AFE apoia quatro clubes em 255 mil euros com o Fundo Crescer 2024 e GUS recebe 70 mil

A Associação de Futebol de Évora (AFE) vai apoiar quatro clubes filiados em cerca de 255 mil euros, através do Fundo “Crescer 2024”.

António Pereira, presidente da Associação revela que o Grupo União Sport (GUS) é um dos clubes apoiados, em 70 mil euros. Para além do GUS, recebem este apoio: “o Lusitano de Évora com 70 mil euros, o Calipolense com 69,957 euros e também o Grupo Desportivo de Monte Trigo com 45 mil euros”.

O objetivo deste fundo, da Federação Portuguesa de Futebol “é melhorar as instalações dos clubes, bem como ter mais atletas, com essas melhorias”. António Pereira acrescenta que, relativamente ao GUS, é objetivo “mudar o relvado natural para sintético e ter mais um campo de futebol 7, o clube vai ficar com a hipótese de fazer tudo no seu sstádio, ou seja, é como ter uma academia, dentro do próprio estádio, o que leva o clube a crescer, e uma das formas é começar também com futebol feminino, que está numa fase de crescimento em Portugal”.

Segundo o presidente da Associação de Futebol de Évora, o facto de os clubes apostarem no futebol feminino traz muitos benefícios, nomeadamente o facto de “não pagarem taxas de jogos, nem inscrição, nem seguro, ou seja, o clube não gasta dinheiro e tem o benefício de ter mais jogadores”.

António Pereira afirma ainda que ao abrigo deste fundo, é também dado um “apoio aos clubes pelo aumento do número de jogadores juvenis, juniores e seniores de primeiro ano, porque o que se verifica é que temos petizes e traquinas e chegamos aos iniciados sempre a crescer, mas depois os clubes começam a decrescer no número de jogadores e isso terá de ser subsidiado, para que os clubes mantenham o número de jogadores nesses escalões”.

Grupo União Sport que vai receber 70 mil euros do Fundo “Crescer 2024”, sendo um de quatro clubes apoiados, da Associação de Futebol de Évora, num valor total de 255 mil euros.

Na segunda-feira serão assinados os contratos com os respetivos clubes, na Associação, para depois serem enviados à Federação Portuguesa de Futebol, para que proceda ao envio de 40% do valor, aos clubes.