35º aniversário da freguesia das Silveiras comemora-se este domingo

A 28 de janeiro de 2013, saiu no Diário da Republica, a lei da reorganização administrativa do território das freguesias, isto é, considera-se criada por alteração dos limites territoriais a freguesia cuja circunscrição territorial constitua o resultado de alterações das circunscrições territoriais de outras freguesias, independentemente da agregação destas.

A União das freguesias da Nossa senhora da Vila, da Nossa senhora do bispo e das Silveiras, no concelho de Montemor, obedeceu a esta lei e desde então tem sido uma luta diária para a sua desagregação.

Hoje comemora-se o aniversário da freguesia das Silveiras, criada em 1988, assim como, as freguesias de Foros de Vale de Figueira e Cortiçadas de Lavre, sendo esta uma data importante “como reconhecimento das necessidades das populações e acima de tudo do reconhecimento do território do concelho de Montemor”, como exprimi António Danado, presidente da União de Freguesias da Nossa senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

A reposição das freguesias da Nossa senhora da Vila, da Nossa Senhora do Bispo e das Silveiras, iria trazer mais benefícios para o concelho de Montemor “no enquadramento das dez freguesias do concelho, conseguirá dar (a desagregação) uma melhor resposta, uma melhor capacidade de intervenção na sociedade, mas acima de tudo um serviço mais próximo das populações”, como revela ainda António Danado.

António Danado considera que ainda é “prematuro festejar”, sendo que a luta pela freguesia da Silveiras “ainda não está ganha”, ainda “está nas mãos da Assembleia da República”.

35º Aniversario das Silveiras, comemora-se hoje, com uma persistente luta pelo reconhecimento da freguesia como única e independente.