Filme “Os Fabelmans” exibido este sábado no Curvo Semedo

“Os Fabelmans” é o filme que será exibido este sábado, 21 de janeiro, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Sinopse: um retrato profundamente pessoal de uma infância americana no século XX, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, é uma memória cinematográfica das forças e da família que moldaram a vida e a carreira do realizador. Esta história universal sobre o amadurecimento de um jovem solitário que persegue os seus sonhos aborda o amor, a ambição artística, o sacrifício e os momentos de descoberta que nos permitem conhecer com clareza e compaixão a verdade sobre nós próprios e os nossos pais.

A exibição do filme está marcada para as 21.30 horas e os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e na BOL do Município.

Projetos diferenciadores e sustentáveis em Montemor são tema da sessão “StartUP Convida…”

A 4ª sessão “StartUP Convida…” vai decorrer na próxima terça-feira, 24 de janeiro, na Startup Montemor-o-Novo.

Nesta sessão serão dados a conhecer quatro projetos localizados em Montemor-o-Novo, pautados pela diferenciação e pela sustentabilidade, nomeadamente Erva Brava, projeto dedicado à agricultura regenerativa; CRU Atelier, um atelier de arquitetura focado numa prática construtiva responsável; Herdade de S. Luís – Porcus Natura, projeto dedicado à criação e comercialização de porco preto com implementação de agricultura regenerativa; e Regasprado, empresa integrada no Grupo Sulregas, que se dedica à comercialização e fabricação de pivots de rega.

A sessão é aberta ao público, mas carece de inscrição que pode ser feita aqui.

Formação do concelho de Montemor tem 9 jogos no fim de semana

Em futebol e futsal, no que respeita a equipas do concelho de Montemor-o-Novo, nos diversos escalões e provas, há nove jogos neste fim de semana de dias 21 e 22 (sábado e domingo).

Assim, na 11ª jornada do campeonato distrital de juvenis (sub-17), às 15 horas de sábado, no Campo José Eduardo Abreu, em Évora, o Canaviais recebe o Grupo União Sport.

Na 15ª jornada do campeonato distrital de iniciados (sub-15), no domingo às 10 horas, no Parque Desportivo Municipal, em Montemor-o-Novo, o Grupo União Sport recebe o Juventude de Évora; para a mesma prova e à mesma hora, no Campo D. Manuel I, no Ciborro, o Valenças recebe o Calipolense.

No campeonato distrital de infantis (sub-13), no sábado às 9 horas, há dois desafios: no Estádio Municipal de Vendas Novas, o Estrela recebe o Grupo União Sport A, em futebol de sete, terceira jornada do apuramento de campeão; e no Parque Desportivo Municipal em Montemor, o Grupo União Sport B recebe o Juventude de Évora, na terceira jornada do campeonato distrital B de futebol de sete.

Na 13ª do campeonato distrital de infantis (sub-13) de futebol de nove, no domingo às 10.30 horas, no Campo Cunha Rivara em Arraiolos, defrontam-se Arraiolense e Grupo União Sport.

Para a terceira jornada da segunda fase do Joga à Bola de benjamins (sub-10), no sábado às 10.45 horas, no Parque Desportivo Municipal em Montemor, defrontam-se Grupo União Sport e Alcaçovense.

Para a terceira jornada da segunda fase do Joga à Bola de benjamins (sub-11), no sábado às 10.30 horas, no Campo José Eduardo Abreu em Évora, jogam Canaviais e Grupo União Sport.

No sábado às 16 horas, em Évora no nº 2 do Campo Sanches de Miranda, decorre o Joga à Bola de traquinas, em futebol.

Em futsal, no escalão de iniciados, no sábado às 10.30 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo, o TIS Futsal recebe o CF de Vendas Novas, na 13ª jornada do campeonato distrital.

Cheias: Governo avança com apoio de 185 milhões para 293 milhões de prejuízos

Identificados, em todo o país, 293 milhões de euros em prejuízos, causados pelas cheias de dezembro, o Governo aprovou, na semana passada, em Conselho de Ministros, os apoios destinados àqueles que foram afetados pela intempérie, num volume global de 185 milhões.

