Just a Change volta a requalificar casa em Alandroal

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Just a Change passou pelo concelho de Alandroal onde tem vindo a desenvolver um trabalho de requalificação e melhoria de habitações e condições de vida das pessoas.

De acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo, “são já poucos os casos sinalizados de falta de condições de habitabilidade, sendo objetivo da autarquia acabar com estas situações. Estamos já a projetar o próximo ano e são poucos os casos identificados”.

João Grilo garante que “os casos que ainda existem devem-se à falta de vontade dos proprietários em recuperar as suas habitações ou porque há dificuldades em identificar os mesmos”.

O Just a Change quer combater a Pobreza Habitacional reabilitando casas e vidas, sendo que, em 2021, os 1800 voluntários requalificaram 56 casas e 13 instituições.

XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado ensaio aberto de APNEIA

A XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado, 17 de setembro, pelas 21.30 horas, o ensaio aberto de APNEIA, da Malvada Associação Artística.

A entrada é gratuita mediante reserva via SMS para o número 913 699 891.

O espetáculo APNEIA integra o projeto de cruzamento disciplinar de religação à natureza Planta, ao longo do qual também se apresenta uma Escrita Epistolar e uma Exposição Fotográfica, interligados num processo de inteligência distribuída similar ao das plantas.

A dramaturgia parte da ideia de jardim como laboratório de experimentação de relações, um espaço delimitado, de conexão com a natureza e de escuta do outro. Na cena aprofundamos o caráter corpóreo intrínseco da noção japonesa de “Ma”, privilegiando a perceção e a visão relacional. É este espaço de coexistência e alteridade que se explora, em que o limite não é uma fronteira que separa mas uma linha permeável.

A cena apresenta-se como um ensaio, no duplo sentido de criação e repetição. O processo de extinção começou há muito tempo e decorre a alta velocidade. Podemos desacelerar um pouco, ensaiar a imobilidade, a suspensão voluntária ou involuntária da respiração. Mas os seres humanos só conseguem viver em apneia durante alguns minutos mantendo a lucidez.

DECO deixa alguns conselhos sobre literacia financeira

A literacia financeira dos portugueses está muito abaixo da média mundial. Este cenário, segundo a DECO, tende a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital.

De acordo com Neide Brás (na foto), jurista na delegação do Alentejo da DECO, “é essencial que os consumidores se informem e não subscrevam serviços sem compreender totalmente as condições associadas. Por outro lado, é muito importante que antes de assinar documentos, confirmem que as informações dadas são corretas e seguras”.

De recordar que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que pretende apoiar os consumidores em questões relacionadas com estes temas.

Município de Montemor-o-Novo lança campanha “Cuidar da minha Rua”

O município de Montemor-o-Novo lançou o desafio aos montemorenses, “vamos cuidar da nossa rua?”.

Trata-se de uma campanha lançada nas redes sociais, em que pretende alertar para situações de insalubridade que ocorrem na via pública. Estes problemas têm aumentado e afetam o nosso bem-estar geral. Deste modo, com a ajuda e o conhecimento de todos, estes problemas podem ser melhorados.

Na primeira publicação, efetuada esta sexta-feira, 16 de setembro – Cuidar da minha Rua: pombos – o Município alerta para a problemática dos pombos.

Os pombos fazem parte das nossas vilas e cidades, merecendo o nosso respeito. O problema surge quando se reproduzem rapidamente, criando situações de insalubridade. Ao alimentar estes animais estamos a contribuir para aumentar a sua população numa determinada zona, favorecendo a concentração de fezes e o contacto de pombos saudáveis com pombos doentes. De forma a proteger a saúde humana e a dos animais, não é aconselhável alimentar pombos na rua. Estes animais conseguem procurar alimento noutras zonas. As ruas e os parques ficarão mais limpos e seguros, em especial para as crianças e pessoas com saúde debilitada.

Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo chama a atenção para que a população não alimente Pombos na via pública. Esta ação tem como consequência a sujidade na via pública, entupimentos de algerozes, doenças e degradação do património.

GUS organiza Torneio de Futebol em Sub-15

Decorreu ao longo dos dias 2, 3 e 4 de setembro um torneio de futebol no escalão de Sub- 15, organizado pelo Grupo União Sport (GUS), em Montemor-o-Novo. Participaram as equipas do GUS, o Clube de Futebol “Os Belenenses”, o Clube Olímpico do Montijo e o Despertar Sport Clube (Beja), que veio a conquistar o troféu.

Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios André Banha, vogal da da União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Montemor, António Xavier, o presidente do GUS, Rafael Jeremias, e outros dirigentes e patrocinadores do evento.

Montemor acolhe este fim de semana Festival “Terras Sem Sombra”

Montemor-o-Novo vai receber o Festival Terras Sem Sombra este fim de semana, dias 17 e 18 de setembro, um evento que promete trazer a música erudita a espaços históricos e culturais do concelho.

Este é um Festival itinerante que pretende levar a música clássica a vários pontos da região Alentejo, segundo José António falcão, diretor geral deste festival, uma iniciativa da Sociedade Civil do Alentejo.

A escolha do concelho de Montemor-o-Novo enquanto palco deste festival prende-se com o contributo que a localidade deu às artes, bem como da sua localização geográfica.

Para o primeiro dia de Festival, amanhã, sábado, 17 de setembro, para além da programação musical a decorrer no Convento de São Domingos, haverá ainda uma visita ao património histórico do concelho, às Grutas do Escoural em Santiago do Escoural.

No dia seguinte, domingo, dia 18 de setembro, será feita uma visita à Serra de Monfurado, um elemento chave, segundo o diretor geral deste Festival, que pretende dar a conhecer este “paraíso próximo”.

As entradas são gratuitas no entanto, em alguns locais, como teatros, pode ser necessário ser feita reserva.