Desde o dia 8 de junho e até novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do IPDJ. Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.
O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente: entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, estabelecimentos públicos de ensino e estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.
Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem efetuar a sua inscrição na respetiva plataforma do IPDJ e optarem por projetos nas várias áreas do programa, todas elas ligadas à proteção e preservação da natureza e do meio ambiente.
Os objetivos deste programa são a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.
São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.
Para apoio às candidaturas no IPDJ Alentejo, contactar:
Portalegre: dina.crespo@ipdj.pt – 245 301 900
Évora: mgabriela.segurado@ipdj.pt – 266 737 300
Beja: sandra.pires@ipdj.pt – 284 314 900