15ª Gala do Desporto do Alentejo Central homenageou 38 atletas montemorenses

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Câmara Municipal de Vendas Novas promoveram, no passado dia 25 de junho, a 15ª Gala do Desporto do Alentejo Central. Esta edição homenageou cerca de 150 atletas da região, pelos resultados obtidos na época desportivas 2020/2021.

O concelho de Montemor-o-Novo, seus clubes/associações e atletas, também estiveram em destaque, alcançando várias Homenagens Individuais e Coletivas nesta Gala, onde o Município de Montemor-o-Novo esteve representado pela Presidente da Assembleia Municipal Carmen Carvalheira (que também representou a CCDR Alentejo, enquanto vice-presidente desta entidade), pela Vereadora Sílvia Santos e pelos técnicos Samuel Cinzas e Rui Simões,. Na Categoria A – Desporto Federado Individual, na modalidade de atletismo, foram premiados Alexandre Constantino, André Vilelas e Nuno Perdigão, todos em representação do Cork – Cortiçadas Clube Alentejo, e Henrique Santos, em representação do Grupo Desportivo Diana. Na mesma categoria, mas nos Desportos de Combate, João Malhão, em representação do Clube Stone Boys, também foi premiado.

Na Categoria B – Desporto Federado Coletivo, no Xadrez, a Associação de Xadrez “A Torre”, com 5 Equipas, compostas por 33 atletas, foi o clube mais medalhado da noite.

Festival de Encerramento da Piscina Coberta Municipal de Montemor

O Festival de Encerramento das atividades da Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo teve lugar no sábado passado, dia 25, a partir das 9 horas. A iniciativa decorreu em ambiente de convívio, alegria e boa disposição, com as iniciativas a realizar-se de forma descontraída e animada, permitindo encerrar da melhor forma mais um ano nesta piscina.

Pais e filhos vibraram com muitos jogos, partilhando de bons e saudáveis momentos. O Festival terminou com uma prova de estafetas, onde houve medalhas para todos os participantes. O Município de Montemor-o-Novo continua, assim, a incrementar a prática desportiva no concelho, contribuindo para a formação, educação e qualidade de vida dos jovens montemorenses.

Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria em Viana do Alentejo

Viana do Alentejo recebe a primeira edição do FICO – Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, que decorre entre a Praça da República e o Castelo, nos dias 1, 2 e 3 de julho, de sexta-feira a domingo.

Ao longo de três dias, o centro da vila conta com vários momentos de animação. O cante alentejano, uma recriação histórica intitulada “Pisar o barro”, vários workshops, animação de rua, mostra de olaria, ilustração e tasquinhas, com destaque para os concertos no Castelo, fazem parte do programa.

A iniciativa tem por base a segunda residência artística, que decorre ao longo das próximas duas semanas, nas duas oficinas da família de oleiros Feliciano Agostinho, juntando nove criativos portugueses. Durante o festival, são também exibidos os resultados da residência “Tasco em Viana”, realizada em 2021, e da qual resultou a exposição patente na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana, intitulada “Viana, Olaria, Oleiros e Ilustradores”, visitável até 30 de setembro.

Organizada pelo Município de Viana do Alentejo, em parceria com a agência de design e cultura VICARA, a iniciativa conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Geral de Cultura.

Aprovada a construção de dois campos de padel no Clube de Ténis em Montemor

Assinado hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo o protocolo para a construção de dois campos de padel no Clube de Ténis da cidade.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, explica que “este protocolo de parceria entre o Estado e o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, para que se construam mais dois campos e padel”, sendo este “um projeto que vai ser feito a nível do Clube de Ténis mas esperado e a dinamizado para todo o concelho e para que possam praticar padel”.

Segundo o autarca “a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apadrinha este acordo com o Estado, tendo a comparticipação dos restantes 50% de apoio para a construção dos dois campos” assegurando ainda que está a ser feito um trabalho “para o desporto, para mais gente praticar desporto”, acrescenta.

O autarca considera que o Clube de Ténis tem feito muito pelo desporto garantindo que “esta associação e outras são ajudadas pela Câmara Municipal, e neste caso também pelo Estado, porque merecem sê-lo”, destacando que o Clube de Ténis “com 700 atletas federados, este número impressionante, é prova que há uma dinâmica que há uma dinâmica a nível local, a nível regional e até a nível nacional”.

Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional representa “um valor que por sua vez irá custear metade, 50% da obra, é este primeiro passo”, acrescentando que este passo fica assegurado “pela Câmara Municipal e, por outro lado, pela própria dinâmica do Clube de Ténis”, promovendo o associativismo.

Quanto à assinatura do protocolo Sónia Mendes, Diretora Geral das Autarquias Locais, considera que será benéfico “para além de ter sido um apoio dado pela Administração Central, a uma entidade privada, é dado esse apoio para beneficiar, desde logo, os meninos de Montemor-o-Novo que vão ter mais dois campos de padle para poderem jogar e naturalmente, toda a população de Montemor”.

Já Dora Sampaio, presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, acredita que este “é sem dúvida um momento importante na história do clube”. Permitindo a construção destes 3 campos “podemos, não só, ter o padel escolar, mas também levar o padel a um público alvo diferente daquele que, neste momento, usufrui de um só campo”.

Para o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Aníbal Reis Costa, as conquistas do clube são “de louvar, não só a nível de territórios de baixa densidade”, acrescentando que também é importante pela questão da “diversidade de oferta que o Clube de Ténis poderá ter, por via deste apoio”.

