Diabetes em destaque no “De Boa Saúde”

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se este mês de novembro, um dia que pretende, sobretudo, consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Existem três tipos de diabetes, tipo 1, tipo 2 e gestacionais. O médico Pintão Antunes esclarece, no “De Boa Saúde” desta semana, a diferença entre o tipo 1 e 2. “A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o organismo criar anti corpos que são anti insulina, e fazem com que aparece esta doença, a falha de insulina no organismo, já a diabetes tipo 2, muitas vezes é secundária ao estilo de vida adotado”.

Para todos os tipos de diabetes “é fundamental a prática de exercício físico, acompanhados de uma dieta”. Pintão Antunes afirma que as pessoas que sofrem desta patologia é completamente normal, desde que bem-educado, neste sentido, e com boa informação, esta pessoa faz uma vida completamente normal”.

A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas com maior prevalência em idade escolar. Em 2019, 3 727 crianças e jovens até aos 19 anos tinham diabetes, e sabe-se que a prevalência de diabetes tipo 1 a nível global tem vindo a aumentar. Este é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.