Centro histórico de Elvas de regresso à época medieval

O centro histórico de Elvas regressou, esta quinta-feira, 7 de julho, à Idade Média, depois de dois anos de interregno, com o Festival Medieval da cidade.

Esta é já a 14ª edição do certame que teve a sua sessão de abertura oficial, ao final da tarde, na Rua da Cadeia, seguindo-se o desfile, até à Praça da República, por parte daqueles que, até domingo, recriam as vivências do povo, dessa época.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, no ato inaugural do festival, não deixou de recordar que foi Elsa Grilo que trouxe este certame para a cidade, há 14 anos atrás, e também revela que “foi bem pensado trazer o Festival Medieval do Castelo para o centro da cidade, uma vez que tem mais condições”.

“É extremamente simpático verificar que a Praça da República já está cheia”, apesar do calor que se fazia sentir, diz Rondão Almeida, o que a seu ver “significa que a Câmara de Elvas, nos últimos tempos, com as atividades que ali tem desenvolvido, por exemplo, com a comemoração dos 10 anos da elevação de Elvas a Património Mundial da UNESCO, está preocupada com o centro histórico”.

“E é por esse motivo que trazemos essas atividades para o coração da cidade, para reanimar e para que as pessoas sintam que a sua cidade em termos de animação deve-se realizar no centro da cidade”, acrescenta o presidente, enaltecendo a resposta positiva de todos aqueles que aderiram ao certame, para ali comercializar os seus produtos, bem como a colaboração daqueles que têm esplanadas na Praça da República, “tendo sido capazes de se adaptar à época medieval”.

Por tudo isto, Rondão Almeida afirma que “vale a pena” e que “a Câmara de Elvas de Elvas conta que os elvenses aproveitem estas oportunidades e se desloquem ao centro histórico da cidade, para aproveitar, grande parte do serão”.

As tasquinhas voltam a concentrar-se na Rua da Cadeia e Praça da República e, até domingo, o programa contempla, diariamente, a partir das 19 horas, animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo.