“Quem foi à Guerra” encerrou ARCA23 em Montemor

A 5ª edição do evento transdisciplinar ARCA23 chegou ao fim a 11 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, com a exibição de “Quem vai à guerra”, de Marta Pessoa, numa iniciativa que contou com a parceria do Núcleo da Liga dos Combates de Montemor-o-Novo. Antes do início da exibição deste documentário, e perante uma plateia onde a maioria dos presentes era antigo combatente e/ou familiar de antigo combatente, Pedro Conceição do Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, José Leal, Presidente do Núcleo da Liga de Combatentes de Montemor-o-Novo, e Henrique Lopes, Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, deixaram breves palavras em que enalteceram a importância e simbolismo da projeção desta película.

Entre 1961 e 1974, milhares de homens foram mobilizados e enviados para Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para combater numa longa Guerra Colonial. Passados cerca de 60 anos desde o início desta guerra, este é um assunto, ainda hoje, delicado e complicado, apoiado por um discurso exclusivamente masculino, como se a guerra só aos ex-combatentes pertencesse e só a eles afetasse. No entanto, quando um país está em guerra, ninguém fica alguém de fora.

“Quem vai à guerra” conta com as participações de Ana Maria Gomes, Anabela Oliveira, Aura Teles, Beatriz Neto, Clementina Rebanda, Conceição Cristino, Conceição Silva, Cristina Pinto, Ercília Pedro, Fernanda Cota, Giselda Pessoa, Isilda Alves, Júlia Lemos, Lucília Costa, Manuela Castelo, Manuela Mendes, Margarida Simão, Maria Alice Carneiro, Maria Arminda Santos, Maria Augusta Filipe, Maria de Lourdes Costa, Maria Laura Silva, Maria Odete Barata, Maria Rosa Redondo, Natércia Neves, Rosa Serra.