Parque Infantil de Vendas encerrado por questões de segurança

Após avaliação técnica, “foi decidido encerrar o Parque Infantil de Vendas (Silveiras), por não estarem reunidas as condições desejáveis para o seu uso, de acordo com o Decreto-Lei 203/2015 de 17 de setembro, na atual redação”, revela o Município de Montemor-o-Novo.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo “lamenta o encerramento do parque, agradece a compreensão, pedindo a todos que respeitem a não utilização do mesmo, informando que serão diligenciados todos os esforços para a sua reabertura com a maior brevidade possível”.

Homem detido em Montemor-o-Novo por crime de violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Évora, deteve um homem de 46 anos, por violência doméstica, em Montemor-o-Novo, no passado dia 13 de fevereiro.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, “foi possível apurar que o homem agrediu fisicamente e psicologicamente a vítima, a sua cônjuge de 46 anos. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na localização e detenção do agressor”, revela a GNR em comunicado.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Évora no dia 15 de fevereiro, “onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição da aquisição de armas e sua obrigatoriedade de entrega no prazo de 24 horas, caso as possua; proibição de contactos com a vítima e testemunhas no processo, por qualquer forma ou meio; proibição de frequência dos locais que a vítima frequente; proibição de se aproximar da vítima por distância inferior a 80 metros, controlado por meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica)”.

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Oito arguidos por furto de cortiça em Arraiolos e Mora

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Destacamento Territorial de Estremoz, constituiu arguidos sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 26 e os 49 anos, por furto de cortiça, nos concelhos de Mora e Arraiolos, entre ontem e hoje, dias 16 e 17 de fevereiro.

Numa primeira situação, ontem, no concelho de Mora, “os militares da Guarda abordaram duas viaturas que faziam o transporte de uma elevada quantidade de cortiça que não conseguiram justificar a sua proveniência, motivo pelo qual foi apreendida. No decorrer da ação policial, foram constituídos arguidos três homens e uma mulher, e apreendidos 1 510 quilos de cortiça, duas viaturas e um machado”, revela a GNR em comunicado.

Numa segunda situação, hoje, os militares “detetaram três viaturas que faziam o transporte de grandes quantidades de cortiça, motivo pelo qual foram abordadas. No decurso da ação policial, os suspeitos não souberam justificar a proveniência da cortiça, motivo pelo qual os três homens foram constituídos arguidos e apreendidos 2 665 quilos de cortiça. Foram, ainda, apreendidas três viaturas e um machado”.

No total da ação foi apreendido um total de 4 175 quilos de cortiça, cinco viaturas e dois machados.

Os sete suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

Esta ação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Arraiolos e Mora e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz.

Garraiada de Carnaval este sábado à tarde em Estremoz

Estremoz volta voltar a brincar ao Carnaval na centenária Praça de Touros da cidade.

Este sábado, dia 18 de fevereiro, a partir das 15h30, numa organização da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, realiza-se uma Grandiosa Garraiada de Carnaval, com cinco bravas vacas da Ganadaria Francisco Carrão, “marcando presença a filha da famosa Vaca Amarela, a quem será dada autorização para passear pela trincheira sempre que lhe apetecer”, revela a organização.

Esta Garraiada de Carnaval será abrilhantada pela famosa banda “O Cavalinho”, pertencente à Sociedade Filarmónica Luzitana.

Segundo o anunciado num divertido cartaz do evento, os Forcados serão “todos aqueles que se atreverem a dar uns beijinhos às vacas”, ficando no entanto o aviso que “o Chico pode trazer o pai” das vacas.

Apesar de não se responsabilizar por qualquer acidente que possa ocorrer durante o evento, a organização garantirá a presença de uma ambulância para os que “abusem dos beijinhos”.

A Garraiada de Carnaval terá entrada livre para crianças até 12 anos, e para os maiores de 60 desde que se façam “acompanhar pelo avô”.

Eleitos da CDU em Reunião de Câmara Municipal de Montemor

As intervenções dos eleitos da CDU na Reunião de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tiveram lugar no passado dia 8 Fevereiro 2023.

No período antes da Ordem do Dia, os eleitos da CDU colocaram os seguintes assuntos:

“Os eleitos da CDU foram questionados por vários encarregados de educação sobre a informação – apenas confirmada no dia 6 de fevereiro pelo Agrupamento de Escolas – de um resultado positivo, no dia 27 de janeiro, para a presença da bactéria Legionella nos balneários do Pavilhão Municipal.

