Olímpio Galvão nas XIªs Jornadas Técnicas da VetAgromor

“Setor agropecuário é um dos pilares para o desenvolvimento económico da nossa região e do nosso concelho”

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, acolheu durante o dia desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a VetAgromor Summit, iniciativa integrada nas XIªs Jornadas Técnicas da VetAgromor.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, participou na sessão de abertura, onde deixou bem patente a importância da iniciativa, acreditando que este dia de trabalho seria de excelência.

Para Olímpio Galvão, “o produto agropecuário português é sinónimo de qualidade e a importância do setor deveria ser reconhecida por todos. Veja-se o exemplo em tempos pandémicos, onde os agricultores não pararam e por isso não faltou o alimento no prato da população portuguesa”.

Na sua intervenção, tal já havia afirmado há um ano, o presidente da Câmara Municipal disse que “a excelente localização geográfica do concelho e todas a suas potencialidades intrínsecas têm de ser melhor aproveitadas. É sob este paradigma que o setor agropecuário é um dos pilares para o desenvolvimento económico da nossa região e do nosso concelho”. O autarca recordou ainda que, em Montemor-o-Novo, “os 110 mil hectares de superfície agrícola correspondem a cerca de 90% da totalidade do território”.

Segundo Olímpio Galvão, “o desenvolvimento da agropecuária tem de andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental, com o correto e bom uso do solo e com práticas sustentáveis. É neste sentido que o Município de Montemor-o-Novo está a desenvolver uma estratégia alimentar – a SMEA, assente no princípio de um território agroecológico em que a sustentabilidade económica, ambiental e a biodiversidade, são os pilares da politica pública local para o setor agroalimentar”.

O presidente do Município sublinhou que “a importância que o atual executivo da Câmara Municipal quer dar ao setor agrícola, está demonstrada também com a manutenção e reforço do “Gabinete do Produtor”. Este gabinete, explicou Olímpio Galvão, “é uma das ações prioritárias para a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo, dá apoio técnico ao pequeno produtor e presta um serviço gratuito de apoio e aconselhamento agrícola”, acrescentando que “a existência do gabinete de apoio ao produtor promove uma maior sinergia entre todos os produtores, promove também equidade social, democracia participativa e é fator para o desenvolvimento económico local, auxiliando nos processos produtivos, nas ameaças e na gestão de recursos”.

O Vereador António Pinto Xavier também marcou presença nestas Jornadas.