U. Montemor vence Portel e faz do 1.º Maio fortaleza

Neste domingo, 6 de novembro, a partir das 15h00, realizou-se mais uma jornada no campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Elite decorreu a 5.ª jornada e, na Liga AFE, a 4.ª jornada. Na Elite o Grupo União Sport (GUS) ganhou no Estádio 1.º de Maio por 3-1, impondo a 1.ª derrota ao Portel, enquanto que o Cabrela bateu em casa por 3-1 o Redondense, naquela que foi a sua 1.ª vitória no seu reduto. No grupo B da Liga AFE, o derby entre Foros Vale Figueira e U. Montemor B terminou com um empate 1-1, com o Foros a ser a primeira equipa a roubar pontos ao GUS B. De resto, o Cortiçadense foi a Santana do Campo perder por 3-2, o Valenças foi ao CHE Morense ganhar por 1-2, o Escouralense bateu em casa por 3-1 o S. Pedrense, numa jornada em que descansou o Fazendas do Cortiço.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, o treinador do GUS, João Guerra, fez mudanças no 11 inicial do GUS, saindo 4 jogadores que foram titulares na jornada passada, sendo a maior novidade a mudança na baliza, com William Paes a ser titular pela primeira vez para o campeonato. O GUS entrou bem no jogo e de forma muito acutilante. Aos 6 minutos, é assinalada grande penalidade a favor do União, ficando dúvidas se a falta terá sido dentro ou fora da grande área. Rodrigo Vicente apontou e fez o golo inaugural da partida. Contra a corrente do jogo, o Portel chega à igualdade, aos 11 minutos, após falha do centro da defesa, com Brayan a aproveitar e a fazer um chapéu ao guardião unionista. Se na frente o União estava bem, na retaguarda acomulavam-se erros, com o Portel a equilibrar e a estar perto de dar a cambalhota do marcador. Após o golo da equipa forasteira, a partida entrou numa toada de equilíbrio, sem grandes oportunidades. Ao intervalo, ajustava-se o empate a 1 bola. O União entrou a todo gás e chegou ao golo, com 10 minutos muitos bons da equipa treinada por João Guerra, porém, e após o empate, o níveis de confiança alvinegros baixaram e o restante da 1.ª parte foi equilibrado.

Os segundos 45 minutos iniciaram-se sem alterações em ambas as formações. O Portel entrou bem na 2.ª parte, criando calafrios junto da baliza de William Paes. O União não estava bem e perspetivavam-se alterações no União. Aos 59 minutos, o treinador do Portel, Joaquim Cardozo, foi expulso. Aos 62 minutos, no GUS, João Semedo e Catalão foram para jogo, rendendo António Vicente e Thalison. O árbitro assinala nova grande penalidade, por falta sobre Rodrigo Vicente, aos 63 minutos. Na transformação do penalty, o próprio Rodrigo Vicente não tremeu e voltou a faturar, bisando na partida. O União chegaria ao terceiro da tarde, aos 68 minutos, após jogada extraordinária e cruzamento de João Semedo, que entrou muito bem no encontro, com Catalão a rematar primeiro à trave e depois Capela a ser rápido para apontar o seu 1.º golo para o campeonato. O Portel, entretanto, faria a primeiras alterações com Relíquias a entrar para o lugar de Jessim e, pouco depois, Edward iria substuir Mustapha. Aos 72 minutos, no União, João Bugio rende Marco Oliveira. Aos 86 minutos, Tiago Minhoca foi para jogo, substituindo Fábio Capela, que foi dos que mais trabalhou na frente de ataque. Em cima do minuto 90, no Portel, João Ranhola entrou para o lugar de Ike. O jogo iria terminar com o União a assegurar os 3 pontos, mantendo-se 100% vitorioso no seu reduto.

Resultados:
Liga Elite 5.ª jornada 06/11
U. Montemor 3-1 Portel
Arcoense 3-2 Alcaçovense
At. Reguengos 4-1 Monte Trigo
Estrela Vendas Novas 3-0 Sp. Viana
Arraiolense 1-6 Canaviais
Cabrela 2-1 Redondense

Liga AFE série A 4.ª jornada 06/11
Lusit. Évora B 1-0 Bencatelense
Borbense 5-0 Vera Cruz
Aguiar 2-1 O Calipolense
Oriolenses 5-0 Tourega

Liga AFE série B 4.ª jornada 06/11
Santana do Campo 3-2 Cortiçadense
CHE Morense 1-2 Valenças
Escouralense 3-1 S. Pedrense
Foros Vale Figueira 1-1 U. Montemor B
Descansou Fazendas do Cortiço