Governo garante “mais especialistas e hospital capaz de atrair para o Alentejo”

O Hospital do Espírito Santo, em Évora, tem vindo a registar uma afluência elevada ao Serviço de Urgência Geral e Serviço de Urgência Pediátrica.

Com um aumento de cerca de 10,5 por cento no Orçamento de Estado para 2023, o setor da saúde vai contar com aproximadamente 15 milhões de euros no próximo ano, mais 1 milhão 177 mil euros em comparação com o orçamento inicial de 2022.

De acordo com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “em Janeiro do próximo ano, vão entrar para formação mais de 100 pediatras e 54 médicos na área da obstetrícia e ginecologia, os números mais altos de sempre. Claro que, isto demora tempo a produzir efeitos porque a formação demora tempo, embora os internos da especialidade comecem desde cedo a apoiar as populações a que se dirigem”.

No caso de Évora, estamos a fazer outra coisa muito importante que é a construção do novo hospital central do Alentejo. Trabalhar num hospital moderno vai, com certeza, atrair para a região os profissionais necessários para que o serviço esteja assegurado no futuro. Nós vamos tomar as medidas conjunturais para que o serviço (urgência pediátrica) se mantenha a funcionar no entretanto e não temos dúvidas que a formação de mais especialistas vai ser positivo”.

Manuel Pizarro assegura ainda que “as pessoas podem sentir-se seguras uma vez que o Governo está profundamente empenhado no Serviço Nacional de Saúde e prova disso é que vamos ter, em 2023, o maior orçamento de sempre para o SNS”.

No hospital de Évora, a falta de profissionais de saúde, sobretudo na área da pediatria, tem causado alguma preocupação. No entanto, o Hospital já garantiu que tem conseguido garantir todas as escalas”.