Programm INOV Contacto no Espaço Europa

AnaPereiraVerao2016.jpgO Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais para Jovens Quadros – é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional.

De acordo com Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, “estes estágios têm a duração de 6 a 9 meses com direito a uma bolsa”.

É uma iniciativa promovida, gerida e executada pela AICEP, e apoiada pela União Europeia/FSE/POISE inserida no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem (PNI – GJ). As candidaturas estão abertas até dia 15 de setembro.

Este é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa.

GNR registou ontem duas colisões e um ferido grave no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem dois acidentes de viação, sendo duas colisões, nas localidades de Venda da Porca e Montemor-o-Novo, tendo resultado destes acidentes um ferido grave.

Registaram-se dois incêndios agrícolas, em Cabeça de Carneiro e Viana do Alentejo.

Foram registadas cinco ocorrências criminais, sendo três por crimes cometidos contra as pessoas, em Montemor-o-Novo e Redondo, e duas por crimes cometidos contra a vida em sociedade, também nas localidades de Montemor-o-Novo e Redondo.

Foi efetuada uma detenção, pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez, na localidade de Redondo.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 60 infrações relativas à legislação de trânsito e duas relativas à legislação ambiental.

Alimentação é o tema do programa De Boa Saúde de hoje

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA alimentação, quando não é feita de maneira adequada pode acarretar diversas doenças, como é o caso da diabetes, obesidade, hipertensão e outras.

Portugal assume-se como um país bipolar com jovens com peso a mais e idosos com nutrientes a menos.

Na edição de hoje do programa De Boa Saúde, Pintão Antunes garante que “hoje em dia come-se pior do que antigamente”.

A alimentação é o tema da edição de hoje do programa “De Boa Saúde”, com Pintão Antunes e Carlos Falcato, para ouvir às 19.30 horas.

GNR registou seis ocorrências criminais no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem oito acidentes de viação, sendo seis colisões, em Arraiolos, Mora, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Alandroal, e dois despistes, na localidade de Alcáçovas e na A6, próximo de Elvas, tendo resultado destes acidentes dois feridos leves.

Registou-se um incêndio urbano, em Cortiçadas de Lavre.

Foram registadas seis ocorrências criminais, sendo duas por crimes cometidos contra as pessoas, em Borba e Évora, duas por crimes contra o património, ambas em Estremoz, uma contra animais de companhia, em Montemor-o-Novo, e uma por crime previsto em legislação avulsa, em Alcáçovas.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 54 infrações relativas à legislação de trânsito e uma relativa à legislação policial.

Final do mês marcado por chuva e subida de temperatura

chuva-.jpgO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a chuva regresse um pouco por todo o país, com períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, principalmente durante o período da tarde.

Prevê-se que os aguaceiros estejam presentes até à próxima quarta-feira, dia 30, mas, ao mesmo tempo, prevê-se igualmente uma subida da temperatura durante os próximos três dias – ainda de acordo com as previsões do IPMA, os distritos de Évora e Beja vão chegar aos 29 graus de máxima na quarta-feira.

Candidatos da CDU à União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre

CDU.jpgA lista dos candidatos da CDU à União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre é composta pelos seguintes nomes:

1 – José Maria Barroso Fernandes

2 – Maria Luísa Martins

3 – Pedro Miguel Brito Ramos

4 – Rita Isabel Lopes

5 – Florbela de Jesus Martins

6 – Rui Jorge Vilelas

7 – Miguel José Varela Martins

8 – Cindy Fernandes Catarino

9 – Joana Sofia Brito Ramos

10 – Carlos Miguel Ferreira

11 – Cândida Isabel Martins

12 – Joaquim Manuel Pinto Gomes

13 – António Manuel Catarino

14  – Sara Miguel dos Santos Rita

15 – Bruno Miguel Alexandre Rodrigues

16 – João Alberto Barroso Romão

17 – Vera Lúcia Matias Ferreira

18 – Jorge Fernando Catarino da Silva

As eleições autárquicas realizam-se no dia 1 de outubro.

Grupo União Sport com jogo de preparação hoje no Estádio 1.º de Maio

gusO Grupo União Sport (GUS) iniciou os treinos da equipa Sénior de futebol de 11 esta segunda-feira, dia 21 de Agosto de 2017, pelas 20.00 horas no Estádio 1º de Maio.

O primeiro jogo de preparação do GUS é já hoje, no Estádio 1.º de Maio, com o Fazendas do Cortiço, às 20.00 horas.