Estes apoios, que “são verbas muito significativas”, revela a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dividem-se, entre outros, por 91 milhões destinados a equipamentos e infraestruturas municipais, 20 milhões para empresas e dez milhões para a agricultura.

Ana Abrunhosa irá agora reunir com os presidentes de Câmara, para “lhes explicar como é que vão ser os apoios para os equipamentos e infraestruturas municipais e para as pequenas empresas que também sofreram danos”.

“Vão ser os nossos autarcas a fazer as obras e alguns deles vão submeter a candidatura com as obras já feitas, porque me têm mandado fotografias e porque há situações que não podem esperar. Aqui é tentar agilizar a reposição das condições normais dos territórios”, diz ainda a governante.

Comandante e segundo comandante dos Bombeiros de Montemor recebem galões

No âmbito da conclusão da formação dos cursos de Quadros de Comando, foram entregues esta sexta-feira, 20 de janeiro, os galões ao comandante Hugo Ventura e ao segundo comandante Vítor Falcão, nas pessoas do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e do presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra.

Tratou-se de uma pequena e simples cerimónia, de modo a dar resposta a questões operacionais, de acordo com os despachos lançados pela Direção Nacional de Bombeiros.

O Chefe Jaime Oliveira encontra-se a aguardar formação, pelo que, quando estiver concluída, será realizada a cerimónia da Tomada de Posse dos três elementos de Comando.

Deco e ERSE desenvolvem projeto conjunto denominado de EVA

A DECO vai desenvolver, com o apoio da ERSE, um portal informativo com chatbot para ajudar os consumidores a poupar na fatura da eletricidade.

Este novo projeto, “dedicado à eficiência energética no âmbito do consumo doméstico de energia elétrica, pretende capacitar os consumidores e dar um apoio constante e atualizado”, como revela a jurista na delegação do Alentejo da Deco, Ana Sofia Rosa, adiantando que o projeto EVA (Energy Virtual Assistant) tem a duração de dois anos e tem como objetivo lançar um Portal Digital Informativo que ajude os consumidores a introduzir as alterações necessárias nos seus comportamentos e equipamentos para serem mais eficientes no consumo de energia elétrica”.

Além de artigos e recursos vários, este portal terá como elemento central “um chatbot – a EVA – permanentemente acessível e que guiará os consumidores, numa caixa de conversação automatizada, no esclarecimento das suas dúvidas e questões, com informação rigorosa e adequada às necessidades de cada um”.

Tendo como objetivo final não apenas informar os consumidores, mas sobretudo “capacitá-los para poderem agir de forma autónoma e informada sobre as suas escolhas e compras em matérias de energia, a EVA irá incentivar os consumidores a continuar a explorar e aprender sobre eficiência energética, direcionando-os para beneficiarem do curso online de curta duração com seis módulos gratuitos”.

O projeto conjunto entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ERSE, denominado de EVA é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

“A Cerâmica Portuguesa” inaugurada sexta-feira na Galeria Municipal de Montemor

A exposição “A Cerâmica Portuguesa” é inaugurada esta sexta-feira, 20 de janeiro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, onde está patente até 24 de fevereiro.

“A Cerâmica Portuguesa” dá uma breve e expressiva panorâmica da cerâmica portuguesa, reunindo um conjunto de obras das vinte e seis vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), na qual Montemor-o-Novo está inserido, e que dispõem de uma forte tradição neste ramo assim como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea, utilizando a argila como base.

A mostra é inaugurada pelas 18 horas, na Galeria Municipal.

Viana do Alentejo: Requalificação da EB e Secundária Dr. Isidoro de Sousa arranca este mês

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, anunciou que a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, cuja obra está orçada em cerca de três milhões de euros, tem início ainda durante o mês de janeiro.

