Visita a lagar e prova de azeite em Montemor no dia 12

As Visitas ao Património, em Montemor-o-Novo, prosseguem no próximo dia 12, sábado. Desta vez, trata-se do evento “Azeite Abundante, bom ano pradiante“, integrado no Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, com início marcado para as 10 horas, com uma visita ao lagar e prova de azeite.

A visita é gratuita, mas necessita de inscrição prévia. Informações e inscrições no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo. A organização é do Município de Montemor-o-Novo.

“Montemor-o-Novo, Borrego à Mesa”integrado no Festival das Sopas em Montemor

No âmbito Festival de Sopas, decorre o concurso “Montemor-o-Novo, Borrego à Mesa”, um concurso gastronómico que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar um produto de excelência produzido no concelho, nomeadamente o Borrego.

O concurso tem duas modalidades, tradição e inovação e podem participar todos os interessados profissionais ou amadores, bastando para isso inscrever-se até ao dia 11 de Novembro no Posto de Turismo.

Haverá prémios, até 450€ por categoria! Participe! Aceda à ficha de inscrição e normas de participação do Concurso estão disponíveis aqui.

Operação da GNR “Censos sénior 2022” com menos idosos sinalizados no distrito de Évora

A Operação “Censos Sénior 2022” da GNR decorreu ao longo do mês de outubro, em todo o território nacional, no âmbito do Policiamento Comunitário.

O objetivo desta operação passou por realizar um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha e isolada, atualizando os registos das edições anteriores.

Nesta operação, através das diversas ações realizadas, os militares privilegiaram o contacto pessoal com os idosos em situação vulnerável, para os sensibilizarem e alertarem para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”, revela o Capitão João Lourenço, das relações públicas da GNR.

Na edição de 2022 da Operação “Censos Sénior”, a GNR realizou 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

A nível nacional, e comparativamente com o ano passado, este ano foram sinalizados mais idosos. O Capitão João Lourenço afirma que, “este ano foram sinalizados 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, um número superior ao do ano passado, em que foram sinalizados 44.484 pessoas”.

Já no distrito de Évora registou-se uma diminuição de sinalizações, menos 17 face a 2021. “Este ano em Évora foram sinalizados 2924 idosos, já no ano passado foram sinalizados 2941 idosos.

O Capitão João Lourenço esclarece que esta diminuição de sinalizações pode ter várias razões, entre elas “a saída do programa porque não configuram uma situação vulnerável, por falecimento, pelo facto de terem mudado de residência ou terem sido acolhidos por familiares, ou mesmo institucionalizados”.

“Operação Censos Sénior 2022”, da GNR que decorreu ao longo do mês de outubro, tendo sido sinalizados, no distrito de Évora 2.924 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, um número inferior a 2021, altura em que foram sinalizadas 2.941 pessoas.

Torneio Medieval Solidário no sábado na Arena d’Évora

O Comando Territorial de Évora da GNR, numa colaboração estreita com a Câmara Municipal de Évora, e integrado nas Comemorações do Dia de Unidade, vai organizar na Arena d’Évora, um Torneio Medieval Solidário, no sábado, 12 de novembro.

Com uma vasta experiência na recriação de torneios/justas medievais, o Comando Territorial de Évora, através dos seus militares, tem-se afirmado em variados eventos medievais. Procurando aliar a experiência na recriação histórica à necessidade de apoiar os mais carenciados, mais uma vez, a GNR procura, com o apoio da população do distrito de Évora, fazer chegar essa ajuda a diversas instituições de solidariedade do distrito.

Para a GNR conseguir alargar o apoio ao maior número de instituições/cidadãos, o acesso ao recinto será materializado através da doação de bens alimentares não perecíveis, roupa ou brinquedos. Os bilhetes para acesso poderão, antecipadamente, ser trocados pelos bens referidos nas instalações do Comando Territorial de Évora ou na Câmara Municipal de Évora, podendo ainda ser trocados no próprio dia do evento nas bilheteiras da Arena d’Évora.

O início do evento está marcado para as 20h30.

Histórias na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo nos dias 11 e 25 de novembro

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, realiza Sessões de Contos Presenciais, com leitura e exploração de histórias.

As iniciativas, decorrem esta sexta-feira, 11 de novembro e no dia 25 deste Mês, destinando-se a todas as idades, e têm participação livre.

Pode obter informações e inscrever-se previamente pelo 266 898 105 ou biblioteca@cm-montemornovo.pt

InnovPlantProtect usa tecnologia digital para proteger plantas de pragas

Através de tecnologia digital, o InnovPlantProtect, em Elvas, tem vindo a desenvolver serviços para proteger culturas e plantas de pragas e doenças.

