Este sábado há festa no Lavadouro de São Geraldo requalificado pelo projeto “Estendal”

Amanhã, sábado, 19 de novembro, é dia de Festa no Lavadouro de São Geraldo, um dia em que o projeto “Estendal” vê concluída a sua primeira fase.

Este é um projeto de arte urbana em lavadouros públicos, que teve início em setembro e tem como tema base a água. Nesta primeira fase, ganharam vida quatro lavadouros, em Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço e São Geraldo.

António Danado, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, revela que amanhã o objetivo passa por “apresentar o projeto à população de São Geraldo, com uma mesa posta e uma festa promovida e incentivada pela artista” Mariana Duarte Santos, porque os lavadouros são, de facto, para servir a população”.

O intuito com este projeto, por parte do município foi “criar novas dinâmicas turísticas nas zonas rurais”, acrescenta António Danado. A União de freguesias, adianta o presidente, apoiou os artistas “na contratação de refeições e dormida dos artistas, bem como no apoio logístico e pagamento dos materiais”.

Para António Danado este é um projeto “arrojado e interessante” e a população de São Geraldo e Fazendas do Cortiço vai gostar de ver os lavadouros intervencionados de outra maneira”, adiantando que em São Geraldo “os lavadouros continuam a ser utilizados pela população; já em Fazendas do Cortiço o espaço estava meio abandonado, pelo que os operacionais da junta andaram a limpar todo o espaço envolvente e a prepará-los para que as intervenções pudessem ser feitas e têm agora um novo ar, mais alegre e ligado à terra”.

A artista, explica António Danado, utilizou “a pintura, misturas e trabalhos com terra, sendo esta uma capacidade de intervenção em espaço rural que nos parece interessante mostrar à população”.

O presidente da União de Freguesias de Nossa da Vila, Bispo e Silveiras convida a população a juntar-se a esta festa, amanhã, onde “todos podem trazer um bocadinho de si e aumentar o convívio à volta desta reabertura dos lavadouros, em São Geraldo”.

Lavadouro de São Geraldo que amanhã está em Festa, a partir do meio-dia, com a apresentação da primeira fase do projeto “Estendal”, que deu uma nova vida, através dos artistas Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Los Pepes e Mariana Dias Coutinho não só a este lavadouro, mas também aos de Casa Branca, Santiago do Escoural e Fazendas do Cortiço.