Apoio psicoeducativo no Centro Juvenil de Montemor às sextas-feiras

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, todas as sextas-feiras, entre as 9 e as 18 horas, presta apoio psicoeducativo, com a presença da psicóloga Carla Brito.

Precisas de apoio vocacional, apoio na gestão das emoções ou dos conflitos familiares ou simplesmente alguém com quem falar sobre os teus problemas e desafios? O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem o apoio especializado para te dar acompanhamento e ajudar-te a encontrar soluções para os teus problemas.

Os interessados podem marcar a sessão, pelo email juventude@cm-montemornovo.pt ou simplesmente aparecer no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, numa sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas.

Mostra de São Martinho este fim de semana em Cabrela

A 8ª edição do Evento Gastronómico local- Filhós de Cabrela, decorre este fim de semana, dias 12 e 13, em Cabrela, inserido na Mostra de São Martinho.

O certame abre às 15 horas de sábado, 12 de novembro, com desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo a partir do Largo Dr. Pascoal Coelho.

Haverá também mercado de produtos locais, feira do livro, artesanato ao vivo e espaço família.

No sábado, às 16 horas é lançado o livro “A última solidão”, de Carmen Garcia e meia hora mais tarde decorre a hora do conto. Pelas 17 horas há magusto e às 21.30 horas um momento musical.

Já no domingo, 13 de novembro, às 15 horas está previsto o lançamento do livro “Da Pena do Poeta”, de Henrique Tigo, pelas 16.30 horas há demonstração de filhós e às 18 horas, um momento musical.

Residência artística no dia 12 no telheiro da encosta do Castelo

Uma residência artística com o título “Matérias Coordenadas”, por Magalie Rastello e Marcelo Valente (o duo MAGMA), vai decorrer no telheiro da encosta do Castelo, no próximo dia 12 (sábado).

O duo MAGMA foi um dos vencedores do Concurso de Residências Artísticas Tradição Contemporâneo 2022 e está a desenvolver o seu projeto em outubro e novembro, na Oficinas do Convento.

‘Matérias Coordenadas’ consiste na construção de uma impressora 3D cerâmica, rudimentar e low-tech, que funciona 100% a energia muscular e pode ser manejada por várias mãos. Os artistas vão criar uma pasta composta de barro misturado com matérias orgânicas locais para, em seguida, imprimir objetos singulares e efémeros no exterior, em torno do lugar da residência, de forma coletiva e participativa. Uma vez imprimidos os objetos, deixam o barro meio cozido ou meio cru, seco pelo fogo, pelo sol ou pelo vento.

As questões que o duo focaliza são a temporalidade dos objetos feitos de barro, e a pertinência de produzir objetos que não duram muito tempo. A organização é das Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação.

Espetáculos de “qualidade” e gratuitos para atrair pessoas à Festa da Vinha e do Vinho

Cuca Roseta é a responsável por abrilhantar a noite desta quinta-feira, 10 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, que decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade.

Ontem, na primeira noite do certame, foram os Sangre Ibérico que animaram o público. Até ao último dia do certame, vão passar pelo palco principal artistas como Ivandro e Karetus, amanhã à noite, Aurea, no sábado, e Rebeca, no domingo.

Segundo o presidente da Câmara, António Anselmo, a importante promoção do vinho e da vinha tem de ser sempre acompanhada de um “bom cartaz musical”, para que as pessoas possam aderir ao evento. Por essa razão, garante que, enquanto for ele o presidente, todos estes espetáculos serão gratuitos. “Tem de haver um controlo muito grande, em termos de segurança, mas aumentámos a dimensão do pavilhão e temos esperança que vá correr tudo bem”, comenta.

Mesmo com menos dois dias de feira, relativamente a edições anteriores, António Anselmo garante que “o impacto” do certame é agora maior. “Segunda e terça-feira eram mais ou menos dias mortos e assim conseguimos trazer artistas de maior qualidade”, assegura o autarca, tendo esperança que, até final do evento, as condições meteorológicas colaborem.

Fazendo ainda referência à candidatura do Vinho da Talha a Património Imaterial da Humanidade, num processo liderado pela Câmara da Vidigueira, mas do qual Borba também faz parte, António Anselmo considera que o importante é apoiar cada ideia que “seja boa” para o Alentejo.  “Vila Viçosa, Estremoz, Alandroal, Elvas avançam com qualquer situação, que serve para todos nós e eu sou o primeiro a lá estar”, diz ainda.

XXIV Critério Corta-Mato Paulo Guerra arranca no sábado em Borba

A XXIV edição do Critério Corta-Mato Paulo Guerra, promovida Associação de Atletismo de Évora, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), contará, este ano, com um total de dez provas, a primeira já no sábado, dia 12, em Borba.

A prova, cuja concentração está marcada para as 14h15, decorre, a partir das 14h55, nos terrenos anexos ao Complexo Desportivo de Borba.