Destaque para 6 caras novas no plantel: André Banha (ex-Lavre), André Pinto (ex-Alfarim),  Diogo Cardinhos (ex-Lusitano), Fábio Caeiro (ex-Arraiolense), João Alexandre Coelho “Xande” (ex-Coruchense) e Rui Godinho “Ganso” (ex-Lavre).

José Setúbal, Vice Presidente do GUS, considera que o plantel para esta época “está mais equilibrado” e apela ao apoio dos sócios e simpatizantes.

Apesar de ser pai há apenas um dia, Fábio Neves, o capitão da equipa senior do União, não quis deixar de estar presente no treino e estar com os seus colegas de equipa. O Capitão também nos adiantou as suas expetativas para esta temporada, falando da responsabilidade de envergar uma camisola centenária como é a do GUS.

Cipriano Madeira, o Treinador Principal do GUS, que cumpre a 3.ª época consecutiva no clube, diz que está contente com o plantel, mas que “é preciso haver exigência máxima”.

O núcleo duro do plantel manteve-se o que para o técnico é uma mais valia, que considera que o União “tem de estar no campeonato para o ganhar!”.

GNR registou duas colisões no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem dois acidentes de viação, sendo duas colisões, em Silveiras e Cabrela, das quais resultaram danos materiais.

Registaram-se dois incêndios, um urbano e um agrícola, ambos em Reguengos de Monsaraz.

Foram registadas 10 ocorrências criminais, sendo quatro por crimes cometidos contra as pessoas, em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Redondo, três por crimes cometidos contra o património, em Lavre, Cabrela e Estremoz, duas por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Vendas Novas e Santiago Maior, e uma por crime cometido contra o Estado, na localidade de Évora.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 48 infrações relativas à legislação de trânsito.

Calipolense estreia-se no Campeonato Nacional de Juniores

Bola.jpgA equipa de Juniores do Calipolense inicia, dia 26 de Agosto às 17 horas, no próximo sábado, a sua participação no Campeonato Nacional com a receção ao Amiense, em Vila Viçosa.

Os campeões distritais da Associação de Évora vão competir na Série D da segunda divisão nacional para o escalão júnior, onde está, também, o Elétrico de Ponte de Sor.  Esta é uma competição composta por 10 equipas e 18 jornadas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Relativamente às equipas alentejanas estará em competição o Lusitano de Évora a disputar a Série E.

Confira o calendário desportivo da equipa de Juniores do Calipolense no Campeonato Nacional de Juniores:

26/08    – O Calipolense – Amiense – 17 horas

09/09    – Nacional da Madeira – O Calipolense – 16 horas

16/09 – O Calipolense  – Alverca -17 horas

23/09 – Sintrense – O Calipolense -15 horas

30/09    – O Calipolense – Ginásio de Alcobaça -15 horas

14/10 – Torreense – O Calipolense – 15 horas

21/10    – O Calipolense – Fut. Benfica – 15 horas

28/10 – O Calipolense – Eléctrico – 15 horas

04/11    – Loures – O Calipolense – 15 horas

18/11    – Amiense – O Calipolense – 15 horas

25/11 – O Calipolense – Nacional – 15 horas

02/12    – Alverca – O Calipolense – 15 horas

09/12 – O Calipolense – Sintrense – 15 horas

16/12    – Ginásio de Alcobaça – O Calipolense – 15 horas

29/12 – O Calipolense -Torreense – 15 horas

06/01    – Fut. Benfica – O Calipolense – 15 horas

13/01 – Eléctrico – O Calipolense – 15 horas

20/01    O Calipolense – Loures – 15 horas

[/shc_shortcode]

Prémio da Sociedade Civil no Espaço Europa de hoje

AnaPereiraVerao2016.jpgO Comité Económico e Social Europeu está a desenvolver o Prémio da Sociedade Civil.

Este prémio “decorre todos os anos e pretende recompensar indivíduos ou organizações pelo trabalho desenvolvido em prol da melhora das condições de vida das populações”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

As candidaturas estão abertas até dia 8 de setembro.

Este é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa.

GNR registou ontem sete colisões no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem sete acidentes de viação, todos eles colisões, em Terena, Brotas, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e na A6 Caia, tendo resultado desta colisão três feridos leves.

