Município de Viana vai oferecer cadernos de fichas e de apoio

O Município de Viana do Alentejo vai oferecer os cadernos de fichas e cadernos de apoio aos alunos dos primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico e secundário matriculados no Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, no ano letivo de 2022/2023, num investimento na ordem dos 30 mil euros.

A medida estende-se, também, aos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público fora do concelho, cuja oferta formativa não exista no Agrupamento de Escolas.

A iniciativa visa aliviar o esforço financeiro das famílias, bem como promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, no arranque e preparação do novo ano letivo 2022/2023.

No caso dos agregados familiares que já adquiriram os cadernos de fichas e os cadernos de apoio, deverão contactar o Município de Viana do Alentejo, de forma a serem ressarcidos das despesas mediante comprovativo de compra a entregar nos serviços municipais. A atribuição será efetuada no início do novo ano letivo, através da entrega direta aos encarregados de educação.

Festival Jovem de Mora recebe Rony Fuego

Rony Fuego é o cabeça de cartaz para o dia de hoje na Primeira Edição do Festival Jovem de Mora que decorre até domingo, no Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, concelho de Mora.

A presidente da Câmara Municipal revela ainda que “vamos ter DJ, vamos ter animação mas o nosso cabela de cartaz é o Rony Fuego” que sobe ao palco às 22.30 horas.

Quanto ao transporte o município disponibiliza, de forma gratuita, “quer das freguesias para o local, quer do local para as freguesias, no início e no fim dos concertos, para que os nossos jovens possam chegar a casa, em segurança”, revela Paula Chuço.

Para além desta programação musical o DJ Daniel F e Cromos da Noite atuam ainda neste dia. Este é um evento gratuito e criado para jovens.

Festas em Orada (Borba) decorrem este fim de semana

As festas de 2022 em Orada, no concelho de Borba, vão decorrer durante quatro dias, sendo que já tiveram início ontem e decorrem até segunda-feira, 1 de agosto. A Associação de Jovens de Orada e a Casa da Cultura de Orada são as entidades organizadoras dos festejos.

Este sábado, dia 30, às 18 horas, há uma garraiada; às 22 horas, começa o arraial, com o Duo Hélio e Eurico; o espetáculo com as Bombocas começa às 23.30 horas; e, a partir da meia-noite e meia hora, atua o DJ Polson.

Para domingo, 31 de julho, anunciam-se missa seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Orada, às 16.30 horas; garraiada acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, às 18.30 horas; entrega do Pendão de Nossa Senhora da Orada aos organizadores das festas em 2023, às 21 horas; e arraial com atuação do Grupo Ar Musical, às 22 horas; e discoteca com o DJ Cyer J, à meia-noite.

Por fim, na segunda-feira, 1 de agosto, as festas encerram, às 18 horas, com uma largada no Largo da Igreja, seguida da tradicional vaca assada para os presentes.

Bateu Matou sobem ao palco do Festival de Lavre esta noite

Vacadas, Tertúlias, Bailes e DJS são algumas das opções para o dia de hoje no Festival de Lavre nesta freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

Quanto à programação, para além dos artistas montemorenses, atuam “como cabeças de cartaz, dia 30 Bateu Matou, dia 31 Luís Trigacheiro e no dia 1 de agosto Miguel Azevedo”, acrescentando a estes “outros músicos e DJ’s que irão completar a programação, nomeadamente Zinko, artista montemorenses e teremos também os Sonido Andaluz e muitos outros”.

Quanto aos conhecidos músicos de Lavre, Kalimotxo Orkestar, vão atuar hoje numa tertúlia. A animação musical começa hoje às 21.30 horas, com um baile com Eurico André. De seguida atua Triskle, às 22 horas. Os cabeças de cartaz para este dia, Bateu Matou, sobem ao palco às 23.30 horas. A animação continua pela noite fora com o montemorense Zinko, à uma da manhã, seguido de Daniel F às 2.30 horas.

Ao longo do dia há ainda vacadas e diversas tertúlias pela freguesia de Lavre.

Voos de iniciação à vela promovidos pelo Centro Juvenil

O Centro Juvenil em Montemor-o-Novo está a promover voos de iniciação à vela, para jovens, que se realizam no aeródromo municipal hoje.

Segundo Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil, a atividade conta com muitas inscrições, “este ano abrimos inscrições para 10 jovens, obtivemos logo as 10 inscrições”, sendo esta a continuação de uma iniciativa que já acontece há vários anos.

Nesta atividade os jovens “ficam com uma visão sobre a questão do voo à vela”, acrescentando que também é estudada a questão do “como é que funciona a questão aerodinâmica e depois passam pela experiência de poder pilotar um bocadinho o planador”. Este ano o grupo está bem dividido entre cinco rapazes e cinco raparigas.

Relativamente aos jovens, segundo Anabela Ferreira, no início alguns mostram algum nervosismo, no entanto todos estão muito entusiasmados por voar, ou pilotar, pela primeira vez. Quanto às medidas de segurança, a coordenadora do Centro Juvenil adianta que são todas asseguradas, “durante a parte teórica também se fala das questões de segurança, fala-se do código que existe entre o piloto e quem está a acompanhar, da colocação do pára-quedas, de como é que se tem de atuar em caso de emergência”, realçando ainda que “o voo em planador é dos voos mais seguros que existe”.

Esta é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil que se destina a jovens dos 14 aos 25 anos. A próxima sessão de Voo à Vela decorre hoje, das 9 horas às 17 horas, no Aeródromo Municipal de Montemor-o-Novo.