Encontros Literários Montemor-o-Novo reúne escritores e realizadores nos dias 21 e 22

A IV edição dos Encontros Literários Montemor-o-Novo, este ano dedicados à Literatura e Cinema, decorrem entre sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Esta iniciativa reúne em Montemor-o-Novo um conjunto de ilustres escritores e realizadores para conversar sobre as suas criações literárias e cinematográficas.

Pode consultar o programa completo, abaixo:

Município de Mora limita velocidade no entroncamento para Malarranha

O município de Mora vai instalar um sinal de limitação de velocidade que proíbe exceder os 70km/h, na Estrada Nacional 370, no sentido Avis-Pavia, antes do entroncamento para a localidade de Malarranha, freguesia de Pavia.

Esta ação resulta do pedido realizado pelo Município de Mora à Infraestruturas de Portugal, por este local oferecer pouca visibilidade aos automobilistas que circulam nesta via e por ser, especificamente, o acesso a uma localidade.

O Município de Mora pretende assim contribuir para que a circulação nas vias de comunicação do concelho seja feita de forma segura para todos os seus utilizadores.

Tekever: 300 funcionários que respondem ao mercado internacional

A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

Instalada em Ponte de Sor desde 2017, a Tekever, prepara-se agora para “colocar no mercado, em operações reais, o primeiro radar de abertura sintética”, de acordo com Ricardo Mendes, CEO da empresa.

A empresa, apesar de instalada em Portugal, tem o seu mercado centrado essencialmente na exportação: “os nosso clientes são internacionais e os nossos concorrentes também, a  maioria americanos, israelitas e turcos, poucos europeus. Em Ponte de Sor temos a nossa fábrica para a produção da componente de estruturas aeronáuticas e também uma componente grande de teste de componentes de bordo, mas toda a filosofia da Tekever assenta na velocidade e flexibilidade. Nós sabemos que não podemos competir pela dimensão, com empresas de grandeza superior, mas podemos competir em ter tecnologia mais avançada e adaptada ao que é necessário. Nós hoje temos cerca de 300 pessoas, espalhadas entre Portugal e Inglaterra, o que nos dá-nos uma massa critica interessante para sermos um player internacional, mas, por outro lado, somos ainda suficientemente pequenos e ágeis para respondermos mais depressa aos desafios dos clientes”.

Na fábrica de Ponte de Sor, o trabalho centra-se, sobretudo, “na produção de estruturas aeronáuticas. Outras valências são difíceis de se desenvolverem em Ponte de Sor, devido à falta de mão-de-obra especializada”.

Município de Arraiolos vence 1º prémio do Programa Autarquia Social/Intervenção Social Sénior

O Município de Arraiolos, obteve o 1º lugar no grupo de municípios até dez mil habitantes, na candidatura ao Programa Autarquia Social/Intervenção Social Sénior e recebeu o prémio no passado dia 12 de outubro, em Óbidos, no II Seminários Autarquias Solidárias.

Na candidatura apresentada, enumerou-se um conjunto de ações e projetos regulares e pontuais, que tem implementados no concelho, na ação social sénior.

A Câmara Municipal de Arraiolos ficou “feliz com o referido reconhecimento, pois o mesmo dá-lhe a certeza que está no caminho certo e que continuará a fazer mais e melhor para um envelhecimento ativo e saudável, não só no que respeita a uma alimentação cuidada e à prática de exercício físico, mas também e não menos importante permitir-lhes uma participação continua em questões sociais, económicas, culturais e cívicas”.

Projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” dado a conhecer nas jornadas do Património

As Jornadas do Património, organizadas pelo Município de Montemor-o-Novo, realizaram-se no passado sábado, 15 de outubro, com o tema “Património Geológico e valorização do território”.

Foi dado a conhecer o projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” e assinado um protocolo de cooperação entre o Município, a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a FCiências.ID, para a sua concretização.

O projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” tem como principal objetivo o estudo e valorização das rochas magmáticas e metamórficas do Rio Almansor e Perímetro Urbano de Montemor-o-Novo, numa perspetiva de classificação do património e valorização do território.

António Pinto Xavier, Vereador do pelouro, declarou ainda: “Hoje assistimos ao nascimento de um projeto que acredito piamente, terá um impacto relevante no Concelho de Montemor-o-Novo. Isto porque, para além do aspeto científico, este projeto permitirá dar a conhecer o património geológico do Concelho, num trabalho que será desenvolvido junto da comunidade escolar (e do público em geral), e que nos permite, também, acreditar na possibilidade de classificação de um geomonumento em Montemor-o-Novo. Esta possibilidade acrescentaria muito ao potencial turístico do nosso Concelho. Por fim, este projeto ajudará de sobremaneira ao cumprimento de um sonho antigo (que é pessoal), de voltar a cidade para o Rio Almansor, ou numa outra perspetiva, devolver o Rio Almansor à cidade”.​

Vencedores do Prémio SESC Literatura visitaram Montemor-o-Novo

João Gabriel Paulsen e Fábio Horácio-Castro, dois escritores brasileiros distinguidos com o Prémio SESC Literatura, estiveram presentes na Biblioteca da Escola Secundária em Montemor-o-Novo, numa parceria com a Câmara Municipal e a Fundação José Saramago.