Estes serviços, explica a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo (na imagem), têm vindo a ser desenvolvidos através do trabalho conjunto de dois departamentos: o de diagnóstico e monitorização de pragas e doenças e o de análise de risco e gestão de dados.

“Estes serviços pretendem, em última análise, permitir e apoiar uma agricultura mais sustententável”, assegura a responsável, alertando para o facto do InnovPlantProtect não produzir tecnologia: “utilizamos o que está no mercado, ou atestamos o que é novo, mas o objetivo final é desenvolver serviços que satisfaçam os requisitos dos utilizadores finais”.

Com a inovação, por um lado, e a proteção das plantas, por outro, num “casamento” entre os dois departamentos, o InnovPlantProtect procura, com estes serviços, não só satisfazer as necessidades dos agricultores, mas “compreender as necessidades que ainda não foram suprimidas”.

O trabalho desenvolvido para a proteção de culturas e plantas de pragas e doenças é o tema em destaque na rubrica desta semana do InnovPlantProtect. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Festa da Vinha e do Vinho já anima pavilhão de eventos de Borba

A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, já abriu portas no pavilhão de eventos da cidade, onde decorre até domingo, 13 de novembro.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que não tem dúvidas que este é um evento que promove o vinho, “um produto de excelência” que, por sua vez, tem “ajudado a qualificar o território”. O certame, que transforma o produto num “local de festa, de convívio, de experimentação, de compras e vendas”, é “fundamental para a atratividade do território”.

Com a restauração de Borba esgotada por estes dias, bem como as dormidas, estas festas e feiras, em tornos dos produtos endógenos, garante Carlos Miguel, “ajudam os produtos, os produtores, mas também ajudam muito as economias em que elas se realizam”.

Já o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, que se diz “muito feliz” com a realização de mais uma edição do evento, recorda de que é feita esta festa: “vinho, comida, pessoas, doces, enchidos, queijo, azeite”. “Ao fim de tantos anos, mais de 30 anos, é bom continuarmos com este ritmo de andamento”, acrescenta.

O autarca aproveitou ainda a oportunidade para, e depois de Borba ter sido o primeiro município a aceitar a transferência de competências em diversos domínios, como Educação, Saúde e Ação Social, alertar o secretário de Estado para a necessidade de um ajuste de verbas para fazer face às dificuldades. Sobre este assunto, Carlos Miguel garante que o Governo está “atento e a trabalhar” no processo de descentralização de competências, que tem ainda de ser aperfeiçoado. “Em matéria de Educação, já demos largos avanços e está praticamente tudo fechado com a Associação Nacional de Municípios em benefício das transferências, mas, por exemplo, na Ação Social ainda há muita coisa a acertar”, revela.

Presente na cerimónia de abertura do certame esteve também o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, que encara o evento como sendo de enorme relevância para a região, uma vez que “dinamiza um dos setores mais importantes deste território”.

Sendo este um evento que “abriu caminho” para que outras feiras do género fossem surgindo na região, assegura o autarca, com estes certames, e com a colaboração de todos, consegue-se fazer mais em prol da economia local. Os vários projetos a decorrer, como a da dinamização da Serra d’Ossa, iniciado pelo Município de Redondo, mas que envolve todos os municípios do Alentejo Central, não tem dúvidas João Grilo, acabam por beneficiam todos os concelhos.

Também presente na abertura da Feira da Vinha e do Vinho esteve o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, que considera que a região só tem desenvolvimento se “todos os municípios trabalharem em conjunto, em harmonia”, tendo esperança que este certame seja “um sucesso”.

“Tudo o que é bom e em Borba se passa é bom para Estremoz, é bom para a região. Temos é de estar presentes e assinalar, com isso, a importância e o reconhecimento do trabalho que é feito. Se cada um trabalhar isoladamente, não ganhamos escala e todos perdemos”, diz ainda José Sádio.

A organização do evento, que conta com a participação de 80 expositores, é do Município de Borba, com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.

No certame, de entrada livre, encontram-se expositores de artesanato, produtores de vinho, produtos regionais, doçaria, serviços vitivinícolas, havendo ainda espaço para uma mostra empresarial e institucional.

Quanto ao cartaz de espetáculos, a Festa da Vinha e do Vinho conta, na noite desta quarta-feira, com a atuação dos Sangre Ibérico. Os fadistas de Borba e Cuca Roseta atuam amanhã; Ivandro, Cromos da Noite, Karetus e Dj Diaz na sexta-feira à noite; Aurea, Dj Brat e Dj S-Silva, na noite de sábado; e Rebeca, no domingo, às 16 horas. No arraial de São Martinho, na sexta-feira, dia 11, às 18.30 horas, há oferta de castanhas e vinho; no sábado, às 11 horas, decorre o circuito das tascas.

