João Grilo: Data Center da Saúde em Évora mostra que o Alentejo “tem capacidade para atrair novos investimentos”

Évora vai ter um Data Center da Saúde, ou seja, um centro de processamento de dados, que irá funcionar de forma equivalente ao que se encontra no norte do país e tem como principal objetivo garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.

Esta instalação resulta de conversações entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), o parceiro estratégico no âmbito do digital DECSIS e a os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, resultando assim, explica João Grilo, presidente da ADRAL, “de um trabalho consistente para dotar a região de capacidade tecnológica, que deu confiança à Saúde para escolher o Alentejo, bem como as características do território que são favoráveis a instalação de centros deste tipo”.

Para João Grilo, esta é uma demonstração de que o Alentejo “tem capacidade para atrair novos investimentos, nomeadamente no que diz respeito às novas tecnologias, que são uma parte significativa do futuro e poderão alavancar o desenvolvimento do território”.

O presidente da ADRAL considera “importante a sensibilidade do Ministério da Saúde para descentralizar os serviços, nomeadamente para o interior, e distribuir investimento pelo território, ajudando-o a ser mais competitivo e esse é também o trabalho da ADRAL, demonstrando-se satisfeito por isso.

Este Data Center resulta de um financiamento de mais de dois milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência e vai ser instalado no Centro de Ciência e Tecnologia de Évora.

João Grilo acrescenta que a ADRAL está também a prever um conjunto de projetos, de grande dimensão, para Sines, “que terão desenvolvimentos nos próximos anos”, acreditando que este “será um corredor importante de ligação à Estremadura espanhola, esta ligação Sines, Évora e Extremadura terá grandes potencialidades, relativamente aos dados”.

Data Center da Saúde que vai nascer em Évora, prevendo-se que esteja concluído no final deste ano ou início de 2024.