A receção aos escritores decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do vereador da Cultura e Arte Henrique Lopes, que deu as boas vindas e destacou a importância da visita dos escritores a Montemor-o-Novo.

Na Biblioteca da Escola Secundária, os escritores falaram das leituras de referência e dos processos de criação literária, tema que agradou bastante aos alunos. Esta partilha contribuiu para a expressão literária e para a promoção da leitura no meio escolar. Durante a tarde, João Gabriel Paulsen e Fábio Horácio-Castro conheceram Montemor-o-Novo pelas palavras de José Saramago, num dos percursos pedestres do Roteiro Literário Levantado do Chão, acompanhados pelos técnicos Nuno Cacilhas e Joana Sofio.

Vertigens e tonturas: as diferenças no “De Boa Saúde” desta semana

As vertigens, que se definem como uma distorção do movimento do corpo no espaço, e que não consideradas uma doença, são um sintoma que pode ocorrer em diversas patologias.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica a vertigem que é “uma sensação de desequilíbrio”, que pode estar relacionado com “problemas de ordem circulatória, a nível do cérebro”.

A sensação de vertigem mais comum é a rotatória, mas a vertigem pode também ser uma sensação de “balançar” ou de “queda” dependendo do doente e do síndrome vertiginoso. A vertigem é muitas vezes confundida com tontura. A tontura, contudo, sendo um termo menos específico, engloba diversos sintomas, tais como fraqueza ou desfalecimento. A vertigem acaba por ser considerada uma forma particular de tontura. Quem sofre de tonturas, com regularidade, revela Pintão Antunes, “deve consultar o seu médico”.

Quando se tem vertigens, isto é, o chamado medo das alturas, o médico não tem dúvidas tratar-se “mais de uma questão psicológica, que propriamente física”.

O programa desta semana, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo:

Gastronomia e artesanato juntos na Mostra Gastronómica em Arraiolos

A Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos, no Arraiolos Multiusos, de 28 de outubro a 6 de novembro de 2022 traz à mesa a tradição e os sabores da cozinha arraiolense, integrando as características da gastronomia alentejana.

Nesta edição, a Câmara Municipal quer dar a conhecer alguns dos pratos típicos, doces conventuais, a par dos sabores e temperos antigos, incluindo as ervas aromáticas e também a “Empada de Arraiolos”. Para além disso, quer promover o fabrico de produtos locais com relevo na originalidade, bem como pela tradição.

A gastronomia arraiolense, a “Empada de Arraiolos” e o artesanato de maior relevo para o concelho, reconhecido em todo o mundo: o Tapete de Arraiolos, constituem um incentivo importante para a dinamização da economia local.

O registo/criação de uma marca será, à semelhança doutros produtos, objeto desta ação junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. , uma forma de diferenciar e qualificar os produtos, “permitindo um reconhecimento destas iguarias que sábias mãos e receitas antigas passaram como arte das avós para as mães.”

“Voz dos Livros” reuniu filha e neta de Saramago em Cabrela

A “Voz dos Livros” foi uma iniciativa da Casa das Letras com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela que juntou Violante e Ana Matos, filha e neta de José Saramago.

“De memórias nos fazemos” é o novo livro de Violante Matos que vem prestar uma homenagem ao pai através do relato de uma vida menos conhecida do autor.

A conversa conduzida pela jornalista Ana Daniela Soares, consistiu numa partilha das memórias de José Saramago enquanto homem, pai, avô e escritor, e dos percursos individuais de Violante e de Ana Matos.

Estiveram presentes o Vereador da Cultura e Arte Henrique Lopes e técnicos da Biblioteca Municipal e do Roteiro Literário Levantado do Chão.

 

Oficina da Criança convida população a ajudar a construir um mastro para o Baile de São Martinho

“Todos à volta do mastro” é o nome da iniciativa que está a ser desenvolvida, até final deste mês de outubro, pela Oficina da Criança, em conjunto com a comunidade montemorense.

O objetivo “é criar uma oficina em rede, para preparar o baile de outono no bairro da Che”, revela Maria Galego, responsável pela Oficina da Criança, adiantando que “a proposta é que a comunidade nos ajude a construir um mastro que vai decorar o largo, pelo que os ateliers estão todos abertos, desde costura, carpintaria, olaria e qualquer pessoa que nos queira ajudar pode fazê-lo, porque decerto que a festa será melhor, com a contribuição de todos”.

Maria Galego acrescenta que esta oficina se destina a miúdos e graúdos, e este baile, previsto para 18 de novembro conta com “grupos convidados e a intenção é promover a festa para a comunidade e quem frequenta a Oficina, bem como familiares e comunidade, em geral”.

As atividades, na oficina da criança, para o baile que se realiza a 18 de novembro, decorrem entre as 14 e as 18 horas.

Notícias da manhã de terça-feira dia 18

Notícias da manhã de terça-feira, dia 18 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– Oficina da Criança convida população para ajudar a preparar o Baile de São Martinho;

– vertigens e tonturas em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”;

– e Tekever, instalada em Ponte de Sor, prepara-se para colocar no mercado o primeiro radar de abertura sintética.