Festival Nacional de Folclore regressou ao Curvo Semedo no passado sábado

O Festival Nacional de Folclore teve de regresso ao Cineteatro Curvo Semedo, no passado sábado, 11 de março. Este evento foi organizado pelo Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, que representou o Alto Alentejo, perante uma sala praticamente lotada.

No início desta noite, e depois da apresentação dos porta estandartes dos cinco grupos que iriam atuar e animar o serão, intervieram o vereador da Cultura e Arte do Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, bem como o presidente da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, e Adelaide Rabaça, viúva do fundador dos Fazendeiros, Feliciano Rabaça do Carmo. Todos os intervenientes salientaram a importância das iniciativas que mantém viva a tradição do folclore em Montemor-o-Novo, bem como a relevância do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, que celebra 65 anos em 2023.

Para além do grupo organizador, quatro outros grupos subiram ao palco do Curvo Semedo, mostrando as suas modas, tão caraterísticas das regiões que vieram ao Alentejo representar. Por ordem de atuação, pelo palco do Curvo Semedo passaram o Grupo Típico de Cadima (Cantanhede, Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego), o Rancho Folclórico da Luz de Tavira (Tavira, Algarve), o Rancho Folclórico de Geraldes (Peniche, Alta Estremadura) e o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche, Ribatejo). Coube ao grupo organizador e “da casa” encerrar o espetáculo com o “O Chico ó Chico”.