U. Montemor ganha em Cabrela por 0-3 em derby montemorense

Este domingo no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, na 11.ª jornada da Elite, última jornada da 1.ª volta do campeonato, houve derby do concelho de Montemor-o-Novo, com o Cabrela a perder em casa com o Grupo União Sport (GUS) por 0-3, um resultado justo mas pesado para um Cabrela que merecia pelo menos o tento de honra.
O Grupo União Sport (GUS) tentou desde o início da partida tomar as rédeas do encontro, confirmando-se que o Cabrela iria tentar vender cara a derrota. Só aos 23 minutos o União teve a sua primeira grande oportunidade, com Catalão a cruzar bem, mas Marco Oliveira cabeceou mal. Aos 31 minutos, o Cabrela é forçado a substituir, por lesão, Patoleia por Ricky. Um minuto depois, a equipa forasteira chegava à vantagem. Após canto, o central João Nobre foi à área e, livre de marcação, cabeceou para o 1.º da tarde. O Cabrela teve boa reação ao golo sofrido e esteve perto do empate, aos 39 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com António Vicente a tirar a bola em cima da linha de golo. Ao cair do pano da 1.ª parte, numa jornada rápida, Marco Oliveira fez um passe atrasado para Capela chutar para o 0-2, aos 45 minutos. Ao intervalo o União vencia de forma justa, porém o resultado era algo exagerado.
A 2.ª parte iniciou com o Cabrela a efetuar uma 2.ª alteração, com Miguéns a ser substituído por Bernardo Lopes. Os segundos 45 minutos começaram frenéticos, com oportunidades para ambos os conjuntos. O Cabrela esteve muito perto do empate, a aproveitar uma desatanção da defesa Unionista, com Ricky a rematar rasteiro mas ao poste esquerdo. Logo de seguida, o União teve uma grande oportunidade, com Gonçalo Catalão, na cara do golo, a atirar ao lado. O Cabrela estava mais afoito mas infeliz, com Tiago Francisquinho a rematar uma bomba ao poste direito. Numa altura em que o Cabrela já merecia um golo, aos 59 minutos, João Guerra efetua a primeira substituição no GUS, com Thalison a render Catalão. Aos 67 minutos, André Repolho fez nova alteração no Cabrela, com Miguel Balona a entrar para o lugar Tomás Martins. Aos 70 minutos, o GUS faz tripla alteração fazendo entrar Bugio, João Semedo e o guarda redes Willian Paes, saindo Luís Madeira, Rodrigo Vicente e Nuno Brás, este último a sair lesionado, com queixas no ombro. O relógio avançava e, à entrada dos últimos 10 minutos da partida, o resultado não se alterava. Já a pisar os últimos 5 minutos de jogo, no Cabrela, Luís Pires rende João Diogo. Aos 89 minutos, depois de cruzamento da esquerda de António Vicente , Thalison marca de cabeça, em cima da linha de golo, o terceiro tento do GUS. Aos 90 minutos, o União faz dupla alteração, com Tomás Silva e Wesley a entrarem para os lugares de Capela e António Vicente.
A partida chegaria ao seu término com o União a alcançar a 7.ª vitória consecutiva, num jogo mais dividido na 2.ª parte.

Resultados:

Liga Elite> 11.ª jornada >15 jan. 2023
Redondense 1-0 Alcaçovense (14/01)
Estrela Vendas Novas 2-2 Arcoense (João Carrasco, Filipe Maia; Filipe Serralheiro, Ricardo Cavaco)
Arraiolense 0-3 A t. Reguengos
GD Cabrela 0-3 U. Montemor (João Nobre, Fábio Capela, Thalison)
GDR Canaviais 1-0 GD Portel (Brandão)
Sp. Viana 1-1 Monte Trigo

Liga AFE 15/01 15h00 – 7.ª jornada
Tourega 0-4 Calipolense