Histórias “Em Voz Alta” em Santiago do Escoural

A Trimagisto está a promover sessões de leitura “Em Voz Alta”, da obra Levantado do Chão, de José Saramago, pelas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, traçando a rota dos lugares pelos quais passa a narrativa desta obra.

Este ano, tal como explica Sira Camacho, arqueóloga que irá dinamizar as sessões do “Em Voz Alta”, “que juntam a história e as estórias”, estando este anos aliado às “celebrações do centenário de José Saramago, portanto vamos pelos sítios em que Saramago andou”, revela.

Hoje a Trimagisto vai estar em Santiago do Escoural e, segundo a arqueóloga, “é muito interessante fazermos esta junção entre a estória e a arqueologia”, acrescentando que foi, “durante muitos anos, a tradição oral era a maneira como as pessoas transmitiam a informação e a história deles”.

Amanhã, em Santiago do Escoural, no Mercado da vila, estará presente “um contador a acompanhar”, explicando ainda que as inscrições podem ser feitas “através das Juntas e também através da Trimagisto”.

Sira Camacho deixa ainda o convite a “todos os que queiram seguir o Em Voz Alta”, onde se falará sobre “os lugares e das pessoas que habitam estas freguesias de Montemor”.

O “Em Voz Alta”, projeto promovido pela Trimagisto, a propósito das comemorações do centenário do Nobel, acontece hoje na freguesia de Santiago do Escoural com Sira Camacho, a partir das 18 horas.