga AFE:
Grupo B 15.ª jornada: São Pedrense 0-5 Fazendas do Cortiço
Grupo A 16.ª jornada: Estremoz 5-0 Vera Cruz.

Cromeleque dos Almendres: Iniciados trabalhos de salvaguarda e valorização

Localizado no Concelho de Évora, junto à aldeia de Nossa Senhora de Guadalupe, o Cromeleque dos Almendres, vai agora beneficiar das medidas de salvaguarda e valorização, através de trabalhos de reposição de solo e coberto vegetal em todo o espaço de implantação do monumento.

Este sítio arqueológico, embora beneficie de um valor patrimonial grande, assim como, de uma dimensão tanto física avantajada, não deixa, no entanto, de ser um elemento frágil, e por isso vulnerável à ação do tempo e do homem, que começa a apresentar inevitavelmente desgaste. Sendo necessária a realização de ações que impeçam este desgaste e contribuam para a sua preservação e salvaguarda.

Neste contexto, foi decidido levar à prática um conjunto de trabalhos preparatórios, que irão otimizar as condições para a implementação do Projeto Global de Salvaguarda e Valorização do Cromeleque dos Almendres, trabalho elaborado em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e Direção Geral do Património Cultural.

Deste modo, a Câmara Municipal de Évora iniciou o trabalho de salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres, através da reposição de terra de base e posterior sementeira de prado, salvaguardando assim a solidez da implantação dos elementos líticos.

Durante o tempo em que decorrer a ação de espalhamento de terra, sementeira e consolidação do prado, será necessário interditar a circulação no interior do recinto do Cromeleque, prevendo-se a duração aproximada de seis meses.

Morreu Armando Varela, antigo presidente da Câmara de Sousel

Armando Varela, antigo presidente da Câmara de Sousel e vereador da Câmara de Portalegre, perdeu a vida, este domingo, 19 de março, aos 57 anos, na sequência de despiste de mota.

O acidente ocorreu na estrada Nacional 370, no troço entre Santo António de Alcórrego e Pavia, no concelho de Avis, tendo a alerta para a ocorrência sido dado pelas 11h56.

Para o local do acidente foram mobilizados os Bombeiros de Avis, a GNR, o Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAV), a VMER de Portalegre e a SIV de Ponte de Sor, num total de 13 operacionais e seis viaturas.

Para além de presidente da Câmara de Sousel e vereador da Câmara de Portalegre, Armando Varela foi presidente da CIMAA. Foi também presidente da Distrital do PSD e era, atualmente, vice-presidente do NERPOR.

Workshop “Voz, Poesia e Musicalidade” na Biblioteca Almeida Faria este fim de semana

O Workshop “Voz, Poesia e Musicalidade”, com a professora Maria João Serrão, vai decorrer este fim de semana, das 16 horas às 19 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria e, depois, nos dias 25 e 26 de março, no Cineteatro Curvo Semedo. Esta iniciativa é promovida pelo Theatron – Associação Cultural.

Também a formação artística ganha lugar na Festa do Teatro, com uma iniciativa inserida no Festival Contra-Regra. Neste Workshop serão explorados exercícios de controlo da energia física, mental e emocional preparatórios para uma tomada de consciência da função do corpo em toda a atividade vocal; práticas intensivas dos vários processos de respiração torácica, diafragmática e abdominal; dicção de fonemas, sílabas e palavras e execução de vocalizos de dificuldade progressiva, que ajudam a definir a tessitura de cada voz.

Após os exercícios técnicos, o grupo trabalhará sobre as poesias “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos e “O Mestre” de Ana Hatherly.

Este Workshop é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 16 anos.

Espetáculo “A Viagem” em São Geraldo

O espetáculo “A Viagem” ainda não terminou. A Mãozorra – Teatro de Marionetas continua o seu percurso pelas freguesias e localidades no próximo fim de semana. Este domingo em São Geraldo, às 16 horas, junto ao Centro Cultural.

“A Viagem” inspira-se nos encontros e desencontros que a vida nos impõe em determinados momentos, e que nos levam a viajar pelo percurso do imaginário consciente e inconsciente. Num desses momentos da vida de Raúl, embriagado por uma forte sonolência, a sua mão transporta-nos ao seu próprio nascimento e descoberta do mundo ao seu redor. Nessa descoberta, um outro ser semelhante a si, torna a sua existência mais “rosada”. Contudo, o inconsciente é vulnerável e demasiado sensível para prosseguirmos no romancismo de alguns dos nossos desejos mais íntimos, e Raúl é trazido novamente para a sua realidade quotidiana, tal como a sua própria mão.

O espetáculo tem a duração de 35 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 6 anos.

GUS recebe o Canaviais em jogo para a Taça Dinis Vital

Os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” realizam-se este domingo. O Grupo União Sport recebe o Canaviais e o Atlético de Reguengos joga em casa com o Estrela de Vendas.

O Grupo União Sport recebe o Canaviais na Taça Dinis Vital, num jogo a eliminar, que coloca frente a frente 1.º e 2.º classificado na Liga Elite. João Guerra, treinador do GUS, salienta que “o União tem o fator casa a seu favor”, mas para tal “é preciso a presença dos adeptos”. O técnico unionista espera “um jogo de dificuldade máxima”.

