Futebol: Grupo União Sport perde 1-2 em casa com Lagos

Neste domingo, 13 de fevereiro, o Grupo União Sport (GUS), recebeu o Esperança de Lagos, na 16.ª jornada da série F do Campeonato de Portugal, perdendo por 1-2, quando faltam 2 jornadas do final da 1.ª fase.
O União entrou praticamente a perder já que, logo aos 2 minutos de jogo, após jogada de insistência, Wilson Pina rematou para o golo inaugural da partida. Nos primeiros minutos do encontro só dava Esperança de Lagos, que entrou melhor e a dominar, enquanto que o União entrou muito apático. O União tentou responder e ir atrás do prejuízo, criando a sua primeira ocasião de golo aos 19 minutos, numa jogada de insistência de Miguel Mangerico. Aos 25 minutos, na sequência de um pontapé de canto, parece haver falta sobre Fábio Capela, ficando aparentemente uma grande penalidade por marcar. Aos 43 minutos, num lance feliz, o União chega ao empate, em jogada em que Mangerico cruza para Eze, mas Harruna antecipa-se e faz autogolo. Ainda antes do intervalo, União esteve muito perto de dar a cambalhota no marcador, mas Mangerico remata por cima da barra. Ao intervalo, 1-1 no marcador, resultado que se aceita.
A 2.ª parte iniciou sem substituições em ambas as formações. O União entrou melhor nos segundos 45 minutos, criando algum perigo junto da área do Lagos. A primeira equipa a fazer substituições foi o Lagos. Numa jogada de contra ataque, aos 59 minutos, Pina cruza para Filipe Garcia, que havia entrado à pouco na partida, e na 1.ª vez que toca na bola, remata rasteiro e desfaz o empate. Depois, em dois lances, o Lagos esteve muito perto de ampliar a vantagem. O jogo estava em aberto e animado, com o União também a estar perto de empatar, embora a equipa forasteira continuasse mais assertiva e perigosa. Até ao final da partida, o jogo manteve-se sempre em aberto e podia acontecer um golo em qualquer uma das balizas. Nos últimos minutos, o União continuou a alimentar a intenção do empate, e teve oportunidade para concretizar, enquanto que o Lagos tentava colocar gelo no encontro. O desafio iria terminar com a vitória a sorrir ao Esperança de Lagos.

Resultados:

Campeonato de Portugal Série F JORNADA 16: Olhanense 5-1 Imortal (12/2), U. Montemor 1-2 Esp. Lagos, Moncarapachense 6-1 Barreirense, Juventude Évora 3-1 Serpa. Descansa: Louletano.

Classificação:

Campeonato de Portugal Série F 2021/2022 – após 16.ª jornada
Posição Clube jogos V E D GM GS Pts
1 Olhanense 13 9 3 1 25 11 30
2 Moncarapachense 14 9 3 2 29 11 30
3 Louletano 15 8 5 2 35 16 29
4 Juventude 16 6 6 4 25 11 24
5 Esp. de Lagos 14 5 3 6 18 21 18
6 Serpa 15 3 3 9 15 34 12
7 Imortal 15 2 5 8 9 27 11
8 Barreirense 14 1 6 7 9 26 9
9 U. Montemor 15 2 3 10 10 26 9
Pinhalnovense – desclassificado

Município lança concurso literário sobre São João de Deus

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com de forma a valorizar e promover do património cultural do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022. O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co-Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

[/shc_shortcode]

Lagarta do Pinheiro pode ser nociva

Entre janeiro a maio, as lagartas abandonam os ninhos em direção ao solo e nesta fase, para se defenderem dos predadores, desenvolvem pêlos urticantes que cobrem a totalidade do corpo. Estes pelos, cujo efeito tóxico produz inchaço, irritação e por vezes dificuldade respiratória, representam um risco para a saúde pública humana e animal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante este tempo, deve impedir-se que as crianças, tenham  contacto com as lagartas. Deve ainda impedir-se o acesso dos animais a pinhais, jardins ou bosques, onde existam pinheiros ou cedros.