O Agrupamento de Escolas, enviou uma circular onde responsabiliza o Município pela situação e estranhamos a falta de comunicação perante uma situação de saúde pública. Com tanto investimento realizado no serviço de comunicação, não se compreende como apenas se divulgam espetáculos e visitas dos eleitos com pelouros a exposições e não se colocam os recursos disponíveis para esclarecer a população.

Na sequência desta questão, o Presidente da Câmara Municipal assumiu que a situação foi desvalorizada, conscientemente, e que numa próxima oportunidade irá ser tida em conta a comunicação para a população.

Os eleitos da CDU felicitaram a USF Alcaides que conseguiu, após 4 anos de intenso trabalho, empenho e dedicação dos seus profissionais, elevar a unidade ao nível organizacional modelo B.

As unidades de modelo B são consideradas unidades de prestação de cuidados de saúde de proximidade e com maior amadurecimento organizacional, onde o trabalho em equipa da saúde familiar é uma prática efetiva, reforçando-se, assim, a eficácia, a eficiência e a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde primários,

Importa referir que, a USF Alcaides foi a primeira unidade no distrito de Évora, fora da cidade de Évora, a conseguir esta diferenciação nos cuidados de saúde primários.

Felicitar a A.XAT – Montemor-o-Novo que terminou em 3º o Campeonato Nacional de Semi-rápidas. No Campeonato Nacional de Semi-rápidas por Equipas, mais participativo de sempre, 112 equipas, a AXAT não conseguiu revalidar o título conquistado o ano passado, mas conseguiu manter-se no pódio.

Na Ordem de Trabalhos, destacamos a abertura dos procedimentos concursais para sete cargos de chefia, após 8 meses da nova organização de serviços – da responsabilidade da coligação PS/CDS/PSD – entrar em vigor com uma multiplicidade de cargos dirigentes.

Os eleitos da CDU abstiveram-se neste ponto por entenderem ser uma opção política a aplicação desta organização aos serviços municipais e consequente impacto financeiro.

Foi também apresentada a proposta de protocolo entre o Município e uma associação sedeada em Cabrela, fundada em 11 de janeiro de 2023 – menos de um mês antes desta Reunião de Câmara – de seu nome Lar Doce Ler, para o apoio do Município em 12.000€ a que se soma apoio logístico não quantificado para o ano de 2023.

Estranhamos o tratamento de um apoio de forma tão urgente a uma associação sem qualquer histórico de atividade. O Vereador Henrique Lopes apresentou a atividade de uma empresa nos últimos três anos como atividade de base para esta associação, tendo Olímpio Galvão subscrito esse argumento…

Os eleitos da CDU votaram contra esta proposta – com abstenção do eleito do CDS/PSD – por considerarem que este não é o caminho para o Movimento Associativo Popular, mas sim, uma lógica empresarial para receber dinheiros públicos.

A proposta foi aprovada apenas com o voto de qualidade do Presidente da Câmara Municipal.

Na abertura de procedimentos concursais, os eleitos da CDU questionaram o porquê de em cada Reunião de Câmara serem apresentadas propostas para novos lugares. Recordamos que o PS nos últimos oito anos apresentou a ideia do Município de Montemor-o-Novo ser o principal empregador do Concelho e que tal servia para colocar medo na população.

Este argumento ficou esquecido, pois em 15 meses, já foram dezenas as prestações de serviços realizadas e dezenas de lugares abertos para a colocação de técnicos.

Sobre a abertura de 8 lugares de Assistentes Operacionais para a área da Educação, após a colocação de duas questões sobre a necessidade de abrir concurso para alguns e outros serem requeridos da bolsa de recrutamento, o Presidente da Câmara Municipal baixou aos serviços uma das propostas. Na apresentação desta necessidade, ficou claro o envio de problemas por parte do Ministério da Educação para cima dos Municípios, neste caso, do ponto vista financeiro, será o Município de Montemor-o-Novo a suportar a substituição dos trabalhadores de baixa prolongada, sem que exista ressarcimento do valor. Valor esse, que não sendo da competência do Município, ficará a faltar em algo que não será concretizado.