Para além de Borba, recebem a prova Portel, Viana do Alentejo, Mourão, Montemor-o-Novo, Évora, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz, Mora e Redondo.

Através desta competição pretende-se motivar a participação de atletas e clubes filiados na Associação de Atletismo de Évora neste tipo de provas, envolver os municípios do Alentejo Central, com o seu contributo para o êxito da iniciativa e para a divulgação da modalidade, e os estabelecimentos de ensino locais, promovendo o Desporto Escolar.

Paulo Guerra representou o Grupo Desportivo Diana e o Lusitano Arraiolense, tornando-se uma figura a nível mundial ao conquistar, na época de corta-mato 98/99, a medalha de bronze no Mundial da especialidade.

Candidaturas abertas para eleição da Árvore do Ano 2023

O Concurso nacional “Árvore do ano 2023”, numa organização da União da Floresta Mediterrânica, já tem candidaturas abertas, até dia 18 deste mês.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo revela que esta é a fase destinada a “submeter a candidatura de uma árvore a concurso, que pode ser feita por parte de qualquer entidade ou cidadão e que depois podem vir a representar Portugal, no concurso Europeu”.

O concurso pretende destacar “a importância das árvores antigas, na herança cultural das comunidades onde se inserem, bem como a sua história e relação com as pessoas”.

Ana Pereira revela ainda que depois de submetidas as árvores a concurso, “serão dez finalistas, escolhidas por um júri, e depois são submetidas à votação do público, e em 2023 a eleita representará Portugal, no concurso europeu”.

De recordar que, em 2022, a Sobreira Grande de Arraiolos ficou em terceiro lugar, neste concurso, a nível europeu; já em 2021, o Plátano do Rossio de Portalegre ficou em quarto lugar e, em 2018 o Sobreiro “O Assobiador” de Palmela foi o vencedor da árvore Europeia do Ano.

As candidaturas para a Árvore Europeia do ano 2023 podem ser feitas aqui. Este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.

Cercimor comemora São Martinho com venda de castanhas em Montemor esta sexta-feira

A Cercimor assinala amanhã, sexta-feira, 11 de novembro, o São Martinho, como manda a tradição, com venda de castanhas e prova de vinho.

Susana Largatixo, técnica superior de animação sociocultural, na Cercimor, revela que esta “é uma atividade que vai decorrer em todas as unidades, nomeadamente em Mora e Vendas Novas, no seu espaço, com um magusto mais restrito, já em Montemor haverá venda de castanhas”.

Em Montemor-o-Novo, é no Largo Humberto Delgado, que vai ser feita a “venda de castanhas assadas, bem como de vinho, onde a animação e música não vai faltar”, onde serão os utentes da instituição, que promovem e animam este dia”, acrescenta Susana Largatixo, convidando “todos a festejar o São Martinho connosco”.

São Martinho, comemorado amanhã, entre as 10 e as 16 horas, no Largo Humberto Delgado, numa organização da Cercimor.

Festival Arca arranca esta quinta-feira com filme “Objetos de Luz”

O ARCA, Festival de Arquivo e Cinema, está de regresso amanhã, quinta-feira, 10 de novembro, a Montemor-o-Novo, numa organização do Cineclube e Filmoteca de Montemor.

Neste primeiro dia e como revela Pedro Conceição, responsável pelo festival, que vai para a sua 4ª edição, é inaugurada a exposição “Sensibilité extremé”, a partir da recolha de imagens e audiovisuais para o arquivo municipal e que nos traz uma coleção de 68 vidros histeroscópicos fotográficos, que estará patente no Curvo Semedo até dia 27 deste mês”.

 Depois da inauguração desta exposição é exibido um filme “Objetos de Luz”, que embora “seja recente fala sobre a trajetória de um dos mais importantes da direção de fotografia do cinema português, Acácio Almeida, e acaba por ser uma retrospetiva da história do cinema português, desde que Acácio Almeida começou a trabalhar em cinema, nos anos 50”, acrescenta Pedro da Conceição.

Pedro da Conceição deixa ainda o convite a todos os montemorenses e não só, para que “consultem a programação, apareçam e desfrutem da oferta deste Festival de Cinema, em Montemor, que nos aproxima cada vez mais das nossas memória coletiva e das memórias do concelho.

Os bilhetes para as diversas iniciativas, que têm início às 21.30 horas, do Festival ARCA podem ser adquiridos na Bilheteira online do município, ou no Cineteatro Curvo Semedo.

ARCA, o Festival de Arquivo e Cinema que arranca amanhã, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor, onde decorre até dia 27 deste mês.

Três acidentes registados quarta-feira pela GNR de Évora

Três acidentes de viação, dos quais duas colisões e um despiste foram registados ontem, quarta-feira, 9 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 12 ocorrências, sendo oito crimes contra o património e quatro contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda dez infrações à legislação rodoviária, uma à legislação policial e outra à legislação ambiental.