Foram registadas oito ocorrências criminais, sendo duas por crimes cometidos contra as pessoas, em Évora e Mora, três por crimes cometidos contra o património, em Redondo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas, duas por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Évora e Redondo, e uma por crime previsto em legislação avulsa, na localidade de Lavre.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 137 infrações relativas à legislação de trânsito, três relativas à legislação ambiental e uma relativa à legislação policial.

Jackpot de 44 milhões saiu em França

euromilhoes.jpgO jackpot de 44 milhões de euros do Euromilhões saiu ontem a um apostador em França.

Houve ainda 12 segundos prémios, dois deles em Portugal. Cada um destes apostadores vai receber 64.840,15 euros.

Houve também 8 terceiros prémios, um deles para um apostador de Portugal. Cada um destes apostadores vai receber 22.653,01 euros.

A chave sorteada foi composta pelos números 3, 10, 12, 17 e 27 e pelas estrelas 3 e 5.

Prisão de ventre no programa De Boa Saúde de hoje

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA prisão de ventre ou obstipação acontece quando os movimentos do intestino se tornam difíceis ou menos frequentes e as pessoas têm dificuldades na hora de evacuar.

Estatisticamente, a prisão de ventre afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino.

De acordo com Pintão Antunes, “os hábitos alimentares são fundamentais na questão da prisão de ventre”.

O tratamento da prisão de ventre, geralmente, consiste em corrigir as causas da irregularidade intestinal, como por exemplo Comer alimentos ricos em fibras, aumentar a ingestão de líquidos e evitar o stresse.

A prisão de ventre é o tema da edição de hoje do programa “De Boa Saúde”, com Pintão Antunes e Carlos Falcato, para ouvir às 19.30 horas.

GNR registou ontem 115 infrações de trânsito no distrito de Évora

GNR.jpgA Guarda Nacional Republicana (GNR) não registou qualquer acidente de viação durante o dia de ontem.

Registaram-se três incêndios, nas localidades de Vimieiro, Juromenha e Alandroal.

Foram registadas 14 ocorrências criminais, sendo dez por crimes cometidos contra as pessoas, nas localidades de Mora, Évora, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Estremoz e Viana do Alentejo, três por crimes cometidos contra o património, em Mourão e Cabrela, e uma por crime cometido contra a vida em sociedade, em Vendas Novas.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 115 infrações relativas à legislação de trânsito e uma relativa à legislação policial.

Conheça uma nova alternativa ao gasóleo no Ambiente em FM

NunoSequeiraQuercus.jpgOs óleos de fritura, caso não sejam regenerados, trazem vários problemas a nível ambiental, como por exemplo a sua degradação que resulta na libertação de dióxido de carbono para a atmosfera.

De acordo com Nuno Sequeira, da Quercus, “se os óleos forem despejados nos esgotos podem também obstruir os filtros das estações de tratamento de águas residuais”.

Por sua vez, os óleos de fritura “podem ser aproveitados como uma alternativa ao gasóleo, através do chamado biodiesel”, acrescenta Nuno Sequeira.

Esta alternativa contribui para a redução da emissão de partículas de dióxido de carbono.

Oiça as declarações de Nuno Sequeira nos noticiários da Rádio Nova Antena. 

GNR registou uma vítima mortal, um ferido grave e quatro feridos leves em 12 acidentes de viação

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou durante o passado fim-de-semana 12 acidentes de viação, dos quais resultaram uma vítima mortal, um ferido grave e quatro feridos leves, sendo seis colisões, em Montemor-o-Novo, Azaruja, Alandroal, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz e Évora, cinco despistes, em Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Borba e na A6, em Elvas, e ainda um atropelamento de animal, em Reguengos de Monsaraz.

Registaram-se também seis incêndios, sendo todos eles agrícolas.

Foram registadas 21 ocorrências criminais, sendo oito por crimes cometidos contra as pessoas, em Arraiolos, Vendas Novas, Estremoz, S. Romão e Reguengos de Monsaraz, quatro por crimes cometidos contra o património, em S. Cristóvão, Vendas Novas e Évora, sete por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Arraiolos, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Portel, Redondo e Évora, e ainda duas por crimes previstos em legislação avulsa, em Estremoz e Évora.

Houve ainda cinco detenções por crimes cometidos em flagrante delito, sendo quatro pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez, em Portel, Redondo, Vendas Novas e Évora, e uma pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal, em Évora.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 104 infrações relativas à legislação de trânsito.

