Receção ao primeiro grupo voluntários da Equipa de Vigilância Florestal em Montemor

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar, entre 1 de julho e 15 de setembro, mais uma edição do Programa Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal.

Nesta sexta-feira, 1 de julho, realizou-se a receção ao primeiro grupo de voluntários, numa iniciativa que se iniciou no Quartel dos Bombeiros Voluntários e terminou na Torre de Vigia, instalada no Castelo de Montemor-o-Novo. Esta receção contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Sandra Matias, de um representante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário, Fernando Rodrigues e do Ajunto de Comando, Vítor Falcão.

As atividades a ser realizadas neste projeto, serão desenvolvidas em colaboração com os Agentes de Proteção Civil do Concelho, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e GNR. Os jovens voluntários selecionados para participar neste programa irão contribuir, após formação, para a o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos respetivos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

O Programa decorre em períodos de 15 dias, ininterruptos, incluindo fins de semana e feriados.