Foi apresentada a proposta de Revisão Orçamental do projeto para a construção da Área de Serviços de Autocaravanas. Recordamos que com financiamento garantido e projeto realizado, a coligação PS/CDS/PSD “rasgou” esse projeto, contratou um gabinete externo para elaborar um novo projeto, numa localização que compromete a utilização deste equipamento – junto às piscinas recreativas.

E assim, o Município perde o financiamento de cerca de 95.000€, passaram 15 meses sem nada ter sido feito, tudo pela vontade da coligação PS/CDS/PSD em destruir o trabalho feito. Os eleitos da CDU votaram contra este ponto, porque sempre defenderam a construção do projeto desenvolvido na localização entre a Piscina Coberta e o Intermarché.

Por fim, destacamos a apresentação para Ratificação do valor dos bilhetes para um dos concertos de António Zambujo no Cineteatro Curvo Semedo. Os eleitos da CDU votaram contra por não ser apresentada nenhuma estratégia para a programação deste tipo de espetáculos bem como o porquê de alguns espetáculos programados pelo Município no Cineteatro Curvo Semedo serem pagos e outros serem gratuitos.

Realçamos que o valor da bilheteira não chega a ¼ do valor total de produção deste espetáculo.

Os eleitos da CDU continuam o seu trabalho constante em prol do concelho, mantendo uma oposição construtiva, denunciando as constantes alterações de posição políticas de quem assume atualmente a gestão deste Município”.

Olímpio Galvão nas XIªs Jornadas Técnicas da VetAgromor

“Setor agropecuário é um dos pilares para o desenvolvimento económico da nossa região e do nosso concelho”

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, acolheu durante o dia desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a VetAgromor Summit, iniciativa integrada nas XIªs Jornadas Técnicas da VetAgromor.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, participou na sessão de abertura, onde deixou bem patente a importância da iniciativa, acreditando que este dia de trabalho seria de excelência.

Para Olímpio Galvão, “o produto agropecuário português é sinónimo de qualidade e a importância do setor deveria ser reconhecida por todos. Veja-se o exemplo em tempos pandémicos, onde os agricultores não pararam e por isso não faltou o alimento no prato da população portuguesa”.

Na sua intervenção, tal já havia afirmado há um ano, o presidente da Câmara Municipal disse que “a excelente localização geográfica do concelho e todas a suas potencialidades intrínsecas têm de ser melhor aproveitadas. É sob este paradigma que o setor agropecuário é um dos pilares para o desenvolvimento económico da nossa região e do nosso concelho”. O autarca recordou ainda que, em Montemor-o-Novo, “os 110 mil hectares de superfície agrícola correspondem a cerca de 90% da totalidade do território”.

Segundo Olímpio Galvão, “o desenvolvimento da agropecuária tem de andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental, com o correto e bom uso do solo e com práticas sustentáveis. É neste sentido que o Município de Montemor-o-Novo está a desenvolver uma estratégia alimentar – a SMEA, assente no princípio de um território agroecológico em que a sustentabilidade económica, ambiental e a biodiversidade, são os pilares da politica pública local para o setor agroalimentar”.

O presidente do Município sublinhou que “a importância que o atual executivo da Câmara Municipal quer dar ao setor agrícola, está demonstrada também com a manutenção e reforço do “Gabinete do Produtor”. Este gabinete, explicou Olímpio Galvão, “é uma das ações prioritárias para a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo, dá apoio técnico ao pequeno produtor e presta um serviço gratuito de apoio e aconselhamento agrícola”, acrescentando que “a existência do gabinete de apoio ao produtor promove uma maior sinergia entre todos os produtores, promove também equidade social, democracia participativa e é fator para o desenvolvimento económico local, auxiliando nos processos produtivos, nas ameaças e na gestão de recursos”.

O Vereador António Pinto Xavier também marcou presença nestas Jornadas.

 

Homem identificado por captura ilegal de espécies em São Cristóvão

Homem de 66 anos identificado por captura ilegal de espécies, esta segunda-feira, 13 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Montemor-o-Novo, na freguesia de São Cristóvão.

Na sequência de uma denúncia por captura ilegal de espécies, naquele concelho, os elementos do NPA deslocaram-se à Zona de Caça Municipal, na freguesia de São Cristóvão, onde detetaram em flagrante a captura de espécies, nomeadamente de predadores, tendo o suspeito sido identificado por crime contra a natureza. No decurso da ação policial foi apreendida uma armadilha que se encontrava devidamente armada.

Os factos foram remetidos ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Montemor-o-Novo.