Incêndio consumiu pasto em Ponte de Sor

Fogobastinhas2.jpgUm incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira, dia 18, no concelho de Ponte de Sor.

As chamas consumiram mato e estão já em fase de rescaldo encontrando-se ainda no local 37 operacionais apoiados por 11 viaturas.

Foto arquivo

Incêndio no Gavião novamente ativo

incendio.jpgO incêndio que deflagrou ontem à tarde em Belver, no concelho de Gavião, que havia sido dado como dominado na tarde desta sexta-feira, está novamente ativo.

As chamas obrigaram à retirada de cerca de 150 pessoas de duas aldeias.

No local estão 386 operacionais apoiados por 124 viaturas e seis meios aéreos.

António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião, confirma que “a situação está fora de controlo. Já evacuámos a praia fluvial do Alamal, na freguesia de Belver, e a aldeia de Cadafaz”.

No espaço de um mês é a segunda vez que o concelho de Gavião é atingido pelas chamas.

 

Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.

Cuca Roseta atua hoje em Campo Maior

CucaRoseta.jpgA iniciativa do Jardim de Papel em campo maior continua a atrair muitos visitantes até domingo e hoje é um dos dias mais altos na vertente musical, com a atuação de Cuca Roseta, pelas 22.30 horas.

A partir das 22.00 horas há também bares e dj’s no antigo ciclo.

Incêndio de Mação que alastrou ao distrito de Portalegre dado como extinto

incendio.jpgO incêndio que deflagrava em Mação (Santarém), desde quarta-feira dia 16, chegou a Belver (Gavião, Portalegre), na tarde de ontem.

Tendo entrado no distrito de Portalegre através de Rosmaninhal, o incêndio chegou a encontrar-se com duas frentes ativas, ameaçando as aldeias de Arriacha Fundeira e Torres (Gavião, Portalegre). Na passada noite, o incêndio passou a ponte da ribeira de Eiras.

Neste momento, este incêndio foi já dado como extinto.

Segundo informações da Proteção Civil, no distrito de Portalegre, encontravam-se 199 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 66 meios.

No distrito de Santarém, encontrava-se um total de 713 operacionais a combater o incêndio de Mação, apoiados por 222 meios.

Os Bombeiros Voluntários de Montemor também estiveram em Belver, concelho de Gavião, com uma viatura e 5 elementos da corporação.

Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.

Incêndio de Mação alastra ao distrito de Portalegre, ameaçando aldeias do concelho de Gavião

incendio.jpgO incêndio que deflagra em Mação (Santarém), desde quarta-feira (00h01), dia 16 de agosto, chegou a Belver (Gavião, Portalegre), na tarde (17h75) da passada quinta-feira, dia 17 de agosto.

Tendo entrado no distrito de Portalegre através de Rosmaninhal, o incêndio encontra-se com duas frentes ativas, ameaçando as aldeias de Arriacha Fundeira e Torres (Gavião, Portalegre). Na passada noite, o incêndio passou a ponte da ribeira de Eiras.

Segundo informações da Proteção Civil, no distrito de Portalegre, encontram-se 199 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 66 meios.

No distrito de Santarém, encontra-se um total de 713 operacionais a combater o incêndio de Mação, apoiados por 222 meios, encontrando-se o incêndio com duas frentes ativas, e tendo já sido ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Santarém.

Os Bombeiros Voluntários de Montemor encontram-se em Belver, concelho de Gavião, com uma viatura e 5 elementos da corporação.

Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.

GNR fez duas detenções ontem no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem seis acidentes de viação, sendo um despiste na localidade de Redondo, do qual resultou um ferido leve, e cinco colisões, nas localidades de Silveiras, Alandroal, S. Miguel de Machede e Estremoz, tendo resultado deste último acidente um ferido grave.

Foram registadas 12 ocorrências criminais, sendo duas por crimes cometidos contra as pessoas, em Viana do Alentejo e Santiago Maior, cinco por crimes cometidos contra o património, em Montemor-o-Novo, Évora e Reguengos de Monsaraz, quatro por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Estremoz, Évora e Telheiro, e uma por crime previsto em legislação avulsa, em Redondo.

Houve ainda duas detenções por crimes cometidos em flagrante delito: uma pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez em Mora, e outra pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal, em Redondo.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 22 infrações relativas à legislação de trânsito.

Plataforma Habitação ajuda a enfrentar dificuldades na habitação

castelomontemor.jpgA Rede de Cidadania de Montemor criou a Plataforma Habitação, que se encontra neste momento no terreno, em Montemor.