Pode proceder à remoção de ninhos, sem descuidar os cuidados básicos e ter sempre presente, em primeiro lugar, a sua saúde e segurança. Para o efeito deve garantir que protege bem o corpo através da utilização de equipamento adequado (fato e luvas) e o rosto, deviamente protegido com óculos e máscara.

Caso encontre ninhos ou uma “procissão de lagartas”, em espaço público, não se aproxime. Informe o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal através do nº 266898100 ou através do email ambiente@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]

Município de Redondo junta-se a Missão Cascas Solidárias

No âmbito da 2a fase da Missão Cascas Solidárias, a Gestão Ambiental e de Resíduos (Gesamb) e o Município de Redondo instalaram um compostor comunitário no Loteamento da Quinta da Faia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste momento, está a decorrer a campanha porta-a-porta para sensibilizar os moradores do bairro para os hábitos de reciclagem dos lixos orgânicos, transformando-os em fertilizante. Cascas, talos, restos de legumes e de fruta, verduras, cascas de ovo, borras de café, saquetas de chá, pão, flores e folhas são alguns dos resíduos que pode depositar.

A cada família que aderir ao projeto é-lhe atribuído um balde de 7L e um cartão de leitura magnética para abrir o compostor.

O projeto é desenvolvido pela Gesamb em parceria com 12 municípios do Distrito de Évora e, além da vertente ambiental, possui também um cariz solidário.

No momento em que deposita o seu lixo orgânico no equipamento está a contribuir para apoiar crianças e adultos com necessidades especiais. Na prática, será atribuído um valor convertido em apoio monetário a três Instituições Particulares de Solidariedade

Social da região, em função da quantidade de resíduos orgânicos separados e depositados no compostor comunitário.

[/shc_shortcode]

Semanas gastronómicas dedicadas à carne de porco

Decorre até dia 20 de fevereiro, em Arraiolos, mais uma Mostra Gastronómica, desta vez dedicada a pratos de carne de porco, sendo vários os restaurantes do concelho que fazem parte desta iniciativa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

José Manuel Pinto do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos explica que estas semanas dedicadas ao porco “visam promover a gastronomia local”, promovendo ainda “a restauração do concelho, a economia local e um produto fundamental na gastronomia alentejana ”, declara.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa estão disponíveis para consulta através do site e Facebook do Município de Arraiolos. José Manuel Pinto deixa ainda o convite para que visite “os restaurantes do nosso concelho”, desejando que, a partir de agora “este tipo de eventos se possam realizar em mais segurança”.

As Semanas do Porco começam hoje e terminam dia 20 deste mês, pelos restaurantes de todo o concelho de Arraiolos.

[/shc_shortcode]

Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro (c/áudio)

Hoje, 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Foi neste mesmo dia, no ano de 1964, que, pela primeira vez, foi emitido um programa para seis países em simultâneo, pela Rádio das Nações Unidas. Ainda assim, a data só foi proclamada, pela UNESCO, em 2011.

A rádio, que muitos ditavam o seu fim com o aparecimento da internet, sendo um meio de comunicação de baixo custo e bastante popular, tem vindo a adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, continuando a chegar às áreas mais remotas e às pessoas mais marginalizadas ou isoladas.

O objetivo deste Dia Mundial passa por consciencializar o público da importância da rádio e sensibilizar os decisores políticos para disponibilizarem informação através deste meio e promoverem a cooperação internacional entre emissoras.

Neste dia, saímos à rua e fomos ao encontro dos ouvintes da Rádio Nova Antena, para perceber o que mais gostam de ouvir e conhecer os seus hábitos de consumo.

As experiências com este meio de comunicação, em Portugal, começaram nos anos 20 do século passado, sendo que a Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Antena 1, nasceu em 1935. Um ano depois começam as emissões experimentais da Rádio Renascença.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, são nacionalizadas todas as rádios em Portugal, exceção feita à Rádio Renascença.

Mais tarde, em 1976, a Emissora Nacional passa a chamar-se Rádio Difusão Portuguesa (RDP) e, desde então, muitas outras rádios foram criadas no país. Mais recentemente, passaram a ocupar um lugar importante nas emissões pela internet.