Tekever: 300 funcionários que respondem ao mercado internacional

A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

Instalada em Ponte de Sor desde 2017, a Tekever, prepara-se agora para “colocar no mercado, em operações reais, o primeiro radar de abertura sintética”, de acordo com Ricardo Mendes, CEO da empresa.

A empresa, apesar de instalada em Portugal, tem o seu mercado centrado essencialmente na exportação: “os nosso clientes são internacionais e os nossos concorrentes também, a  maioria americanos, israelitas e turcos, poucos europeus. Em Ponte de Sor temos a nossa fábrica para a produção da componente de estruturas aeronáuticas e também uma componente grande de teste de componentes de bordo, mas toda a filosofia da Tekever assenta na velocidade e flexibilidade. Nós sabemos que não podemos competir pela dimensão, com empresas de grandeza superior, mas podemos competir em ter tecnologia mais avançada e adaptada ao que é necessário. Nós hoje temos cerca de 300 pessoas, espalhadas entre Portugal e Inglaterra, o que nos dá-nos uma massa critica interessante para sermos um player internacional, mas, por outro lado, somos ainda suficientemente pequenos e ágeis para respondermos mais depressa aos desafios dos clientes”.

Na fábrica de Ponte de Sor, o trabalho centra-se, sobretudo, “na produção de estruturas aeronáuticas. Outras valências são difíceis de se desenvolverem em Ponte de Sor, devido à falta de mão-de-obra especializada”.