Jorge Gonçalves, membro da Rede de Cidadania de Montemor, explica que a Plataforma Habitação de Montemor-o-Novo foi criada recentemente e que o objetivo passa por “identificar as principais dificuldades e necessidades de habitação da população de Montemor e ajudar quem tem problemas” nesta área.

Rosa Coelho, também membro da Rede de Cidadania de Montemor, explica que “a habitação pode ter um peso de 40% no orçamento familiar”.

A Rede de Cidadania está a tentar conhecer as dificuldades relativas à habitação através de questionários e de visitas às casas, mas quem tiver necessidade, pode também deslocar-se ou entrar em contacto com a Marca – Associação de Desenvolvimento Local de Montemor, a Loja da Cooperativa Integral Minga ou a Rede de Cidadania, em Montemor.

A Plataforma Habitação está também presente na rede social Facebook.

Tendinite no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoFalcato.jpgMovimentos repetidos, stress e obesidade são apenas alguns dos hábitos responsáveis pela tendinite.

A tendinite carateriza-se pela inflamação do tendão, a estrutura fibrosa que une o músculo ao osso.

“Uma pancada ou uma distensão” podem ser as causas de uma tendinite, de acordo com o Dr. Pintão Antunes.

Dor e inchaço são as marcas deste problema que pode surgir em qualquer parte do corpo, mas é mais recorrente no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

A tendinite é o tema da edição de hoje do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o Dr. Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.

Detidos dois suspeitos de tráfico de droga na região do Alentejo

Detencao.jpgUm homem e uma mulher, de 25 e 23 anos de idade, oriundos de Lagoa (Faro), foram detidos durante o dia de ontem pela Guarda Nacional Republicana (GNR), em Alcochete, no distrito de Setúbal.

Os dois detidos, que já estavam referenciados pelas autoridades, tinham na sua posse 68 quilos de haxixe e são suspeitos de tráfico de droga, especialmente na região do Alentejo e no distrito de Setúbal.

Para além da detenção, foram ainda apreendidos pelas autoridades os 68 quilos de haxixe, um veículo, quatro telemóveis e 120 euros em dinheiro.

Os suspeitos são agora arguidos e vão ser presentes a tribunal hoje, em Setúbal.

Vantagens de utilizar plástico reciclado no programa Ambiente em FM

NunoSequeiraQuercus.jpgO plástico é um derivado do petróleo. Desta maneira, para produzir materiais de plástico é necessário cerca de 4% do consumo total do petróleo.

De acordo com Nuno Sequeira, da Quercus, ao usarmos produtos feitos a partir de plástico reciclado estamos a contribuir para “um valor mais baixo das emissões de gases com efeito de estufa e também para uma potencial poupança de petróleo”.

Desta forma, “é necessário dar preferência ao plástico reciclado, bem como reciclar o plástico utilizado”, acrescenta Nuno Sequeira.

Este é o tema desta semana do programa Ambiente em FM.

Oiça as declarações de Nuno Sequeira nos noticiários da Rádio Nova Antena.

Montemor-o-Novo abaixo da média nacional nos nascimentos

workshopbebes.jpgNo concelho de Montemor-o-Novo nasceram, em 2016, 6,8 pessoas por cada mil habitantes, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Portugal nasceram 8,4 pessoas por cada mil habitantes no ano passado, sendo os municípios do interior os que apresentam taxas mais baixas.

No que diz respeito ao Alentejo, no topo da tabela, com mais nascimentos, estão os concelhos de Mourão, Beja e Ferreira do Alentejo, no final da tabela estão Nisa, Portel e Crato.

GNR registou 22 acidentes de viação durante o fim-de-semana

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no passado fim-de-semana 22 acidentes de viação, tendo resultado destes três feridos leves, sendo 12 colisões, em Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Silveiras, Brotas, Évora e Mourão, seis despistes, nas localidades de Montemor-o-Novo, Arraiolos, Portel, Vendas Novas, Mora e Santa Vitória, e quatro atropelamentos, em Vendas Novas, Borba, Veiros e Estremoz.

Registaram-se cinco incêndios, nas localidades de Mourão, Afeiteira, Montemor-o-Novo, Pavia e Estremoz.

