Ferido leve em despiste entre Mora e Brotas

Foto: Bombeiros Voluntários de Mora

Um ferido leve e danos materiais é o resultado de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros que ocorreu esta tarde de sexta-feira, 4 de novembro, na Estrada Nacional 2, entre Mora e Brotas.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13.36 horas e para o local forma mobilizados os Bombeiros Voluntários de Mora e a GNR, num total de oito elementos, apoiados por quatro viaturas.

Tapete de Arraiolos: uma tradição para todos os gostos

Santo António, São Bento, Dom Luís, Javali ou Guerra Junqueiro são alguns dos tipos de tapetes de Arraiolos existentes no mercado.

Antónia Franco, da Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios, refere que “cada tapete tem a sua história e os seus elementos obrigatórios. Depois a pessoa pode escolher a cor e o tamanho. Até hoje, o mais bizarro que nos pediram foi uma cliente do norte que queria um tapete roxo, um branco, um rosa choque e um amarelo”.

“O preço do tapete varia consoante o tamanho. Atualmente, o maior que temos mede 3.30 metros por 2.80 e custa mais de 2300 euros”, referiu-nos Antónia Franco.

A Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios é uma das empresas presentes na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada que está a decorrer até dia 6, no pavilhão multiusos de Arraiolos.

Ministro da Cultura visita Convento da Saudação, em Montemor (c/fotos)

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, está de visita a Montemor-o-Novo, nesta sexta-feira, dia 4.

A visita teve como ponto de partida o Convento da Saudação, onde estiveram também o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o vice presidente, Henrique Lopes, o diretor artístico do Espaço do Tempo, Rui Horta, assim como o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, a diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e os deputados do PS na Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Évora: Norberto Patinho e Capoulas Santos.

A comitiva segue para uma sessão solene, nos Paços do Concelho e visitará ainda o Espaço do Tempo.

Courela da Freixeirinha acolhe este sábado a iniciativa “Sabedoria da Floresta”

A Healing Forest Portugal é um projeto desenvolvido pelo Colectivo Cura da Floresta e realiza amanhã, sábado, 5 de novembro, na Courela da Freixeirinha, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa denominada de “Sabedoria da Floresta”.

Raquel Shakti, membro da organização revela que o objetivo é, em conjunto com o biólogo Bernardo Sá Nogueira, “observar e interpretar a natureza, bem como as plantas predominantes da região, as suas propriedades e a sua função no ecossistema. Já durante a tarde, os participantes reúnem-se para “refletir sobre o papel do ser humano no ecossistema e como podemos contribuir para deixar um futuro melhor para as futuras gerações”.

A iniciativa decorre amanhã, das 10 às 18 horas e as inscrições devem ser feitas através do número 91 525 77 77 ou do email healingforestportugal@gmail.com, sendo que têm um custo de 40 euros e incluem almoço vegetariano.

Preâmbulo do Festival Arca’22 lembrou Cesária Évora

O arca’22 começa oficialmente dia 10 de novembro, contudo, ontem, quinta-feira, 3 de novembro, o Cineteatro Curvo Semedo foi palco do Preâmbulo.

Nesta iniciativa foi exibido o documentário “Cesária Évora”, que aborda na vida e no legado da “diva dos pés descalços”, figura maior da música cabo-verdiana e uma das maiores da música lusófona.

A forma como Cesária conseguiu conquistar o mundo através da sua voz, enquanto mulher africana foi ponto de partida para Ana Sofia Fonseca, na realização da obra. A realizadora marcou presença no evento, ainda que por videoconferência, dado a impossibilidade de estar presente fisicamente.

Antes da exibição do documentário, realizou-se um momento musical com o lendário guitarrista Armando Tito, Cremilda Medina, uma das novas vozes de Cabo Verde, e o guitarrista Dany Fonseca no acompanhamento.

O Município de Montemor-o-Novo fez-se representar no evento pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e pelo vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes que, em conjunto com Pedro Conceição, abriu o evento.

Cerimónia de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira decorre em Vila Viçosa

O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) realiza este próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro, um conjunto de eventos de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, em Vila Viçosa.

Os eventos, que serão presididos pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, pretendem homenagear D. Nuno Álvares Pereira, Patrono do EMGFA, pois na sua figura estão personificados valores que o definem como comandante militar extraordinário, bem como estratega e homem simples, características estas alinhadas com a missão do EMGFA e com o espírito de serviço que define os militares.

Nestes dias irão, assim, ter lugar um concerto pela Banda da Força Aérea na Igreja dos Agostinhos, uma Cerimónia Militar no Terreiro do Paço e uma Celebração Eucarística no Santuário da Nossa Senhora da Conceição.

No dia 6 de novembro realizar-se-á, ainda, uma singela cerimónia de homenagem aos Combatentes mortos em combate do Concelho de Vila Viçosa, que contará com a presença de várias dezenas de Antigos Combatentes do Município, que se associam a estas comemorações.

Marcam também presença nas cerimónias, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, Sr. Joaquim Viegas, o Chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, entre outras entidades civis e militares.

ETEST arranca esta sexta-feira em Montemor com o teatro e dança em destaque

ETFEST é o nome do festival que celebra a criação artística emergente em Montemor-o-Novo e que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação de “O Espaço do Tempo” com o apoio do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”.