Oficina e Prova de Filhoses e Pastéis de Grão no Mercado em Montemor este sábado

A Oficina e Prova de Filhoses e Pastéis de Grão vai estar este sábado, dia 18 de fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a partir das 9.30 horas.

Na gastronomia em Portugal são várias as tradições de carnaval. No Alentejo e em Montemor-o-Novo os pastéis de grão e as filhoses são “reis” à mesa nesta quadra.

Anabela Ferreira, da SMEA, explica como foi criada esta iniciativa de carnaval, “ o Sabor das Estações, no âmbito da Estratégia Alimentar, convidou o MDM (Movimento Democrático de Mulheres), para confecionarem, e para quem quiser assistir, provar os pastéis de grão e filhoses”, sendo que a ideia é trazer de volta as tradições antigas de carnaval: “que tanto nos agradam o paladar, podendo também proporcionar às pessoas que vão ao mercado, dia 18 de fevereiro, pela manhã, poder provar estes doces”.

“O objetivo desta oficina é pegar no saber destas mulheres e aplicá-lo na prática e convidar as pessoas a assistir e ficar com este conhecimento e gosto”, esclarece ainda Anabela Ferreira.

Os interessados em participar ou assistir à Oficina e Prova de Filhoses e Pastéis de Grão podem dirigir-se ao mercado municipal para aprender como confecionar estes doces antigos de carnaval.

Complexo Desportivo de Alandroal acolhe desfile de Carnaval das Escolas

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alandroal celebraram na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, o Carnaval, com um corso no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, ainda antes de um desfile pelas principais ruas da vila.

Segundo o diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal, Tomé Laranjinha, lembrando que a pandemia impediu os festejos de Carnaval nos últimos dois anos, este é dia muito feliz e animado.

“Este ano conseguimos reunir o Agrupamento e, de facto, é um momento de muita alegria”, assegura o diretor, explicando que, neste desfile, participaram cerca de 350 crianças e jovens, desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano.

“Há uns anos que o desfile é feito dentro do complexo, para as famílias conseguirem ver, porque depois nas ruas é difícil. Eles dão aqui umas voltinhas, identifica-se o grupo, as turmas, dão umas voltinhas para os pais verem. Depois saímos, vamos fazer um percurso pela vila e voltamos para a escola”, remata.

Desfile de Carnaval Infantil em Montemor traz de volta animação às ruas

O Desfile de Carnaval Infantil realizou-se esta manhã, no Largo General Humberto Delgado em Montemor-o-Novo, pelas 10 horas.

Neste desfile participaram o Colégio Jardim dos Sentidos, Lar dos Pequenos, Jardim-de-infância número 1, Jardim-de-infância número 5, Centro Escolar, Escola Básica número 1 e Escola Básica número 2, mais conhecida por Conde Ferreira.

Com vários disfarces de carnaval à mistura, o Centro Lúdico de Montemor, juntamente com a Associação de Pais Saber Crescer, trouxeram à rua a alegria carnavalesca.

As animadoras do Centro Lúdico garantem que este dia voltou a trazer de volta a diversão da qual já tinham “saudade” juntamente “com animação e convívio”. Este momento deixou as animadoras “sem palavras”. Depois do desfile de Carnaval Infantil a folia continua até às 19.30 horas no Centro Lúdico, onde vai haver um baile de carnaval e concurso de máscaras.

Sem dúvida que as crianças marcaram este começo das festividades carnavalescas em Montemor-o-Novo, como revela Melissa Simões, vice-presidente da Associação de Pais da Saber Crescer: “os miúdos normalmente gostam muito destes dias, divertem-se imenso, gostam de fantasiar. Foi bom voltar a ver as crianças na rua, mesmo para a comunidade é muito importante voltar haver atividades como esta que superou as expectativas. Começar o carnaval com as crianças foi a melhor forma de começar esta época”.

Por entre a fila de crianças que celebram o carnaval com os professores e educadores, a Rádio Nova antena, encontrou Isabel Gomes, professora da Escola Conde Ferreira, que nos contou que os mais pequenos “movimentam a cidade” porque “trazem à rua os avós e os pais que querem ver os filhos e os netos”.

O Largo General Humberto Delgado encheu-se de população que assistia, aplaudia e saboreava este momento de pura folia que “já fazia falta” sendo “um orgulho para os pais” ver a alegria das crianças. “As educadoras e professoras tiveram uma iniciativa muito louvável juntamente com a Junta de União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e a Câmara Municipal”.

