“Ambiente em FM”: CIMBAL em projeto de adaptação às alterações climáticas

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) integra o projeto europeu RESIST – “Regiões para Resiliência às Alterações Climáticas por meio da Inovação, Ciência e Tecnologia”, para demonstração de soluções inovadoras de adaptação às alterações climáticas e que envolve 56 parceiros de 15 países.

No edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que o RESIST “é um projeto de cinco anos, que surgiu da necessidade de tornar as regiões mais resilientes às alterações climáticas”. O projeto, adianta, “adotará uma nova estrutura prática na qual os caminhos de adaptação ao clima serão testados em regiões da UE com diferentes perfis socioeconómicos: Sudoeste da Finlândia, Dinamarca Central, Catalunha e Portugal Central e Baixo Alentejo”.

No projeto cada região “testará soluções de adaptação para cinco principais desafios climáticos: inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e erosão do solo, e reunirá a sociedade civil, empresas, formuladores de políticas e a comunidade de investigadores para trabalhar em prol de sua resiliência futura”.

A edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.