O Festival decorre entre hoje e amanhã, dias 4 e 4  de novembro e também nos dias 18 e 19 deste mês. No total, serão mais de dez apresentações, nos diferentes espaços do Espaço do Tempo, Magina, BlackBox e XL Box, entre ante estreias, estreias e respetivas reposições.

Rui Horta, diretor artístico do “Espaço do Tempo”, revela que este “é um festival muito importante, porque é um festival de artistas emergentes e pós emergentes, alguns dos melhores, neste processo de desenvolvimento, passam por um crivo de candidatura a estas bolsas de criação”, que tiveram este ano, 70 candidaturas e foram loureadas quatro.

Rui Horta acrescenta que este fim de semana é dedicado “à dança e teatro”.

Os bilhetes são “gratuitos e estão disponíveis, mediante reserva, na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo”, acrescenta o diretor artístico do Espaço do Tempo, acreditando que os espetáculos “vão encher com certeza”.

Hoje a programação integra, às 19 horas, na XL Box, a anteestreia de “BaqUE, Contorno do Gosto”, de Gaya de Medeiros, e às 21.30 horas a anteestreia de “Vou Falar de Ti a toda a gente”, de Francisco Monteiro Lopes e Rodrigo Aleixo, na BlackBox.

Avaliação da casa em destaque na rubrica da DECO

A avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação.

De acordo com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da DECO, “a avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na CMVM -Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Convém o consumidor saber que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor”.

Somente quando uma pessoa compra o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderá ficar isento da comissão de 10 por cento e obter financiamento a 100%.

A avaliação da casa é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.

Ténis de Mesa nos Jogos do Município de Montemor esta sexta-feira

A modalidade de Ténis de Mesa chega aos Jogos do Município 2022, esta sexta-feira, 4 de novembro, às 20 horas.

Será no salão da Cooperativa CHE A Alentejana, em Montemor-o-Novo, que se realiza a iniciativa, numa organização do Ténis de Mesa da CHE A Alentejana, do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Montemor-o-Novo e do Município de Montemor-o-Novo.

As inscrições ainda estão disponíveis e podem ser feitas na Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, através do email nucleo.sporting.mmn@gmail.com, na CHE “A Alentejana” ou do contacto de  Pedro Carvalho (926 734 883).

Ciclo de Outono arranca em Montemor-o-Novo com espetáculo de Mário Laginha e Camané

O Ciclo de Outono está de regresso a Montemor-o-Novo, numa programação que tem início esta sexta-feira, 4 de novembro, e se prolonga até 17 de dezembro.

O vice presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes revela que esta iniciativa “tem uma grande tradição” no concelho, com artistas “locais e nacionais”.

No primeiro dia deste ciclo de outono atuam Mário Laginha e Camané, num espetáculo denominado de “Aqui está-se sossegado”. Henrique Lopes afirma que este concerto terá uma qualidade musical “de excelência”, sendo este um espetáculo com “uma simbiose entre um músico com formação clássica e jazzista, o Mário Laginha, e o Camané que é, talvez a voz maior do fado”, portante é esta relação de dois mundos diferentes que vão estar em causa e dar um brilho especial ao concerto”.

Dueto de Mário Laginha e Camané a iniciar hoje o Ciclo de Outono em Montemor-o-Novo, às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo. As entradas são gratuitas.

Esta é uma organização do município de Montemor-o-Novo contando com a parceria de associações do concelho.

GNR de Évora regista 53 infrações à legislação rodoviária em 24 horas

Cinco acidentes de viação, dos quais três despistes e duas colisões foram registados ontem, quinta-feira, 3 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram dois feridos leves e danos materiais

Ainda ontem foi efetuada uma detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo cinco crimes contra o património e um contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 53 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023 e Operação Especial Internet Segura 2022.

Fanfarra dos Bombeiros de Montemor comemora 50 anos este sábado

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo assinala amanhã, sábado, dia 5 de novembro, os seus 50 anos.

Foi em 1972 que foi criada esta fanfarra da corporação montemorense, pelo que António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor, revela que “depois de dois anos de inatividade, devido à pandemia, reativamos agora as comemorações, para mostrar que a Fanfarra continua ativa e que é uma secção que ajuda também a alimentar o corpo ativo de bombeiros”.

As cerimónias têm início às 9 horas com o hastear das bandeiras, às 10 horas há uma romagem ao cemitério para homenagear elementos da fanfarra e da corporação já falecidos; e às 11 horas no quartel é feita a receção às entidades seguindo-se a sessão solene no Salão Nobre onde serão entregues a todos os elementos que fazem e fizeram parte da Fanfarra de uma medalha comemorativa dos 50 anos. As cerimónias culminam com um almoço convívio, nas instalações do quartel.

António Pinetra garante que “este é dia muito importante para toda a Associação, tendo em conta que também queremos chamar a população a estar presente, na formatura e nas atuações da Sociedade Carlista e o Grupo Coral Fora D’Horas, que vêm para abrilhantar este dia de festa”.

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo que comemora amanhã 50 anos de existência, com um vasto programa aberto também a toda a população.

Ministro da Cultura visita Montemor esta sexta-feira

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, está de visita a Montemor-o-Novo, nesta sexta-feira, dia 4, com o horário seguinte: 15 horas, visita ao Convento da Saudação; 16.30 horas, sessão solene no Paços do Concelho; e 17.30 horas, visita ao Espaço do Tempo.