Sendo elas as personagens principais, as crianças das escolas de Montemor, entre confetes e muita inquietação, não deixaram de exprimir que vão “brincar muito” e que “é carnaval é para se divertir”.

O Desfile de Carnaval Infantil que abriu portas às atividades de carnaval em Montemor- o Novo.

DECO esclarece importância do MTIC para avaliar quanto vai custar um crédito

Quem pede um crédito sabe que o montante que o banco vai emprestar vai ter de ser devolvido, no prazo contratado.

Para avaliar quanto vai custar um crédito, na totalidade, é preciso ter atenção a uma importante sigla que consta FINE ou da simulação de crédito: o  Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), que corresponde ao que irá pagar por aquele crédito e resulta da soma do montante total do empréstimo com os custos do crédito e é expresso em euros”, revela a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa.

A jurista acrescenta que no custo total do crédito para o consumidor” estão incluídos todos os custos, nomeadamente, juros; comissões; despesas; impostos; encargos ligados ao contrato de crédito, a pagar pelo consumidor e que são conhecidos do credor (com exceção dos custos notariais); o custo de avaliação do imóvel, se essa avaliação for necessária para a obtenção do crédito e a intermediação do crédito, com exceção dos custos notariais; os custos com “serviços acessórios” relativos ao contrato de crédito, como por exemplo os prémios de seguro, se necessários para a obtenção do crédito nos termos e nas condições de mercado.

Excluem-se, no entanto, os encargos devidos pelo consumidor em consequência de eventual incumprimento das obrigações assumidas no contrato de crédito.

O Montante Total Imputado ao Consumidor, quando é pedido um crédito é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

Duas detenções efetuadas pela GNR de Évora esta quinta-feira

Duas detenções em flagrante delito foram efetuadas, esta quinta-feira, 16 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destas detenções uma foi pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

Foram registados pela GNR de Évora dois atropelamentos. Dos quais resultaram danos materiais.

Foram ainda registados ontem um acidente de trabalho na localidade de Portel, do qual resultou um ferido leve, e um incêndio urbano na localidade de Canaviais, concelho de Évora, tendo ardido um termoacumulador de habitação.

No âmbito da criminalidade, foram ainda registadas 12 ocorrências, sendo seis crimes contra o património, quatro crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legião avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 96 infrações à legislação rodoviária, uma à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações RoadPol, Operação Carnaval, Resina, Escola Segura, Lake e Floresta Segura.

Ciclo de Música de Dança: “Música e Movimento” une adultos e bebés na Oficina da Criança

Foto arquivo

“Música e Movimento” é o mote para a segunda sessão do “Ciclo de dança e Música da Oficina da Criança, promovido por Rita Roberto, que tem lugar amanhã, sábado, 18 de fevereiro.

Esta sessão destina-se “a adultos e bebés, até aos três anos, numa interação das famílias, onde todos se juntam num ambiente mais acolhedor de dança e canto”, revela Maria Galego, coordenadora da Oficina da Criança.

A iniciativa decorre entre as 10 e as 11 horas e é limitada a dez famílias, pelo que as inscrições podem ser feitas de forma presencial, na Oficina da Criança, ou através de email.

Desfile de Carnaval de Cortiçadas de Lavre e Lavre este sábado

O Desfile de Carnaval de Cortiçadas de Lavre e Lavre realiza-se este sábado, às 14 horas, junto ao Quiosque em Lavre.

“Este desfile vai começar no Parque Dominante, mais conhecido por o Quiosque, em Lavre. A concentração vai ser às 14 horas e tencionamos sair para o desfile às 14.30 horas. Percorrerá as ruas principais, Rua Bernardino Machado e Rua Miguel Bombarda e a Praça da República, mais conhecida pela Praça do Cureto. Depois vamos para cortiçadas de lavre. O tema do desfile vai ser tema livre, à vontade de cada um. Nós convidamos as instituições, associações, as escolas, a população em geral para que de alguma forma dinamizássemos as nossas terras com estes hábitos e costumes que vêm sendo já tradicionais”, indica José Fernandes, presidente da Junta de União Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

Depois de Lavre, o desfile parte para Cortiçadas de Lavre, segundo o presidente da União de Freguesias: “Após o desfile em Lavre, vamos para Cortiçadas de Lavre. A concentração será no Largo José Saramago, onde se encontra a sede da União de Freguesias, às 16 horas. Seguindo depois pela Rua da Liberdade e Rua 1º de maio, e regressamos ao Centro Cultural de Cortiçadas de Lavre onde haverá animação e um pequeno lanche para os participantes. Estão também confirmados alguns amantes da Banda Filarmónica Simão da Veiga que vão animar este dia carnavalesco e também algumas associações”.

