Clube de Costura esta quarta-feira na Biblioteca Municipal de Montemor

Esta quarta-feira, 23 de novembro, há clube de costura, com Maria José Batista, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Com a duração de duas horas, (das 18 às 20 horas) esta iniciativa pretende estimular a criatividade, desenvolver a concentração e promover a autoestima, através de um projeto de costura e livros.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na Biblioteca Municipal Almeida Faria ou através do número 266 898 105 ou contacto biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Projeto Sitestar.pt comemora dez anos

O projeto Sitestar.pt está de volta, este ano, com edição especial e com novidades para destacar o seu 10º aniversário a promover a literacia digital junto dos mais novos.

Assim, assinalando a 10ª edição, o desafio é dirigido não apenas à comunidade educativa de Portugal, mas também aos alunos das escolas portuguesas de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Com o projeto Sitestar.pt, que tem o apoio da .PT, a DECOJovem fortalece a criatividade, o sentido crítico, a inclusão, a participação e o trabalho em equipa. É nas escolas que tudo acontece – os alunos, em equipas, constroem sites em domínio.pt sobre as mais variadas atividades e projetos em que estão envolvidos, podendo ainda ganhar prémios aliciantes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa Sitestar.pt já envolveu cerca de 6 500 alunos na construção de 645 sites sobre as suas escolas, comunidades, projetos e atividades. Os jovens, ao mesmo tempo que aprendem a fazer sites e a trabalhar em equipa, são promotores de projetos e criadores de conteúdos digitais em português.

Ao criarem os seus sites, aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na internet.

As equipas têm até 16 de dezembro para se constituir e pedir a um professor para inscrever a sua proposta de projeto numa das categorias:

– Escalão 1: dirigido a alunos entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8o e 9o ano letivos com propostas de site sobre temas na área do consumo e proteção dos consumidores.

– Escalão 2: dirigido a alunos entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social com propostas de site numa das seguintes categorias: (a) Escola mais Digital, (b) Faz a diferença! (c) Jovens com Talento e (d) Escola + Sustentável.

As propostas de sites validadas receberão grátis um voucher 3 em 1, válido para 1 ano, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico.

Os melhores sites serão selecionados por um júri e serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria. Os professores que inscreverem e apoiaram as equipas premiadas terão também direito a um prémio.

São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Direção Geral do Consumidor, o IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027 e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro Internet Segura.

[/shc_shortcode]

Guia Geológico dedicado à Serra de São Mamede no “Ambiente em FM”

Um guia geológico dedicado à serra de São Mamede, da autoria professora portalegrense Ana Paula d’Ascensão, lançado recentemente, tem como mote a “beleza natural da Serra e o interesse histórico e arquitetónico dos locais onde a população se concentra”.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, revela que esta obra resulta da tese de mestrado desta professora de biologia: “este livro resulta da tese de mestrado sobre geologia com o tema «Percursos Geológicos no Parque Natural da Serra de São Mamede», que a professora Ana Paula d’Ascensão fez há uns anos atrás e que agora foi adaptado para livro, para o público em geral”.

O livro, adianta o ambientalista, “é de fácil manuseio, com menos de 150 páginas”. A obra possui um glossário dos termos geológicos. “Algumas palavras não são utilizadas no dia-a-dia, mas esse glossário permite-nos perceber a origem dessas palavras e o seu significado, o que é muito útil”, revela José Janela.

O livro começa com uma caracterização da Serra de São Mamede, “do ponto de vista climático e hidrológico, mas também do património cultural e histórico. A seguir faz uma descrição da história geológica da Serra e das principais formações. Finalmente faz uma classificação dos geossítios da Serra de São Mamede. Tem uma série de fichas descritivas com excelentes fotografias que dão a conhecer os Locais de Interesse Geológico, os Locais de Observação Paisagística e os Locais de Interesse Arqueológico”.

O programa “Ambiente em FM” desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Governo garante “mais especialistas e hospital capaz de atrair para o Alentejo”

O Hospital do Espírito Santo, em Évora, tem vindo a registar uma afluência elevada ao Serviço de Urgência Geral e Serviço de Urgência Pediátrica.

Com um aumento de cerca de 10,5 por cento no Orçamento de Estado para 2023, o setor da saúde vai contar com aproximadamente 15 milhões de euros no próximo ano, mais 1 milhão 177 mil euros em comparação com o orçamento inicial de 2022.

