Vacinas em destaque no programa De Boa Saúde

DrPintaoFalcato.jpgUma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície.

Nos últimos tempos, e devido à pandemia mundial da Covid-19, as vacinas têm estado na ordem do dia sendo apontadas como a solução mais viável.

De acordo com o médico Pintão Antunes, “a vacina estimula o organismo para a criação de anticorpos contra o vírus a que se destina. No caso da vacina da Moderna, contra a Covid-19, é algo que é inoculado e que vai desenvolver o nosso sistema imunitário para lutar contra o antigénio”.

A administração de vacinas é chamada vacinação e a sua eficácia tem sido amplamente estudada e verificada. Antes de se falar de Covid, algumas das vacinas mais conhecidas eram, por exemplo, a vacina contra a gripe, contra a varicela ou sarampo, entre outras.

A vacina é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.