O desfile está previsto terminar às 17 horas, em Cortiçadas de Lavre.

Carnaval Infantil esta sexta-feira no Rossio em Montemor

O Carnaval Infantil está de regresso ao Rossio de Montemor-o-Novo, amanhã, às 10 horas. Depois de dois anos parado, o Desfile com as crianças do agrupamento, traz às ruas da cidade convívio, animação e folia.

Organizado pela Saber Crescer Montemor-o-Novo, em parceria com o Centro Lúdico, o desfile por muito “ansiado”, segundo Elisabete Serôdio, membro da associação Saber Crescer, está de volta com vários temas.

“Eu acho que vai correr muito bem, porque também devido ao facto de não haver há algum tempo (o desfile de carnaval infantil), as crianças estão ansiosas e nós pais estamos ansiosos por proporcionar este momento às crianças. O carnaval acaba por ser um bocadinho de todos. A nossa missão enquanto associação e Centro Lúdico é colocarmos um sorriso na cara das crianças. E acho que é mesmo isso que vamos ter, vamos ter muita animação, muitos sorrisos e muita alegria. Espero que todos participem para termos um desfile mais animado e colorido, para as crianças se sentirem acarinhadas e aplaudidas”, exprime Elisabete Serôdio sobre o desfile de carnaval infantil.

O circuito do desfile infantil, de acordo com Elisabete Serôdio, vai ser entre a Praça de Touros e a Escola Secundária, sendo um motivo para a população assistir “se divertir” e “começar a brincar ao carnaval”.

Esta iniciativa carnavalesca é organizada pela associação Saber Crescer e o Centro Lúdico. Elisabete Serôdio explica como é organizado o Carnaval Infantil juntamente com o Centro Lúdico: “a associação de pais da escola EB1 número 1 está na parte da organização, mas a cara que todas as pessoas associam ao desfile é a o Centro Lúdico. Nós (os pais do Saber Crescer) estamos mais parte da logística enquanto que na implementação e organização estão as animadoras do Centro Lúdico”.

Convívio, animação e muita folia é o prometido neste dia, seja para quem assiste como para as crianças. Vera Galhofas, animadora do Centro Lúdico, esclarece em que medida o Centro Lúdico se envolve no desfile: “interferimos muito pouco, organizamos, convidamos as escolas a participar, revelamos o nosso tema, mas se alguma turma quiser seguir o tema é da responsabilidade do professor. Há também muitas crianças a seguirem a sua própria máscara, o que é muito interessante, porque cada um tem a sua personalidade” a missão é apenas “juntar as escolas todas, para todos os alunos participarem. Ou seja, o convívio é o mais importante, a folia e a diversão, que marcam esta tradição”

Já Rita Laranjeira, também animadora do Centro Lúdico, conta que o papel do Centro, no desfile, será mais de apoio: “Nós recebemos as escolas todas junto ao pavilhão da escola C+S. Depois de todas as escolas estarem connosco, nós fazemos um alinhamento. As escolas também não vão todas juntas, ou seja, primeiro vai o pré-escolar, o primeiro ciclo, a seguir escola número 1 e assim sucessivamente. O nosso papel é organizar o desfile e ver se está tudo bem e se precisam de alguma coisa”.

Quanto ao tema, segundo Vera Galhofas, este ano, o centro lúdico escolheu os recursos hídricos, cujas máscaras vão ser arco-íris “porque são mais alegres e também têm a ver com a chuva e com a água”. Outro porquê do centro lúdico ter optado para este tema foi devido “aos períodos de seca” por isso “é importante sensibilizar as crianças para este problema da seca, para a poluição, do degelo e das calotas polares”.

O dia ainda vai longo para as crianças que vão participar no desfile, terminando as festividades neste mesmo centro, como indica Rita Laranjeira: “depois do desfile as crianças vão almoçar à escola e depois voltam para o Centro Lúdico. Onde vai haver um baile, as crianças vão dançar à sua maneira, mascarados, e no final vai haver um concurso de máscaras, no qual o prémio vai ser um presente feito por nós aqui no Centro Lúdico”. 

