Microplásticos encontrados em leite materno em destaque no “Ambiente em FM”

Investigadores italianos encontraram, pela primeira vez, microplásticos em leite materno, uma descoberta preocupante tendo em conta possíveis impactos na saúde dos bebés, que ainda não são claramente percetíveis.

Sobre este assunto, José Janela, da Quercus esclarece, na edição desta semana do programa Ambiente em FM, que “os químicos possivelmente estavam contidos nos alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal que foram consumidos pelas mães lactantes podem ser transferidos para o filho, exercendo potencialmente um efeito tóxico.

Em 2020, “os mesmos investigadores italianos já tinham detetado microplásticos em placentas, e vários estudos já encontraram estas partículas em pulmões, fezes humanas ou no sangue”.

Apesar destas descobertas, os responsáveis pela investigação garantem que “a amamentação continua a ser a melhor forma de alimentar um bebé”, revela José Janela, adiantando que os cidadãos devem ser sensibilizados “para pressionar os políticos a promoverem leis que reduzam a poluição”.

Os microplásticos encontrados em leite materno, pos investigadores italianos é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.