Já se realizou o sorteio do calendário da 2.ª fase da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel Santarém. O Lavre vai jogar esta 2.ª fase com Barrorense, Montinhos dos Pegos, Santanense, Figueirense e Estevense. A 1.ª jornada é já no próximo sábado, 28 de janeiro, às 15h00, com o Lavre a deslocar-se a Montinhos dos Pegos.
Segundo o capitão do Lavre, Joao Godinho, este é um sorteio difícil, mas o Lavre tem todas as possibilidades de passar aos quartos de final. Figueiras será em teoria o adversário mais difícil, existindo algum desconhecimento em relação ao Barrosense e Estevense, sendo Santanense e Montinhos emblemas relativamente acessíveis ao Lavre.
Nesta fase existirão 3 grupos, passando os 2 primeiros de cada grupo e os 2 melhores terceiros classificados aos ¼ de final.
Lavre já conhece calendário da 2.ª fase do Inatel Santarém
Rugby Clube Montemor ganha 22-12 ao Clube de Rugby de Évora
Realizou-se na tarde deste sábado, 21 de janeiro, no Parque Desportivo de Montemor, derby alentejano no CN 1 – Grupo do Título, com o Rugby Clube Montemor a bater o Clube de Rugby de Évora por 22-12, com 6-7 ao intervalo.
No final do jogo, que foi de bancada cheia, Manuel Marques dos Santos, capitão do RCM, enviou um abraço a António Redondo, jogador de muita raça e entrega do RCM, que se lesionou no final da 1.ª parte, dizendo que na 2.ª parte foi com o António Redondo na cabeça que o RCM entrou em campo.
João Malta Reis, Presidente do RCM, referiu que a equipa jogou bem e acabou por vencer bem ao grande rival CRE. O Presidente do RCM referiu que o jogo fica marcado pela lesão do Redondo, que é um grande jogador e faz muita falta ao RCM.
O treinador Ricardo Vieira, na análise à partida, falou numa 1.ª parte muito bem disputada pelas duas equipas, onde o pior foi a lesão grave de um enorme atleta do clube, o António Redondo, que é um símbolo do RCM. O técnico referiu que isso galvanizou o RCM para a 2.ª parte. Para já, nesta caminhada com o objetivo é de ir à final e vencer, Ricardo Vieira faz um balanço muito positivo.
Filme “O Incrível Maurice” exibido esta tarde de domingo no Curvo Semedo
“O Incrível Maurice” é o filme que será exibido esta tarde de domingo, 22 de janeiro, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.
Sinopse: os ratos estão por todo o lado, na caixa do pão, a dançar em cima das mesas, a roubar tartes, mesmo debaixo do nariz da cozinheira. Do que é que toda a cidade precisa? Um bom flautista para os levar dali para fora. É aqui que entra o Maurice, um gato cheio de lábia, com o esquema perfeito para fazer dinheiro. Já todos ouviram as histórias do flautista e da cidade cheia de ratos. Maurice encontrou o seu próprio flautista e uma praga de ratos que usa para enganar cidadãos ingénuos e receber muito dinheiro.
A exibição do filme está marcada para as 15 horas e os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e na BOL do Município.
Dádiva de sangue este domingo em Montemor
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã, domingo, 22 de janeiro, na sua sede junto à Rotunda das Torres, em Montemor, mais uma recolha de sangue.
Quem não se inscrever, através do número 928 022 350, pode aparecer de igual forma na sede dos Dadores de Sangue, em Montemor e realizar a sua dádiva, amanhã, das 9 horas e até às 13 horas.
Exposição de Desenho “Rosto do Sonho” no Centro Cultural de Cabeção
A exposição de Desenho “Rosto do Sonho”, de João Relvas, está patente no Centro Cultural de Cabeção, concelho de Mora, até dia 31 deste mês.
O Centro Cultural de Cabeção está aberto todos os dias: segunda e quarta-feira, das 9 horas às 17.30 horas; terça-feira, das 9h às 16.30 horas; quinta-feira, das 9 horas às 17 horas; sexta-feira, das 9 horas às 12.30 horas, e aos fins-de-semana, das 10 horas às 12.30 horas e das 19 horas às 22 horas.
GUS defronta Borbense para a Taça Distrito de Évora
A quinta e penúltima jornada da fase da Taça Distrito de Évora, do distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, joga-se amanhã, domingo, dia 22 de janeiro, com as partidas marcadas para as 15 horas.
O Grupo União Sport desloca-se ao Campo Municipal de Borba, onde defronta o Borbense.
No grupo A da Liga AFE, o Borbense está em 2.º e tem apenas uma derrota. O União já garantiu a passagem à segunda fase da Taça e caso ganhe o jogo deste domingo, o GUS garante o 1.º lugar do grupo.
João Guerra, treinador do GUS, adianta que, tendo em conta a época do Borbense, este vai ser “um adversário difícil”. O acesso aos Oitavos de final da Taça está salvaguardado, mas o treinador quer “passar em primeiro lugar”.
No Grupo A, o Cabrela recebe o Estremoz. O treinador do Cabrela, André Repolho, assume o favoritismo na partida e, apesar das muitas alterações, quer fazer os pontos necessários para se apurarem já para a próxima fase.
No Grupo C, o Foros de Vale de Figueira joga em casa com o Sporting de Viana do Alentejo. Pedro Pereira, treinador do Foros, tem consciência de que a passagem é uma hipótese remota, por isso, vai aproveitar a partida para ganhar ritmo, após uma longa paragem sem competição.
Também no Grupo C, o Cortiçadas de Lavre desloca-se ao Arcoense. De acordo com Mário Carrasco, treinador do Cortiçadense, este é um jogo para o Cortiçadas de Lavre cumprir calendário, mas para o Arcoense não será, uma vez que tem de vencer.
