Grande Encontro de Carros Antigos e Desportivos este domingo em Montemor-o-Novo

Os carros antigos e desportivos vão tomar conta do Rossio, em Montemor-o-Novo, já este domingo, 27 de novembro, no Grande Encontro de Carros Antigos e Desportivos de Montemor-o-Novo.

A iniciativa decorre na Praça de Touros entre as 9 e as 13 horas, numa organização conjunta do Clube de Automóveis e Motas Antigas de Montemor-o-Novo e Carros Amigos e Atividades da Região Sul.

Jantar de degustação marca o arranque da Mostra Gastronómica da Caça no concelho de Mora

A Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora arranca esta noite de sábado, 26 de novembro, com um jantar na Quinta de Santo António, para as pessoas que se inscreveram.

O objetivo deste jantar, onde podem ser degustados 15 pratos confecionados pelos restaurantes aderentes à mostra gastronómica, revela a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, adiantando que o objetivo é também “incentivar as pessoas a visitar o concelho e degustar estes pratos variados com carne à base de caça”.

Paula Chuço adianta ainda que, neste jantar, não faltarão “pequenos espetáculos para animar os presentes, alusivos à época medieval e à caça, sendo por isso um ponto de partida para depois as pessoas nos visitarem e degustarem os nossos belíssimos pratos que os nossos restaurantes sabem fazer e acolher bem que os visita”.

Peças de caça como o javali, a perdiz, o pombo, o faisão, o veado, a lebre, entre outros, estarão na base da confeção dos pratos, que irão fazer as delícias de todos, neste jantar que dá início à mostra gastronómica da caça do concelho de Mora, que decorre até dia 11 de dezembro, nos restaurantes aderentes.

6ª jornada da Liga AFE joga-se este domingo

A 6ª jornada da Liga AFE, da Associação de Futebol de Évora joga-se amanhã, domingo, 20 de novembro, às 15 horas.

Nesta jornada, no Grupo B, há derby entre o Escouralense e Foros de Vale de Figueira. Para João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, “é sempre um jogo especial, mas também muito difícil e complicado”. Segundo o técnico o Escoural “tem de lutar pelos 3 pontos”, mas para tal “têm de ter mais atitude do que no último jogo”.

Pedro Pereira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, diz que este é um derby que “não se joga há mais de 20 anos”, mas a sua equipa vai procurar uma vitória.

O Fazendas do Cortiço recebe o São Pedrense. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, diz que quer continuar “a série de bons resultados, já que soma cinco jogos sem perder” e adianta que apesar do São Pedrense estar com dificuldades no campeonato, o resultado na jornada da Taça, pode motivá-los.

Já a equipa B do Grupo União Sport, viaja amanhã até Santana do Campo. Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, refere que “o Santana do Campo é uma equipa forte em casa”, antevendo “um jogo complicado”.

O Cortiçadense desloca-se a Mora para jogar com o CHE Morense. Mário Carrasco, treinador do Cortiçadense antevê mais um jogo complicado, diante de um Morense que se “reforçou bastante mas, apesar de ter algumas baixas no plantel”, a sua equipa vai procurar “a primeira vitória”.

E, o Valenças, que na Taça Distrito de Évora, no passado domingo, perdeu no seu D. Manuel I por 1-4 com o Oriolenses, descansa nesta jornada da Liga AFE.

Amanhã, acompanhe aqui na Rádio Nova Antena, através da Bancada Desportiva, com Paulo Canas e Nuno Gamito, todos os resultados destes jogos e também da Liga Elite.

Quanto aos restantes jogos desta jornada da Liga AFE:

Série A 

Borbense – Lusit. Évora B

Estremoz – Tourega

Aguiar – Vera Cruz

Oriolenses – Bencatelense

Série B 

Santana do Campo – U. Montemor B

Fazendas do Cortiço – S Pedrense

CHE Morense – Cortiçadense

Escouralense – Foros Vale Figueira

 

Baile de Outono este sábado no Largo da Che

A Oficina da Criança, em conjunto com o Município de Montemor-o-Novo, organiza hoje, sábado, 26 de novembro, o Baile de Outono no Largo da Che.

No centro desta festa estará o mastro, criado em conjunto com a comunidade ao longo do mês de outubro.

A festa começa às 19 horas, estendendo-se pela noite fora. Entre as atrações, não faltam as castanhas assadas e a animação musical, com ensaio aberto do Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense a partir das 21.30 horas.

