Voos de iniciação à vela promovidos pelo Centro Juvenil

O Centro Juvenil em Montemor-o-Novo está a promover voos de iniciação à vela, para jovens, que se realizam no aeródromo municipal hoje.

Segundo Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil, a atividade conta com muitas inscrições, “este ano abrimos inscrições para 10 jovens, obtivemos logo as 10 inscrições”, sendo esta a continuação de uma iniciativa que já acontece há vários anos.

Nesta atividade os jovens “ficam com uma visão sobre a questão do voo à vela”, acrescentando que também é estudada a questão do “como é que funciona a questão aerodinâmica e depois passam pela experiência de poder pilotar um bocadinho o planador”. Este ano o grupo está bem dividido entre cinco rapazes e cinco raparigas.

Relativamente aos jovens, segundo Anabela Ferreira, no início alguns mostram algum nervosismo, no entanto todos estão muito entusiasmados por voar, ou pilotar, pela primeira vez. Quanto às medidas de segurança, a coordenadora do Centro Juvenil adianta que são todas asseguradas, “durante a parte teórica também se fala das questões de segurança, fala-se do código que existe entre o piloto e quem está a acompanhar, da colocação do pára-quedas, de como é que se tem de atuar em caso de emergência”, realçando ainda que “o voo em planador é dos voos mais seguros que existe”.

Esta é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil que se destina a jovens dos 14 aos 25 anos. A próxima sessão de Voo à Vela decorre hoje, das 9 horas às 17 horas, no Aeródromo Municipal de Montemor-o-Novo.