De acordo com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “em Janeiro do próximo ano, vão entrar para formação mais de 100 pediatras e 54 médicos na área da obstetrícia e ginecologia, os números mais altos de sempre. Claro que, isto demora tempo a produzir efeitos porque a formação demora tempo, embora os internos da especialidade comecem desde cedo a apoiar as populações a que se dirigem”.

No caso de Évora, estamos a fazer outra coisa muito importante que é a construção do novo hospital central do Alentejo. Trabalhar num hospital moderno vai, com certeza, atrair para a região os profissionais necessários para que o serviço esteja assegurado no futuro. Nós vamos tomar as medidas conjunturais para que o serviço (urgência pediátrica) se mantenha a funcionar no entretanto e não temos dúvidas que a formação de mais especialistas vai ser positivo”.

Manuel Pizarro assegura ainda que “as pessoas podem sentir-se seguras uma vez que o Governo está profundamente empenhado no Serviço Nacional de Saúde e prova disso é que vamos ter, em 2023, o maior orçamento de sempre para o SNS”.

No hospital de Évora, a falta de profissionais de saúde, sobretudo na área da pediatria, tem causado alguma preocupação. No entanto, o Hospital já garantiu que tem conseguido garantir todas as escalas”.

GNR de Évora deteve oito pessoas este fim de semana

Doze acidentes de viação, dos quais sete colisões, três atropelamentos e dois despistes foram registados entre sexta-feira e domingo, 18 a 20 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, na sua área de responsabilidade. Destes sinistros resultou um ferido grave e danos materiais.

Dois incêndios foram registados este fim de semana: um urbano em Mora, tendo provocado danos em quarto de habitação e outro num veículo ligeiro de passeiros na A6, km 54, em Montemor-o-Novo, tendo ardido na totalidade

A GNR, no mesmo período efetuou oito detenções, das quais sete em flagrante delito e uma fora de flagrante delito, nomeadamente duas pelo crime de furto de materiais não precisos, duas pelo crime de condução sem habilitação legal, uma pelo crime de condução em estado de embriagues, uma por desobediência, outra por crimes contra as pessoas e outra em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 27 ocorrências, sendo 14 crimes contra o património e sete contra as pessoas, três previstos em legislação avulsa, dois contra a vida em sociedade e um crime contra o Estado.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 154 infrações à legislação rodoviária e nove à legislação policial.

GUS recebe 70 mil euros para melhorar campos de futebol

O Grupo União Sport (GUS) recebeu, no âmbito do fundo “Crescer 2024”, um montante de 70 mil euros para reabilitar as suas instalações, a vários níveis.

A notícia foi avançada pelo presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, no aniversário do clube, onde revelou que este valor serve sobretudo, para um campo de futebol de 7, no estádio. “O União candidatou-se a este projeto e, portanto, tem assegurado o financiamento de 70 mil euros, para fazer um campo de futebol de 7, sintético, no topo poente do estádio”.

Esse montante servirá também para mudar o relvado natural, para sintético, uma vez que o natural “acarreta maiores encargos” na manutenção, e dessa forma “será possível ter todas as equipas de formação a trabalhar no mesmo local”, adianta António Pereira apelando ao apoio também por parte da autarquia montemorense.

António Pinto Xavier, vereador no município de Montemor-o-Novo, revela que a Câmara ajudou o clube a efetuar esta candidatura onde, “para além do campo de futebol de 7 era também objetivo um campo de futebol de 11 também com linhas de 9, mas vamos perceber agora os moldes de financiamento e o sonho seria conseguirmos fazer tudo, para que os miúdos do União possam jogar no seu estádio, criando novas dinâmicas para o clube”.

O futebol precisa de capital humano”, acrescenta António Pinto Xavier, considerando, que atualmente, não é uma tarefa fácil.

Grupo União Sport que recebeu, no âmbito do fundo “Crescer 2024”, um montante de 70 mil euros para reabilitar as suas instalações, a vários níveis.

De recordar que o Fundo “Crescer 2024”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações Distritais e Regionais da modalidade, e tem como objetivo as melhorias das instalações desportivas, bem como fazer crescer o número de praticantes para 300 mil até 2024.