Já no Grupo E, o Valenças recebe, no Ciborro, o Alcaçovense. Fábio Neves, treinador do Valenças, que nunca escondeu que não tinha ambições na Taça e que se focava no campeonato, sabe que tem pela frente uma equipa forte e experiente
No Grupo F, o Estrela Escouralense folga nesta jornada da Taça, tal como no Grupo G, o Cortiço também descansa.
Acompanhe amanhã a Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito entre as 14 e as 19 horas, num programa que promete acompanhar a par e passo todas as emoções da nova época desportiva, não só no futebol.
Acompanhe na Rádio Nova Antena todos os golos e resultados de mais uma jornada da Liga AFE e Taça Distrito de Évora.
Para além deste jogo, nesta quinta jornada defrontam-se também:
Grupo A
Cabrela – Estremoz
Santana Campo – Estrela Vendas Novas
Grupo B
Borbense – Grupo União Sport
Portel – São Pedrense
Grupo C
Foros de Vale de Figueira – Sp. Viana Alentejo
Arcoense – Cortiçadas de Lavre
Grupo D
Tourega – Canaviais
Aguiar – Vera Cruz
Grupo E
Lusitano Évora B – Oriolenses
Valenças – Alcaçovense
Grupo F
Bencatelense – At. Reguengos (21/1)
Folga Estrela Escouralense
Grupo G
Calipolense – Monte Trigo
Folga Cortiço
Grupo H
CHE Morense – Redondense
Folga Arraiolense
Liga AFE 9.ª jornada
Grupo União Sport B – Fazendas do Cortiço
Montemor: Município e Juntas de Freguesia assinam adendas aos Contratos Interadministrativos
Foram assinados na passada quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as Adendas aos Contratos Interadministrativos, entre o Município de Montemor-o-Novo e as Juntas de Freguesia do concelho, para o ano 2023.
Estiveram presentes neste ato formal, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, todos os presidentes de Junta de Freguesia, a vereadora Sílvia Santos com o pelouro das freguesias e a assistente técnica Paula Mira, do Gabinete de Apoio às Freguesias.
Estes contratos podem ser modificados por acordo entre as partes, sendo posteriormente submetidos a aprovação em reunião de Câmara Municipal e de Assembleia Municipal.
Após negociação do Executivo com todas as freguesias, as Adendas aos Contratos Interadministrativos perfazem um total de 189.818,94 euros, que se traduz num aumento de 15% face ao ano anterior.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo
Poda e limpeza de árvores na segunda-feira na Praça Prof. Bento Jesus Caraça
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vai realizar trabalhos de poda e limpeza de árvores, na segunda-feira, dia 23 de janeiro, na Praça Prof. Bento Jesus Caraça, junto a Mercado Municipal.
Os trabalhos decorrem entre as 7h30 e as 16h30, mas poderão ser adiados, caso se verifiquem condições climatéricas adversas.
“Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas”, diz a Câmara Municipal.
Estremoz inaugura duas exposições e apresenta peça de teatro
A exposição “Tartarugas e Cágados”, de Marina Pascoal, é inaugurada este sábado, dia 21 de janeiro, no Posto de Turismo de Estremoz.
A mostra “resulta da coleção pessoal da estremocense Marina Pascoal que conta com mais de 100 exemplares. Não conseguimos ter todas nesta exposição mas contamos com peças feitas de diversos materiais, desde ferro, barro, miolo de pão, entre outros”, referiu-nos Sónia Caldeira, vice-presidente da câmara municipal de Estremoz.
Também hoje, é inaugurada na Galeria D. Dinis a exposição de pintura “Jazz Day” que “liga a música à expressão plástica e na qual o próprio autor, através da pintura, passar para a tela tudo o que diz respeito ao jazz”.
Já no Teatro Bernardim Ribeiro, de acordo com a vice-presidente da câmara, é apresentada “a peça Solo, da Associação Mulheres de Outono Rebelde, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direção Regional de Cultura”.
Cidade de Estremoz com fim-de-semana repleto de atividades culturais.
Criadores de ovinos e caprinos devem declarar os seus animais até final deste mês
A declaração de existência de ovinos e caprinos é obrigatória e deve ser realizada até ao final deste mês, pelo que os criadores estão obrigados a declarar os animais, detidos por marca de exploração a 31 de dezembro de 2022.
Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, explica que esta declaração “há vários anos que é obrigatória e quem não o fizer não tem direito ao prémio à ovelha, e quem tiver facilidade em funcionar com o site pode fazê-lo online no ifap, senão pode dirigir-se à APORMOR, que será dada ajuda nesse sentido”.
O presidente da APORMOR aconselha os criadores a fazerem esta declaração, “sob pena de perderem rendimento, porque esse prémio é pequeno, mas importante para ajudar à sobrevivência do setor”.
O não cumprimento da declaração de existência de ovinos e caprinos pode implicar o pagamento de coima mínima de 100 euros, pelo que deve ser preenchida, até dia 31 deste mês.
Dois terceiros prémios do Euromilhões saem em Portugal
O sorteio de ontem, sexta-feira, 20 de janeiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que o “jackpot” engorda para 40 milhões de euros, já na próxima terça-feira.
Quatro apostadores, no estrangeiro, conquistaram um segundo prémio, no valor de mais de 170 mil euros.
Em Portugal, saíram dois terceiros prémios, no valor de quase 20 mil euros, num total de oito os apostadores que acertaram em cinco números e uma estrela da chave vencedora.
O quarto prémio, de 1.300 euros, contemplou 36 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.
A chave vencedora de ontem é composta pelos números 3, 6, 13, 40 e 42 e as estrelas 7 e 11.
A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios nos portal do Jogos Santa Casa.