Fanfarra dos Bombeiros de Montemor-o-Novo comemorou os seus 50 anos (c/fotos)

No sábado, 5 de novembro, comemorou-se o 50.º Aniversário da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com antigos e atuais elementos, representantes de entidades convidadas e população.

A iniciativa incluiu hastear de bandeiras, romagem ao cemitério, uma bonita e simbólica atuação da Fanfarra e momentos musicais com a Banda da Sociedade Carlista, que interpretou as “Águas de Botaréu”, de Amílcar Morais, e o Hino dos Bombeiros, e o Grupo Coral Fora d´Oras, que também cantou o Hino dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Já no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (AHBVMN), teve lugar a Sessão Solene Comemorativa do 50.º Aniversário da Fanfarra. Na mesa da iniciativa estiveram presentes Nuno Falcão (representante da Fanfarra), Luís Torres (presidente da Assembleia Geral da AHBVMN), Vítor Falcão (comandante em Substituição), António Pinetra (presidente da AHBVMN), Paulo Ferreira (representante da Federação dos Bombeiros), Maria João Rosado (Comandante Distrital), António Danado (presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras) e Olímpio Galvão (presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo).

A iniciar a Sessão Solene, conduzida por Paulo Canas, foi lido um texto, escrito pelo Bombeiro Rui Brito, que sintetizava a história da Fanfarra, desde a sua criação, em 1972, por dez prodigiosos bombeiros – António Lambuça, António Batista, Daniel Simões, Florindo Pais, Francisco Roque, Joaquim Chapa, João Coelho, José Guerra, José Augusto Mota, Manuel Lebre – e que fez referência ao contributo de todos os Chefes da Fanfarra, dos mais antigos aos mais recentes.

Decorreram, igualmente, diversas intervenções alusivas, momento que terminou com as palavras do Presidente da Câmara Municipal.

Olímpio Galvão, que também nasceu em 1972, referiu que “meio século de vida é obra. Muito trabalho foi preciso para manter a chama acesa de todos os que por aqui passaram e muita dedicação à causa foi exigida”. O presidente de Câmara, em nome do Município, deu os parabéns à Fanfarra, dando nota que “este executivo da Câmara Municipal está como nunca ao lado dos Bombeiros de Montemor-o-Novo”, referindo que, em 2022, “os apoios à AHBVMN estão estimados em cerca de 230 mil euros, que é um dos maiores apoios de sempre, senão o maior, atribuídos aos Bombeiros de Montemor-o-Novo”. Para além destes apoios, disse Olímpio Galvão, foi assinado o Acordo de Cedência por Interesse Público, de Hugo Ventura, trabalhador da autarquia, para que venha a ser o próximo Comandante.

Depois das intervenções, realizou-se a entrega de medalhas e homenagens a elementos da Fanfarra. Aqui merece destaque maior o momento da entrega da medalha a Jorge Martins, com o “Joca” a escancarar um sorriso de felicidade e a dizer “Viva os Bombeiros.

Este momento terminou com duas mais que merecidas homenagens a Luís Maria Melgão Parreira e Florindo Pais, sendo proferidas palavras que a todos emocionaram, pois sem dúvida que são elementos que marcaram e continuam a marcar gerações de Bombeiros e Fanfarristas.

As comemorações dos 50 anos da Fanfarra culminaram com um almoço convívio no quartel.