Miguel Moura encerra Feira do Chocalho 2022

Terminou ao som de Miguel Moura, no passado dia 24 de julho, mais uma edição da Feira do Chocalho, no Largo da Gamita, em Alcáçovas.

Já antes, na sexta-feira, Buba Espinho pôs toda a gente a cantar e, no sábado, foi a vez dos fabulosos Tais Quais subirem ao palco para duas horas de concerto aliando a música às muitas histórias de Jorge Serafim.

Depois de dois anos de pandemia, o certame, organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais, foi um sucesso, confirmando-se como local de encontro e convívio entre gerações.

Durante a cerimónia de inauguração da feira que decorreu no passado dia 22, o presidente do Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, para além de enaltecer as parcerias com as diversas associações locais, valorizou o património material e imaterial do concelho, cada vez mais procurado.

Depois da Dieta Mediterrânica marcar presença em 2019, o certame destacou, nesta edição, o património imaterial português classificado pela Unesco. O cante alentejano marcou presença através da exposição “Fotógrafos do Cante”, do Museu do Cante Alentejano de Serpa, no Pavilhão da Gamita, e da atuação dos grupos corais da freguesia e do Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde.

O programa da Feira do Chocalho 2022 abarcou animação musical com Jorge Nunes e “LaKota”, e o espetáculo de dança “Bailamos” da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, no palco tradições.

Artesanato, exposições, tasquinhas e atividades equestres foram ainda alguns dos destaques do certame que incluiu ainda o Summer Spot 2.0 com Diego Miranda e Supa Squad, direcionado para a camada jovem da população, promovido pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense.

A Praça Agropecuária voltou a acolher a terceira edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos), de 7 produtores do concelho.

No mesmo espaço teve lugar o V Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Destaque ainda para as atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que incluiu uma garraiada e o VII Passeio a Cavalo “Miguel Grave” e, também, para a caminhada noturna promovida pelo Alcáçovas Outdoor Trails.