União Montemor 2-1 At. Reguengos: Nuno Brás foi o salvador e Catalão o matador

Na tarde deste domingo, na 8.ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport ganhou por 2-1 ao Atlético de Reguengos, no Estádio 1.º de Maio, com o golo da vitória a surgir, pelo segundo jogo consecutivo, ao cair do pano, o que é revelador da crença da equipa. Ainda na Elite, o Cabrela foi a Monte Trigo perdeu por 3-0. Já na série B da Liga AFE, o Valenças sofreu derrota por 1-0 com São Pedrense, o Foros de Vale de Figueira ganhou por 2-1 ao CHE Morense e, nos 2 derbys do concelho de Montemor, o Fazendas do Cortiço foi às Cortiçadas de Lavre ganhar por 0-3, ficando isolado no 1.º lugar da série B, e o Escouralense impôs a 1.ª derrota ao U. Montemor B, por 1-0.

Sobre a partida em que a RNA acompanhou com relato, e em que enfrentaram no Estádio 1.º de Maio Grupo União Sport (GUS) e At. Reguengos, dois emblemas históricos do distrital eborense. O jogo iniciou muito tática e dividida, a decorrer mais no meio campo, num jogo difícil para ambos os conjuntos, face ao péssimo estado do relvado. Aos 18 minutos, e a demonstrar que as bolas paradas podem ser fundamentais, após marcação de pontapé de canto, João Nobre inaugurou o marcador cabeceando bem para o fundo da baliza à guarda de Luís Marques. Um minuto volvido, o União teve nova grande oportunidade, mas Thalison não conseguiu ser feliz. Pouco depois, o Atlético responde ao golo sofrido, criando duas chances para restabelecer o empate. Aos 39 minutos, é assinalada grande penalidade favorável ao Atlético, por falta sobre Pipo, no entanto, Marvin na marcação atirou ao poste, desperdiçou a chance suberana. Ao intervalo, o União ganhava por 1-0, numa partida em que não dava para jogar bonito e que, no final dos primeiros 45 minutos, o aproveitamento das bolas paradas estava a ser decisivo.
A 2.ª parte iniciou sem mexidas em ambas as equipas. Aos 13 minutos, o União esteve muito perto de ampliar a vantagem, mas Rodrigo Vicente, na cara do guarda-redes adversário, não foi eficaz. Pouco depois, o guarda-redes suplente do Atlético, Luís Rosado, é expulso do banco. O União teve nova grande oportunidade, aos 61 minutos, num grande pontapé de Marco Oliveira que esbarrou no poste. Aos 63 minutos, Gonçalo Catalão foi a jogo, rendendo Thalison. De seguida, através de livre direto, Pipo rematou forte e rasteiro, mas Nuno Brás consegue corresponder. O Atlético começava a carregar, acreditando que conseguia roubar pontos no 1.º de Maio, com o União a recuar no terreno. Aos 76 minutos, Mochila, que tinha saltado do banco, recebe a bola na área, rodou e rematou para o empate. Aos 80 minutos, no União, Fábio Capela é substituido por João Bugio. Nuno Brás foi então o salvador, com duas defesas monstruosas consecutivas, a segurar o empate. O União, aos 88 minutos, fez entrar Tomás Silva para o lugar de Luís Madeira. Já nos descontos, o lateral do Atlético Dário Canilhas, sacrificou-se pela equipa, vendo o segundo amarelo, com o Atlético a ficar reduzido a 10 unidades. O jogo podia ter tombado para qualquer um dos ambos os lados mas, aos 95 minutos, Gonçalo Catalão arrancou e fez tudo, não falhando e teve frieza para marcar o golo da vitória.

Liga Elite JORNADA 8 > 4/12
Alcaçovense 0-1 Estrela Vendas Novas
U. Montemor 2-1 At. Reguengos
Portel 2-1 Arraiolense
Monte Trigo 3-0 Cabrela
Sp. Viana 1-0 Redondense
Canaviais 3-0 Arcoense

Liga AFE Série A JORNADA 7 > 4/12
Lusit. Évora B 2-1 Oriolenses (3/12)
Bencatelense 1-2 Aguiar
Vera Cruz 0-3 Estremoz
Tourega – Calipolense (adiado para 15/01)
Descansa Borbense

Liga AFE Série B JORNADA 7 > 4/12
S. Pedrense 1-0 Valenças (3/12)
Cortiçadense 0-3 Fazendas do Cortiço
Foros Vale Figueira 2-1 CHE Morense
Escouralense 1-0 U. Montemor B
Descansa: Santana do Campo