Montemor: Dueto de Guitarras de Évora no Ciclo de Outono

O Cineteatro Curvo Semedo recebeu, no passado sábado, 5 de novembro, a segunda iniciativa do Ciclo de Outono 2022.

A mítica e bonita sala de espetáculos de Montemor-o-Novo acolheu o ‘Dueto de Guitarras de Évora’, constituído pelo montemorense João Macedo e José Farinha. O dueto apresentou o Concerto ‘Músicas do Mundo’, preenchido por um programa eclético, que permitiu uma viagem musical por vários pontos do globo, com músicas tradicionais de Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Brasil, Argentina, México, Japão, entre outros.

Tratou-se, segundo o Município de Montemor-o-Novo, “de uma iniciativa de grande qualidade, que conquistou todos os presentes”.

Corrida Sempre Mulher é dia 13 em Santiago do Escoural

A convite da organização da Corrida Sempre Mulher, campanha de prevenção da luta contra o cancro da mama, a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural vai realizar no próximo dia 13 (domingo) uma caminhada, pelas 10.30 horas, em simultâneo com a que vai ocorrer no Parque das Nações, em Lisboa.

O percurso tem uma distância de cinco quilómetros, com início e final na Praça da República, passando por algumas ruas da vila, atravessando um caminho rural com passagem pela mítica Fonte da Ferrenha e da estrada nacional 2.

Haverá animação musical à partida e chegada destinada às participantes e a quem quiser aparecer na Praça da Républica. O preço da inscrição por participante na Caminhada é de 12 euros. A receita das inscrições será entregue à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

As inscrições são pessoais e intransmissíveis, não tendo direito a reembolso, qualquer que seja o motivo. As inscrições podem ser efetuadas na secretaria da Junta de Freguesia do Escoural ou pelo email geral@jf-santiagodoescoural.pt. Com indicação do numero da t-shirt.

O pagamento pode ser efetuado em numerário na Junta de Freguesia ou por MB WAY para o número 961 363 346.

Os kits de participação (T-shirt, Número Frontal e Saco-mochila) poderão ser levantados na Junta de Freguesia do Escoural a partir do dia 10 de novembro ou no dia da competição.

A participação na corrida é destinada a todas as classes etárias podendo participar a andar ou a correr desde que devidamente inscrita(o)s. As crianças e jovens até aos 18 anos de idade podem acompanhar um adulto devidamente inscrito sem estarem inscritas, mas não terão direito às ofertas dos patrocinadores nem ao KIT de participação. Só tem direito ao Kit quem efetuar a inscrição e proceder ao pagamento.

GNR de Évora regista 96 infrações à legislação rodóviaria em 24 horas

Seis acidentes de viação, dos quais três colisões e três despistes foram registados ontem, terça-feira, 8 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultou um ferido leve e danos materiais.

Em Reguengos de Monsaraz ocorreu um acidente de trabalho, do qual resultou um ferido leve.

A GNR registou também dois incêndios urbanos, em Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas, que causaram danos materiais.

Ainda ontem foram efetuadas quatro detenções, uma em flagrante delito pelo crime de condução estado de embriaguez e três fora de flagrante delito, em cumprimento de mandato de detenção, duas  para presença em ato processual e uma para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 11 ocorrências, sendo seis crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois crimes contra o Estado e um contra a vida a sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 96 infrações à legislação rodoviária e duas à legislação ambiental.

Fanfarra dos Bombeiros de Montemor-o-Novo comemorou os seus 50 anos (c/fotos)

No sábado, 5 de novembro, comemorou-se o 50.º Aniversário da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com antigos e atuais elementos, representantes de entidades convidadas e população.

A iniciativa incluiu hastear de bandeiras, romagem ao cemitério, uma bonita e simbólica atuação da Fanfarra e momentos musicais com a Banda da Sociedade Carlista, que interpretou as “Águas de Botaréu”, de Amílcar Morais, e o Hino dos Bombeiros, e o Grupo Coral Fora d´Oras, que também cantou o Hino dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Já no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (AHBVMN), teve lugar a Sessão Solene Comemorativa do 50.º Aniversário da Fanfarra. Na mesa da iniciativa estiveram presentes Nuno Falcão (representante da Fanfarra), Luís Torres (presidente da Assembleia Geral da AHBVMN), Vítor Falcão (comandante em Substituição), António Pinetra (presidente da AHBVMN), Paulo Ferreira (representante da Federação dos Bombeiros), Maria João Rosado (Comandante Distrital), António Danado (presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras) e Olímpio Galvão (presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo).

