Lavre está nas Meias-Finais do Inatel de Santarém

Jogou-se na tarde de sábado, 7 de maio, o jogo dos 1/4 de final do Inatel Santarém ÉPOCA 2021/2022.

O G.D.Lavre recebia em casa, no seu Campo da Amoreira, o U. Figueirense, formação que o Lavre ainda não tinha conseguido bater nesta época.

O Lavre foi mais feliz e, desta feita, conseguiu ganhar por 3-2 ao Figueirense, conseguindo continuar alimentar o sonho. Para já, conseguiu carimbar a passagem às meias-finais.

Na tarde quente de ontem, o Lavre tinha uma tarefa hercúlea pois defrontava uma das equipas mais poderosas do distrito de Santarém. Finalista da taça desta época (final que se realiza dia 15 Maio), e vencedor da  competicao em anos anteriores, o Figueirense apresentava-se como um osso bem duro de roer.

O jogo iniciou-se com um ligeiro ascendente dos visitados jogando a 1 bom nível,mas os forasteiros não davam chances de criar grande perigo. Numa das primeiras incursões atacantes dos homens das Figueiras, por volta dos 20 minutos, a bola é recuperada pela equipa da casa, com João Armas a efetuar lançamento longo, colocando a bola em João Godinho que, com toque de classe, desmarca Rui Godinho pela ala direita, que por sua vez ganha em velocidade ao defesa contrario e assiste Diguinho que marca o 1-0, finalizando uma boa jogada por parte dos Lavrenses. O jogo parecia controlado mas, em momento de desconcentração defensiva, após passe longo, Guts comete penalti. Na conversão,o jogador das Figueiras envia a bola ao poste. A turma da casa galvanizou-se e teve 2/3 boas chances para marcar nos minutos seguintes, sendo a mais clara protagonizada por Diguinho e João Godinho. No cara a cara com o guarda-redes, Diguinho perdeu a batalha e depois na recarga, João Godinho envia ao poste falhando o 2-0 de forma incrível. Passados 5 minutos, nova penalidade para os visitantes, após Fred ter colocado a mão à bola dentro da área. Desta feita, o Figueirense não desperdiçou, alcançando o empate. Até ao final do primeiro tempo, apenasn mais um lance a registar, com Ricardo Godinho a rematar com perigo de fora da área. Ao intervalo, o empate penalizava o Lavrense, pois foi sempre a melhor equipa, contudo, os erros infantis protagonizados assim o ditaram.

Na 2.ª parte a toada manteve-se. O Lavre estava bem no jogo e as Figueiras usando somente o jogo direto, nunca criou perigo, muito por culpa de Rui Godinho (considerado o Homem do Jogo), que tanto pelo ar como pelo chão varria e bem tudo o que aparecia. A meio da 2.ª parte, e já com uma boa oportunidade desperdiçada, e após cruzamento na sequência de livre direto, João Godinho punha os Lavrenses de novo em vantagem, repondo justiça no marcador. Os minutos seguintes foram de sufoco para os visitantes. O Lavre estava por cima do jogo e as oportunidades iam surgindo, sendo que, com alguma naturalidade, e após 2 golos anulados, os Lavrenses dilataram o marcador, novamente por Diguinho que, desta vez, na cara do guardião adversário, não desperdiçou, sendo mais uma vez decisivo no resultado final.

Os minutos iam passando e o jogo perdeu alguma qualidade, as situações de escaramuça aumentavam e numa delas houve mesmo agressões, aquecendo ainda mais o ambiente fora das 4 linhas. Já nos descontos, as Figueiras reduziram num canto, num lance que motivou protesto pela turma Lavrense, que se queixou da bola já ter saído do retângulo de jogo. Passados 2 minutos, o apito final ouvia-se, ditando a vitória do Lavre, num resultado justo mas escasso pelas oportunidades desperdiçadas.

Tratou-se, em suma, de um jogo de raça incrível dos Lavrenses que, mais uma vez, demonstraram ser uma boa equipa e, embora “outsiders”, continuam na luta e estão nas meias finais do INATEL de Santarém pela 2 vez na sua história.

A meias-finais têm lugar a 22 de maio, fora de portas, com o Lavre a jogar com o vencedor da partida entre Sentieiras e Alvega.