Euromilhões com jackpot de 87 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 87 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 25 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 192 mil euros, saiu a quatro apostadores, no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 18 mil euros, contemplou dez apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 1.440 euros, saiu a 39 apostadores, dois com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 19 – 21 – 35 – 37 – 39 e pelas estrelas 02 e 06.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Filme “Éden” de Daniel Blaufuks exibido este sábado no Curvo Semedo

Prestes a chegar ao fim a edição deste ano do Festival ARCA em Montemor-o-Novo, hoje, sábado, 26 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, decorrem três conversas, sobre arquivo e cinema, a partir das 15 horas, bem como a exibição do filme Éden, de Daniel Blaufuks.

Pedro Conceição, responsável pelo Festival revela que a primeira conversa, com Daniela Rodrigues, “que esteve envolvida na recolha de material para a exposição sensibilité extremê, e vai-nos falar sobre essa recolha e também sobre o mapeamento feito no concelho de Montemor, em casas de particulares, instituições onde existem arquivos de imagens visuais ou em movimento de vários formatos, desde vídeo, película, entre outros”.

Depois, Tânia Dinis, que esteve em Montemor “a fazer uma recolha de fotografias através de conversas com as bandas filarmónicas do concelho, como a Carlista, Banda de Lavre e Cabrela, onde os responsáveis falam sobre as memórias das instituições, a partir das e fotografias, tendo sido tudo filmado”.

Para terminar esta série de conversas o cineasta e fotógrafo Daniel Blaufuks que fala sobre “a relação entre o seu trabalho na memória coletiva, o cinema, fotografia e arquivo, bem como o seu percurso enquanto artista e a relação entre essas disciplinas”.

Já pelas 21.30 horas é exibido o filme Éden de Daniel Blaufuks no Curvo Semedo, acrescenta Pedro da Conceição, adiantando que é um filme realizado pelo Daniel em 2011, e foca-se sobre a extinção dos cinemas, sobretudo na em Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde), assim como a perspetiva da importância do cinema, como local onde se descobre o mundo”.

Conversas sobre arquivo e cinema e exibição do filme Éden, hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, no âmbito do Festival ARCA.

Mostra de Doçaria de Alcáçovas com entrega de prémios do concurso de doçaria conventual e palaciana

A 21ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas prossegue este sábado, 26 de novembro, no Parque de Exposições, na Gamita.

O programa de hoje contempla às 9 horas um Passeio a Cavalo, com partida do Largo do Gamita.

Já às 14 horas abre o certame com Brigadeiros coloridos, no Espaço criança, às 14.30 horas.

Pelas 15 horas há Cante Alentejano com os Grupos Corais “Juvenil dos Trabalhadores” de Alcáçovas, Feminino de Viana Do Alentejo, Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Feminino “Cantares de Alcáçovas, “Velha Guarda” e “Paz e Unidade de Alcáçovas.

Pelas 19 horas será feita a entrega de prémios do concurso de Doçaria Conventual e Palaciana.

Uma Noite de fados tem iníci0o a partir das 22 horas e a animação prossegue noite dentro, a partir da meia-noite com Pedro pé-Leve e o Dj Mira.

XXI Mostra de Doçaria já abriu portas em Alcáçovas (c/fotos e vídeo)

A XXI Mostra de Doçaria de Alcáçovas, promovida pelo Município de Viana do Alentejo  com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas ,foi inaugurada esta sexta-feira e decorre até amanha,

Durante o fim de semana, 20 doceiros de vários pontos do país encontram-se no Pavilhão de Exposições Num fim de semana recheado de doçaria conventual e palaciana onde o Bolo Conde Alcáçovas e o Bolo Real são os reis do certame.

O regresso desta mostra era bastante esperado como nos disse a Vice presidente de Viana do Alentejo, Paula Neves “para divulgarmos o nosso concelho e os nossos doces, para trazermos mais pessoas Vamos ter animação com grupos corais do concelho a comemorar o oitavo aniversário do Cante Alentejo como Património da UNESCO”.

Já o presidente da junta de Freguesia de Alcáçovas Frederico Carvalho referiu aos nossos microfones que “depois de dois anos de interrupção forçada é naturalmente salutar, este retorno este regresso de uma iniciativa que se tornou num ex:libris da nossa freguesia. Pelo que agradecemos ao Município de Viana do Alentejo por nos trazer de novo a nossa Mostra de Doçaria. Em territórios de baixa densidade é uma mais valia que faz muito pela promoção do nosso território”. Frederico Carvalho sublinhou ainda aos nossos microfones que “esta é da primeira mostra de doçaria do Pais, não há muitas mostra com 21 anos, é muito positivo termos este reconhecimento”.

Num evento com um programa cultural recheado de atividades, com destaque para o humor de Jorge Serafim e a Noite de sábado com Fados e a homenagem ao Cante Alentejo, que comemora 8 anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade, com o palco.