No dia em que se assinalam os 100 anos de José Saramago, o Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” foi atribuído à Biblioteca Municipal Almeida Faria, com o projeto “Roteiro Literário Levantado do Chão”.
O prémio, que este ano conta com a segunda edição, é uma distinção da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e da DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), que tem como objetivo distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O júri da edição de 2022 atribuiu este prémio, ex-aequo, ao projeto “Roteiro Literário Levantado do Chão”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo e ao projeto “Almonda = AL Mundo, um rio à nossa volta”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Torres Novas.
É “com enorme orgulho, mas com um ainda maior sentido de responsabilidade” que o município vê o projeto “Roteiro Literário Levantado do Chão” receber esta distinção nacional pelo enquadramento das suas ações com os objetivos delineados pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Este reconhecimento “é também uma homenagem a José Saramago e à continuação do seu trabalho através do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão”.