O anúncio foi feito durante o discurso que assinalou as comemorações do 125.º aniversário da restauração do concelho, no passado dia 13 de janeiro, no Cineteatro Vianense, altura em que revelou que a Câmara irá adquirir um terreno para a construção

de uma zona industrial na freguesia de Aguiar. Luis Miguel Duarte disse ainda que a freguesia irá ter “um novo polo do Centro de Saúde”, estando o Município a aguardar “com grande expectativa a aprovação da candidatura para lançar o concurso para a empreitada”.

Durante a cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, o presidente da Câmara realçou ainda as novas competências nas áreas da saúde, educação e ação social “que trouxeram um aumento significativo de responsabilidades ao Município” e também um acréscimo de cerca de 70 trabalhadores.

No decorrer da sessão foi realçada a importância de atrair investimento para o concelho, estando prevista a construção de uma nova unidade hoteleira em Viana do Alentejo, bem como uma sala de congressos com lotação para cerca de 1000 pessoas. O autarca disse ainda que, “muito em breve, irá dar entrada na Câmara, mais um pedido de licença para a instalação de uma fábrica de amêndoas no concelho”.

Na cerimónia que assinalou a restauração do concelho, foi prestada homenagem às dezenas de funcionários e voluntários de quatro instituições do concelho – Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo – que estiveram na linha da frente no combate à pandemia covid-19.

Para além do presidente da Câmara Municipal, a cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, Estevão Pereira, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, Rosinda Gaio, de Alcáçovas, Frederico de Carvalho, e de Viana do Alentejo, Vasco Fialho.

De salientar que, integrada nas comemorações da restauração do concelho, está também a exposição “Oliveiras … velhas senhoras”, da autoria de Carlos Marques, patente ao público na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, até próximo dia 2 de abril. Destaque ainda para o espetáculo com CC&Liaça e a entrega a oito associações de um espaço para desenvolverem as suas atividades, no “Condomínio das Associações”, situado no edifício do antigo hospital, em Viana do Alentejo, bem como à Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE) – Polo de Viana do Alentejo. Em termos desportivos, de realçar a Corrida de Atletismo “Viana-a- par-de-Alvito” e a caminhada, e o 8º Raid de BTT, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar.

As comemorações terminaram com o espetáculo de dança  “Memórias de Cantadeiras”, com a participação especial do Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, promovido pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

RCM conquistou atribuição de estatuto de utilidade pública

O Rugby Clube de Montemor (RCM) conquistou a atribuição de estatuto de utilidade pública, pelo prazo de dez anos. O processo para esta atribuição teve início em 2018.

A atribuição de estatuto de utilidade pública, segundo Pedro Sousa, da direção do RCM, é um reconhecimento “que é dado pela presidência do concelho de ministros e pela secretaria-geral, a fundações que têm desempenho no seu trabalho. No caso do RCM, no seu trabalho associativo”.

A conquista deste estatuto concede benefícios fiscais e apoios “para a prática de desporto e para a própria associação, no sentido de poder usufruir em benefício da sua atividade”, esclarece Pedro Sousa.

“Para o clube é importante (a atribuição de estatuto de utilidade pública), uma vez que o processo é longo e vem ajudar a chegar a mais jovens, sendo este um dos nossos principais objetivos” assim como “poder ter mais meios para alcançar esse desígnio, sobretudo, em termos de formação de treinadores e das próprias instalações” , refere Pedro Sousa.

Já o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier, congratula o RCM por esta conquista. “Passados 28 anos de existência conseguiu, finalmente, o estatuto de utilidade pública. Penso que isso é fruto do trabalho que o clube desenvolveu ao longo destes anos todos. A meu nome e do município de Montemor-o-Novo, gostava de parabenizar o Rugby Clube de Montemor por este feito”, remata.

Manuel Malhão no TOP 100 das Maiores Oficinas de Pneus de Portugal

Manuel Fernando Malhão, proprietário da empresa Sobre-Rodas Comércio de Pneus e Acessórios para Automóveis, em Montemor-o-Novo, destaca-se na nova publicação do “Jornal das Oficinas”, como figura no Quadro de Honra em 4.º lugar, e na posição 88 do TOP 100 das Maiores Oficinas de Pneus de Portugal.