Esta é também uma forma de “um reforço de uma modalidade, um reforço de uma direção e também da criação de maior atratividade do próprio território, para poder trazer mais pessoas ao concelho de Montemor e, de alguma forma, a própria região”, segundo Aníbal Reis Costa.

O Protocolo que ira permitir a criação de dois campos de padel foi assinado hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Contares na Oficina da Criança em Montemor

Os Contares na Oficina, pela Trimagisto, estiveram de novo a habitar a Oficina da Criança, na passada sexta-feira, dia 24, desta feita com a presença de Ana Lage.

Crianças e adultos, munidos de ouvidos ávidos por histórias, juntaram-se para mais um final de tarde bem passado.

NERPOR organiza fórum com participação de dezenas de empresárias portuguesas e espanholas

O último Fórum do Projeto INTREPIDA PLUS, organizado pelo NERPOR, juntou 20 empresárias portuguesas e 30 empresárias espanholas. Este evento decorreu nas próprias instalações do NERPOR, na segunda-feira, dia 27 de junho, sendo que na terça, dia 28, as atividades passaram pela vila de Castelo de Vide e pelo Campus do Politécnico de Portalegre.

O primeiro dia de Fórum contou com o painel “Mulheres em cargos de chefia”, com as participações de Vera Escoto, diretora clínica da ULSNA; Cristina Paulino, gerente da Caixa Geral de Depósitos da delegação de Portalegre; Vera Barradas, pró-presidente de Comunicação e Imagem Institucional do Politécnico de Portalegre; Maria José Andrade, fundadora da Plataforma Digital Mujeres Valientes; e Sabina Limón, gerente de Salinas del Alemán. Houve ainda espaço para a palestra “Liderar empresas em situações de crise”, orientada por Fernanda Policarpo, professora de Empreendedorismo e Doutorada em Administração de Empresas.

Além das palestras, as empresárias participaram numa visita guiada a Castelo de Vide, que se iniciou com uma sessão de boas vindas no Salão Nobre da Câmara, por parte do presidente António Pita. Ainda nesta vila visitaram uma empresa de artesanato e, após terminar, juntaram-se no Campus do Politécnico de Portalegre para as habituais sessões de Networking.

Este projeto pretende promover o empreendedorismo e internacionalização de mulheres, apoiando as empresárias aderentes nas suas relações comerciais transfronteiriças, através da partilha de boas práticas e experiências culturais.

O Projeto INTREPIDA PLUS é cofinanciado pelo Fundo Europeu FEDER, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), e é implementado por uma parceria entre a Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre, NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva e o Município de Faro.

Roteiro Mariano no centro histórico de Montemor nos dias 16 e 30

As Visitas ao Património, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, prosseguem com o Roteiro Mariano. São três visitas guiadas com Filomena Caetano, sempre ao sábado, ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.

A primeira iniciativa teve lugar no passado dia 25, com a visita a incidir no Centro Histórico de Montemor-o-Novo. As duas próximas visitas são no dia 16 de julho, às 10 horas, ao Castelo e, no dia 30, à mesma hora, à Ermida de Nossa Senhora da Visitação.

As visitas são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor, onde se prestam informações e fazem inscrições pelo telefone número 266 898 103 ou pelo e-mail turismo@cm-montemornovo.pt .

Desafio Fotográfico do Centro Histórico montemorense até final do mês

Está a decorrer até ao final deste mês o Desafio Fotográfico do Centro Histórico de Montemor-o-Novo, sendo que, todas as fotos tiradas serão expostas a 27 de Setembro.

Segundo explica António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, para a foto ser elegível “deve ser referente ao Centro histórico da cidade”. As fotos devem ser enviadas para o endereço de email da Câmara Municipal da cidade até dia 30.

As fotos “podem ser a cores, ou a preto e branco” e cada participante pode apresentar duas fotografias, não sendo permitidas fotomontagens.

Pode ter acesso às regras e condições deste desafio aqui.

Município de Montemor-o-Novo continua a visitar escolas

O município de Montemor-o-Novo está a realizar visitas aos estabelecimentos de ensino do concelho que integram o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, acompanhados por técnicos da autarquia, por elementos do executivo do Agrupamento de Escolas e pelos respetivos Presidentes de Junta de Freguesia.

Estas visitas têm o objetivo de, em cada escola, ter a possibilidade de conversar com os alunos, com o pessoal docente e não docente, para escutar as sugestões/preocupações de todos os envolvidos no processo educativo, porque só com a colaboração de todos é que poderemos ser uma comunidade ativa e participativa.

Na manhã de ontem, foram visitadas ao Jardim de infância + EB1 de Cortiçadas de Lavre, Lavre e Foros de Vale de Figueira, culminando a visita com um almoço no refeitório escolar de Foros de Vale Figueira.

Oficina da Criança recebe terceira sessão de Contares

Contares na Oficina é uma atividade destinada a crianças que vai decorrer na Oficina da Criança, ao longo de várias sessões, sendo a terceira sessão sexta-feira, às 18 horas.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças..

Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece sexta-feira, pelas 18 horas.

Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.

Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, sexta-feira. Esta sessão de contos é conduzida por Ana Lás

Menos 89 casos de Covid-19 no concelho de Montemor

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 14 a 27 de junho, registou um acumulado de 327 novos casos de Covid-19, menos 89 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 327 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.