Filme “Éden” de Daniel Blaufuks exibido este sábado no Curvo Semedo

Prestes a chegar ao fim a edição deste ano do Festival ARCA em Montemor-o-Novo, hoje, sábado, 26 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, decorrem três conversas, sobre arquivo e cinema, a partir das 15 horas, bem como a exibição do filme Éden, de Daniel Blaufuks.

Pedro Conceição, responsável pelo Festival revela que a primeira conversa, com Daniela Rodrigues, “que esteve envolvida na recolha de material para a exposição sensibilité extremê, e vai-nos falar sobre essa recolha e também sobre o mapeamento feito no concelho de Montemor, em casas de particulares, instituições onde existem arquivos de imagens visuais ou em movimento de vários formatos, desde vídeo, película, entre outros”.

Depois, Tânia Dinis, que esteve em Montemor “a fazer uma recolha de fotografias através de conversas com as bandas filarmónicas do concelho, como a Carlista, Banda de Lavre e Cabrela, onde os responsáveis falam sobre as memórias das instituições, a partir das e fotografias, tendo sido tudo filmado”.

Para terminar esta série de conversas o cineasta e fotógrafo Daniel Blaufuks que fala sobre “a relação entre o seu trabalho na memória coletiva, o cinema, fotografia e arquivo, bem como o seu percurso enquanto artista e a relação entre essas disciplinas”.

Já pelas 21.30 horas é exibido o filme Éden de Daniel Blaufuks no Curvo Semedo, acrescenta Pedro da Conceição, adiantando que é um filme realizado pelo Daniel em 2011, e foca-se sobre a extinção dos cinemas, sobretudo na em Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde), assim como a perspetiva da importância do cinema, como local onde se descobre o mundo”.

Conversas sobre arquivo e cinema e exibição do filme Éden, hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, no âmbito do Festival ARCA.