Em declarações à Rádio Nova Antena, Manuel Malhão conta que recebeu a notícia com “supresa e satisfação”. “Nós estamos focados no nosso trabalho e não estavamos à espera, nem nos melhores sonhos, de aparecermos neste lugar na revista TOP 100”, revela o proprietário da empresa Sobre-Rodas.

Relativamente aos fornecedores, Manuel Malhão, confessa que ligaram a “dar os parabéns”. E os clientes: “vão sempre avaliar o nosso trabalho, e acho que é mais por esta via (do serviço), do que propriamente pela revista (do facto de Manuel Malhão ter aparecido na revista TOP 100). Em geral todos saem daqui satisfeitos e alguns mostram a sua satisfação”, revela o proprietário da empresa Sobre-Rodas.

No TOP 10 por Critérios, a empresa Sobre Rodas está em 5.º lugar no Crescimento de Volume de Negócios e em 7.º na Rentabilidade Capital Próprio.

“Ciclo de Dança e Música” arranca este sábado na Oficina da Criança

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, acolhe durante os meses de janeiro, fevereiro e março, três sessões do “Ciclo de Dança e Música”.

A iniciativa é promovida por Rita Roberto e a primeira sessão acontece já amanhã, sábado, 21 de janeiro, entre as 9 e as 12 horas.

Maria Galego, coordenadora da Oficina da Criança, explica que este ciclo pretende promover “ações multidisciplinares, na área da cultura, sendo que a sessão de amanhã se destina a professores, educadores animadores e outros interessados”.

O objetivo é desenvolver, nos participantes, “diferentes linguagens artísticas como movimento, música e artes visuais, privilegiando o envolvimento do corpo na sua relação com o mundo e os outros, em propostas passíveis de realizar em contexto educativo”.

Esta ação, que decorre amanhã entre as 9 e as 12 horas é limitada a 12 pessoas e as inscrições podem ser feitas de forma presencial ou através do e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Contentor do lixo arde em Montemor-o-Novo

Um incêndio urbano foi registado ontem, quinta-feira, 19 de janeiro, em Montemor-o-Novo, tendo provocado danos em caixote do lixo.

Para além desta ocorrência o Comando Territorial de Évora da GNR registou também cinco acidentes, sendo quatro colisões e um despiste, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

Um acidente de trabalho ocorreu, em Mora, do qual resultou um ferido grave.

A GNR efetuou ainda três detenções, sendo duas em flagrante delito: uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de desobediência; e uma fora de flagrante delito em cumprimento a um mandado de detenção por furto de materiais não preciosos, para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 15 ocorrências, tratando-se de oito crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade, dois previsto em legislação avulsa e um contra o Estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 68 infrações à legislação rodoviária e dez à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, e Lake 2022/2023.

Município de Montemor incentiva à separação de resíduos urbanos com iniciativa nas freguesias

O município de Montemor-o-Novo promove, entre hoje, dia 20 de janeiro e dia 30 deste mês, uma iniciativa denominada de “Semana Aberta Compostagem na sua freguesia”.

O objetivo é que as pessoas se inscrevam na sua junta de freguesia para receberem um balde de dez litros, de forma a incentivar à separação dos resíduos urbanos.

Quem quiser obter mais esclarecimentos pode contactar 938 022 592.

Esta é uma iniciativa do Município, inserida na SMEA (Estratégia Alimentar do Concelho de Montemor, em parceria com as juntas de freguesia do concelho.

Homem fica gravemente ferido em acidente de trabalho em Mora

Um homem de 55 anos ficou ontem, quinta-feira, 19 de janeiro, gravemente ferido na sequência de um acidente de trabalho, na Herdade de Píncaros, no concelho de Mora.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta para a ocorrência foi dado perto das 16 horas e a vítima foi transportada para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Para o local foram mobilizados os bombeiros de Mora e a GNR, num total de nove elementos, apoiados por quatro viaturas.