CRM de Assumar recupera “normalidade” do pré pandemia

O Centro de Recuperação de Menores (CRM) é um edifício estatal administrado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, desde 1968.

Situa-se em Assumar, concelho de Monforte, e possui uma lotação global de 120 camas, destinadas apenas utentes do sexo feminino, distribuídas em quatro unidades de internamento.

Carolina Carvalho, psicomotricista no Centro de Recuperação de Menores de Assumar, explica que “as utentes do centro, atualmemte com idades entre os 4 e os 70 anos, têm todas ou dificuldades intelectuais ou problemas psiquiátricos. Neste momento, estamos já a retomar o normal funcionamento do centro com as utentes, em idade escolar, a frequentarem a escola”.

As utentes que chegam a este centro “são muitas vezes referenciadas e encaminhadas ou chegam devido a processos do tribunal. Por outro lado, temos também casos em que os próprios pais pedem apoio para tratar das filhas e elas são colocadas no centro”.

Orientado por um modelo integral de cuidar, o processo terapêutico é desenvolvido por todos os que constituem a Comunidade Hospitaleira: utentes e seus familiares, irmãs, colaboradores, voluntários e jovens em formação.