Projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” dado a conhecer nas jornadas do Património

As Jornadas do Património, organizadas pelo Município de Montemor-o-Novo, realizaram-se no passado sábado, 15 de outubro, com o tema “Património Geológico e valorização do território”.

Foi dado a conhecer o projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” e assinado um protocolo de cooperação entre o Município, a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a FCiências.ID, para a sua concretização.

O projeto “Montemor-o-Novo – Terra de Migmatitos” tem como principal objetivo o estudo e valorização das rochas magmáticas e metamórficas do Rio Almansor e Perímetro Urbano de Montemor-o-Novo, numa perspetiva de classificação do património e valorização do território.

António Pinto Xavier, Vereador do pelouro, declarou ainda: “Hoje assistimos ao nascimento de um projeto que acredito piamente, terá um impacto relevante no Concelho de Montemor-o-Novo. Isto porque, para além do aspeto científico, este projeto permitirá dar a conhecer o património geológico do Concelho, num trabalho que será desenvolvido junto da comunidade escolar (e do público em geral), e que nos permite, também, acreditar na possibilidade de classificação de um geomonumento em Montemor-o-Novo. Esta possibilidade acrescentaria muito ao potencial turístico do nosso Concelho. Por fim, este projeto ajudará de sobremaneira ao cumprimento de um sonho antigo (que é pessoal), de voltar a cidade para o Rio Almansor, ou numa outra perspetiva, devolver o Rio Almansor à cidade”.​