A iniciar a Sessão Solene, conduzida por Paulo Canas, foi lido um texto, escrito pelo Bombeiro Rui Brito, que sintetizava a história da Fanfarra, desde a sua criação, em 1972, por dez prodigiosos bombeiros – António Lambuça, António Batista, Daniel Simões, Florindo Pais, Francisco Roque, Joaquim Chapa, João Coelho, José Guerra, José Augusto Mota, Manuel Lebre – e que fez referência ao contributo de todos os Chefes da Fanfarra, dos mais antigos aos mais recentes.

Decorreram, igualmente, diversas intervenções alusivas, momento que terminou com as palavras do Presidente da Câmara Municipal.

Olímpio Galvão, que também nasceu em 1972, referiu que “meio século de vida é obra. Muito trabalho foi preciso para manter a chama acesa de todos os que por aqui passaram e muita dedicação à causa foi exigida”. O presidente de Câmara, em nome do Município, deu os parabéns à Fanfarra, dando nota que “este executivo da Câmara Municipal está como nunca ao lado dos Bombeiros de Montemor-o-Novo”, referindo que, em 2022, “os apoios à AHBVMN estão estimados em cerca de 230 mil euros, que é um dos maiores apoios de sempre, senão o maior, atribuídos aos Bombeiros de Montemor-o-Novo”. Para além destes apoios, disse Olímpio Galvão, foi assinado o Acordo de Cedência por Interesse Público, de Hugo Ventura, trabalhador da autarquia, para que venha a ser o próximo Comandante.

Depois das intervenções, realizou-se a entrega de medalhas e homenagens a elementos da Fanfarra. Aqui merece destaque maior o momento da entrega da medalha a Jorge Martins, com o “Joca” a escancarar um sorriso de felicidade e a dizer “Viva os Bombeiros.

Este momento terminou com duas mais que merecidas homenagens a Luís Maria Melgão Parreira e Florindo Pais, sendo proferidas palavras que a todos emocionaram, pois sem dúvida que são elementos que marcaram e continuam a marcar gerações de Bombeiros e Fanfarristas.

As comemorações dos 50 anos da Fanfarra culminaram com um almoço convívio no quartel.

StartUP Montemor-o-Novo tem nova promotora

Maria Conceição é a mais recente empreendedora a juntar-se à comunidade StartUP Montemor-o-Novo, localizada na Zona Industrial da Adua em Montemor-o-Novo.

A promotora irá ocupar a Box 8, desenvolvendo um projeto na área da produção de tintas naturais provenientes de biorresíduos, assim como apostar na dinamização de workshops para crianças e adultos.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 30 milhões

O concurso de ontem, 8 de novembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que no sorteio da próxima sexta-feira, dia 11, vai estar em jogo um jackpot de 30 milhões de euros.

Três apostadores no estrangeiro ganharam o segundo prémio, de 173 mil euros. Já um jogador em Portugal e três no estrangeiro foram contemplados com o terceiro prémio, de 40 mil euros.

O quarto prémio, de 2.500 euros, vai para um total de 15 apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora de ontem é composta pelos números 3, 5, 32, 33 e 50 e pelas estrelas 1 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.

“Espaço do Tempo” vence concurso da DGArtes para financiamento dos seus projetos

O “Espaço do Tempo”, ficou em primeiro lugar, no concurso para obtenção de financiamento, por parte da Direção-Geral das Artes. No entanto, mais duas entidades do concelho de Montemor-o-Novo estão também já selecionadas, neste concurso.

Para Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo, este “é um dia muito especial”, demonstrando-se “feliz”, porque apesar de termos esta pontuação e termos ficado em primeiro lugar, sentimo-nos sempre muito frágeis em qualquer concurso e gostamos muito de ser avaliados, porque é importante fazer o melhor possível.

Rui Horta acrescenta que está também “muito contente pela Alma D’Arame e pela Oficinas do Convento, e isso significa muita para a nossa cidade, que vive de cultura e se define como cidade de cultura”.

Já o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, revela que “estes são apenas valores provisórios e que estas três entidades, no seu conjunto, vão receber 840 mil euros, por ano, isso dá bem conta dos recursos que a cultura disponibiliza para o território”.

Pedro Adão e Silva demonstra-se “feliz” pelo facto de três entidades de Montemor serem apoiadas e que tiveram os seus projetos reconhecidos pelo júri e isso, acrescenta ao ministro “é importante, porque há aqui essa ligação entre criação artística e património, que faz parte da identidade de Montemor e que o Ministério da Cultura continuará a apoiar”.

“Espaço do Tempo”, que ficou em primeiro lugar, na seleção, ainda que de forma provisória para receber financiamento para os seus projetos, por parte da DGArtes. Também a Alma D’ Arame e Oficinas do Convento viram os seus projetos aprovados.