Arcebispo de Évora partilhou mensagem para a Quaresma deste ano

O Arcebispo de Évora partilhou a mensagem para a Quaresma deste ano, que é dedicada a todos aqueles que estão na guerra na Ucrânia e aqueles que foram afetados pelo sismo na Turquia e na Síria.

“A mensagem é sempre um texto que os bispos publicam no início da Quaresma, onde recordam a espiritualidade deste tempo da quaresma como um tempo de reconciliação, de interioridade, reflexão e sentido crítico. E na mensagem também faz referência a acontecimentos a nível mundial, que marcam a humanidade e a própria diocese, que particularmente fazem referência ao tema deste ano pastoral, que é a virtude da esperança e caminhar juntos na esperança” explica o padre José Morais, pároco de Montemor, sobre o texto publicado envolvido na mensagem da Quaresma deste ano.

Relativamente à referência à guerra na Ucrânia “é porque ninguém pode estar alheio à guerra na europa. E naturalmente anseiam e rezam pela paz”, afirma o padre José Morais. No entanto, existe sobretudo um tema na mensagem que está envolvido na renúncia quaresmal “que consiste em prescindir de algumas despesas e gastos e destinar esse produto, aquilo que poupamos e abdicamos, às pessoas e comunidades onde haja mais necessidades, e este ano o arcebispo decidiu que seria para as vítimas do sismo na Turquia e Síria que este esforço de solidariedade coletiva seria entregue”.

O padre José Morais deseja a todos “uma santa quaresma”.