Para além dos jogos da Taça, o Fazendas do Cortiço viaja hoje, até ao terreno do São Pedrense, neste caso ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, a casa emprestada do São Pedrense, em partida em atraso da 15.ª jornada da liga da associação. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, fala numa “deslocação difícil” diante de uma formação que “não atravessa um bom momento, mas nesta divisão não há jogos fáceis”.

Para além do São Pedrense – Cortiço, do Grupo B da Liga AFE, no Grupo A da mesma divisão, realiza-se este domingo o Estremoz – Vera Cruz.

Acompanhe hoje, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos dos Oitavos de Final da Taça “Dinis Vital”, com destaque para o jogo entre o GUS e o Canaviais no estádio 1º de maio.

Universidade de Évora emite nota de pesar pela morte do Comendador Nabeiro

A Universidade de Évora fez-nos chegar um comunicado com a nota de pesar pelo falecimento do Comendador Nabeiero:
“Foi com profunda consternação que tivemos conhecimento do falecimento do comendador Rui Nabeiro.
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, o comendador Rui Nabeiro foi também um impulsionador da investigação na área da Biodiversidade através da criação da cátedra Rui Nabeiro na Universidade de Évora.

Reconhecido pela hombridade, amabilidade no trato e espírito empreendedor, levou o nome do Alentejo ao Mundo e o seu legado perdurará entre todos nós como exemplo de vida.
Endereçamos sentidas condolências a todos os familiares e amigos.
Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora

Faleceu o Comendador Rui Nabeiro

O Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro faleceu este domingo, 19 de março. A informação foi confirmada através de comunicado:

“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos.

O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais.

Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.

O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.

A data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.”

A Rádio Nova Antena envia as mais sentidas condolências à família nesta hora de grande dor para todos.

Celebra-se hoje o Dia do Pai em Portugal

Hoje, dia 19 de março é celebrado o Dia do Pai, não só em Portugal, mas também em muitos outros países.

Neste dia é também celebrado o dia de São José, santo popular da igreja católica.

Para assinalar esta data, foram feitas reportagens na rua para perceber a importância que o dia do pai tem, bem como, para descobrir que tipo de surpresas são feitas, por parte dos nossos ouvintes.

Para Paulo Prates e Ana Almeida, dois dos nossos entrevistados, “tanto o dia do pai, como o dia da mãe, são uma forma de marketing”.

Paula Mota refere que apesar de o seu pai já ter falecido, este dia continua a ser importante e merece ser celebrado como um “sinal de carinho e admiração”.

As opiniões dos nossos ouvintes são unânimes no que diz respeito à celebração do Dia do Pai. É uma data importante, que merece ser assinalada, mas os pais devem ser valorizados todos os dias.

35º aniversário da freguesia das Silveiras comemora-se este domingo

A 28 de janeiro de 2013, saiu no Diário da Republica, a lei da reorganização administrativa do território das freguesias, isto é, considera-se criada por alteração dos limites territoriais a freguesia cuja circunscrição territorial constitua o resultado de alterações das circunscrições territoriais de outras freguesias, independentemente da agregação destas.

A União das freguesias da Nossa senhora da Vila, da Nossa senhora do bispo e das Silveiras, no concelho de Montemor, obedeceu a esta lei e desde então tem sido uma luta diária para a sua desagregação.

Hoje comemora-se o aniversário da freguesia das Silveiras, criada em 1988, assim como, as freguesias de Foros de Vale de Figueira e Cortiçadas de Lavre, sendo esta uma data importante “como reconhecimento das necessidades das populações e acima de tudo do reconhecimento do território do concelho de Montemor”, como exprimi António Danado, presidente da União de Freguesias da Nossa senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

A reposição das freguesias da Nossa senhora da Vila, da Nossa Senhora do Bispo e das Silveiras, iria trazer mais benefícios para o concelho de Montemor “no enquadramento das dez freguesias do concelho, conseguirá dar (a desagregação) uma melhor resposta, uma melhor capacidade de intervenção na sociedade, mas acima de tudo um serviço mais próximo das populações”, como revela ainda António Danado.

António Danado considera que ainda é “prematuro festejar”, sendo que a luta pela freguesia da Silveiras “ainda não está ganha”, ainda “está nas mãos da Assembleia da República”.

35º Aniversario das Silveiras, comemora-se hoje, com uma persistente luta pelo reconhecimento da freguesia como única e independente.

Caminhada do Dia do Pai em Vila Viçosa este domingo

A caminhada do Dia do Pai vai decorrer este domingo, dia 19 de março, em Vila Viçosa, com partida da Praça da República.

Inácio Esperança, presidente da Câmara, revela que esta caminhada “tem sempre algumas centenas de participantes” e pretende “promover hábitos de vida saudáveis, celebrar o Dia do Pai e o encontro entre as famílias”.

A caminhada tem um percurso de quatro quilómetros e a concentração dos participantes está marcada para as 10 horas.