Exposição “Pequenos objetos de devoção” em Montemor-o-Novo

No âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Unidade de Património Cultural está a desenvolver um conjunto de exposições temporárias com o título: “O Castelo desceu à cidade”. Estas exposições têm por objetivo descentralizar o património, tornando-o mais acessível a outros tipos de público.

A primeira exposição tem por título ‘Pequenos Objetos de Devoção’ e está patente no Arquivo Municipal, Centro Interpretativo do Castelo e Igreja do Calvário.

O uso de pequenos objetos que remetem para o sagrado é conhecido desde a pré-história- onde o paganismo era comum a todos os territórios – e, sendo gradualmente dominado pelo Cristianismo, estende-se até aos dias de hoje. Este uso é, sobretudo, motivado pela crença num efeito protetor que estes possam ter.

Nesta exposição, nos três espaços físicos referidos, mostramos-lhe alguns objetos de devoção, encontrados em escavações arqueológicas realizadas no Castelo de Montemor-o-Novo, entre 2003 e 2012. A complementar estes objetos apresentamos também alguns documentos referentes ao tema.