Foros de Vale de Figueira vai defrontar o Arcoense esta sexta-feira

Termina neste fim de semana de Carnaval, a fase de grupos da Taça Dinis Vital. A sexta e última jornada vai jogar-se entre esta sexta-feira e sábado, dias 17 e 19 de fevereiro.

O Foros de Vale de Figueira, que descansou na última jornada da Liga AFE, é a primeira equipa do concelho a entrar em campo. Esta sexta-feira, às 20 horas, no Campo Artur Jorge, em Arcos, defronta o Arcoense. Pedro Pereira, treinador do Foros, considera esta partida “um duro teste” e diz que vão tentar “sair da Taça de cabeça erguida”

Já neste sábado, o Valenças joga no Parque Desportivo de Oriola, com Oriolenses, às15 horas. Fábio Neves, treinador do Valenças, diz que a sua equipa “vai ser séria e tentar dar o melhor para trazer os três pontos”, aproveitando também “a oportunidade para dar minutos a jogadores menos utilizados”.

Acompanhe aqui na RNA, na Bancada Desportiva, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Taça Dinis Vital.

Mapa de jogos completo, da 6.ª jornada da Taça Dinis Vital:

GRUPO A
Estrela de Vendas Novas – Estremoz (19 FEV 15h00)
Cabrela – Santana do Campo (19 FEV 15h00)

GRUPO B
Portel – Borbense (18 FEV 11h00)
Grupo União Sport – S. Pedrense (19 FEV 15h00)

GRUPO C
Arcoense – Foros Vale Figueira (17 FEV 20h00)
Sporting Viana Alentejo – Cortiçadas De Lavre (19 FEV 15h00)

GRUPO D
Canaviais – Vera Cruz (19 FEV 15h00)
Aguiar – Tourega (19 FEV 15h00)

GRUPO E
Alcaçovense – Lusitano De Évora Clube “B” (17 FEV 21h30)
Oriolenses – Valenças Sport Club (18 FEV 15h00)

GRUPO F
Estrela Escouralense – Sc Bencatelense (19 FEV 15h00)
Folga: Atlético de Reguengos

GRUPO G
Fazendas Cortiço – Calipolense (19 FEV 15h00)
Folga: Monte Trigo

GRUPO H
Lusitano Arraiolense – Che Morense (19 FEV 15h00)
Folga: Redondense

GNR dá início esta sexta-feira à Operação “Carnaval 2023”

A GNR realiza entre hoje, sexta-feira, 17 de fevereiro e a próxima quarta-feira, 22 de fevereiro “uma operação intensiva de sensibilização, patrulhamento e fiscalização nos locais de festividades, estabelecimentos comerciais onde se proceda à venda de artigos pirotécnicos e nos eixos rodoviários de acesso às principais zonas onde ocorram festividades associadas ao Carnaval”.

O objetivo desta Operação é “prevenir a venda e utilização de material pirotécnico, combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os cidadãos, potenciando o sentimento de segurança, proximidade e confiança na Guarda”.

As festividades associadas ao Carnaval provocam um aumento significativo do tráfego rodoviário em consequência das deslocações de inúmeras pessoas dos locais de residência habitual para os locais festivos, sendo este um período também propício a comportamentos de risco, tais como um maior consumo de bebidas alcoólicas e/ou substâncias psicotrópicas e a condução subsequente sob o seu efeito.

Desta forma a GNR empenhará em sinergia de esforços, o dispositivo de trânsito e o dispositivo territorial, garantindo uma maior eficiência do patrulhamento.

Durante a operação a GNR irá direcionar as ações de prevenção e de patrulhamento, para tráfico de estupefacientes; posse de material pirotécnico; alterações de ordem pública e atos de vandalismo.

As ações de fiscalização rodoviária incidirão, prioritariamente, sobre condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; manobras perigosas, especialmente no que respeita à manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem; excesso de velocidade; condução sem habilitação legal; excesso de lotação; utilização indevida do telemóvel no exercício da condução; e não utilização ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção para crianças.

A GNR prevê “uma grande afluência e adesão de pessoas às festividades do Carnaval, atendendo a que nos últimos dois anos as comemorações estiveram condicionadas por força da pandemia”.