Foram registadas 19 ocorrências criminais, sendo seis por crimes cometidos contra as pessoas, em Évora, Vendas Novas, Mourão, quatro por crimes cometidos contra o património, em Cabrela, Santa Susana, Montemor-o-Novo, seis por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Santana, Évora, Vendas Novas, Mora, Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz, uma por crime cometido contra o Estado, em Mora, e duas por crimes previstos na legislação avulsa, em Portel e Cabrela.

Houve ainda três detenções por crimes cometidos em flagrante delito, sendo todas elas pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez, nas localidades de Mora, Reguengos de Monsaraz e Cabrela.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 62 infrações relativas à legislação de trânsito.

Cinco municípios alentejanos já saíram do PAEL

alentejo2016Os municípios de Estremoz, Borba, Monforte, Ferreira do Alentejo e Aljustrel já conseguiram sair do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), uma vez que conseguiram cumprir os limites legais de dívida impostos pela lei das finanças locais.

O PAEL passou a contar com 57 municípios em vez dos anteriores 79.

O PAEL, lançado em 2012 pelo Governo, visa regularizar as dívidas dos municípios vencidas há mais de 90 dias, através de uma linha de crédito no total de mil milhões de euros.

Distrito de Évora em alerta amarelo devido ao calor

calor.jpgO Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso para o distrito de Évora, encontrando-se este em alerta amarelo até amanhã, devido às altas temperaturas que se fazem sentir.

Os distritos de Setúbal e Santarém também se encontram em alerta amarelo.

GNR registou uma colisão em Montemor-o-Novo

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem seis acidentes de viação, sendo cinco colisões, em Vendas Novas, Sabugueiro, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo e um despiste, em Portel, do qual resultaram quatro feridos leves.

Registaram-se dois incêndios agrícolas, nas localidades de Vimieiro e Évora.

Foram registadas quatro ocorrências criminais, sendo um crime de ofensa à integridade física simples, em Vila Viçosa, um crime de furto de cortiça, em Cortiçadas de Lavre, um crime de furto de mochila, em Vendas Novas, e um crime de dano, na localidade de São Miguel de Machede.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 42 infrações relativas à legislação de trânsito e quatro relativas à legislação policial.

Detidos três homens suspeitos de roubo em Viana do Alentejo

Policia-Judiciria.jpgTrês homens, de 37, 33 e 31 anos de idade, residentes no concelho de Albufeira, foram identificados, localizados e detidos pela Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.

Os homens são suspeitos da prática de um crime de roubo, ocorrido num estabelecimento de Viana do Alentejo, no passado mês de janeiro.

A Polícia Judiciária procedeu então à recolha e ao cruzamento da informação necessária, conseguindo obter indícios de prova que permitiram proceder à identificação, localização e detenção dos três homens, que vão ser presentes a interrogatório judicial para depois conhecerem as medidas de coação aplicadas.

Fim de Roaming assinalado com concurso de fotografia

AnaPereiraVerao2016.jpgO Parlamento Europeu está a desenvolver um concurso de fotografia que visa celebrar o fim do roaming na União Europeia.

Os participantes só têm que enviar “para o Instagram uma fotografia dos locais, dentro da União Europeia, por onde andam”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

O concurso decorre na rede social Instagram, até dia 31 de agosto.

Este é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa.

GNR registou quatro acidentes de viação no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem quatro acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido grave e dois feridos leves, sendo um atropelamento de animal na localidade de Telheiro e três colisões, em Montemor-o-Novo, Évora e Viana do Alentejo.

Registaram-se ainda quatro incêndios, em Borba, Vendas Novas, Mourão e Santana.

Foram registadas quatro ocorrências criminais, sendo um crime de incêndio em Évora, um crime de burla em Reguengos de Monsaraz, um crime de subtração de menores em Vendas Novas e um crime por condução de veículo sob o efeito de estupefacientes, em Vila Viçosa.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 57 infrações relativas à legislação de trânsito.

Aviso à população – Abate de árvores na urbanização de S. Domingos

queda_de_arvores.jpgA Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que vão ser executados trabalhos de abate de árvores na Urbanização de S. Domingos.

O trabalho teve início ontem, terça-feira e vai prolongar-se previsivelmente por duas semanas.

Por este motivo a circulação automóvel e estacionamento estarão condicionados na referida urbanização, pelo que pedimos a necessária colaboração por parte dos munícipes, assim como a sua compreensão pelos eventuais transtornos causados.

 

Aparatoso acidente perto de Évora provoca três feridos ligeiros

acidente.jpgUma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo ligeiro de mercadorias, registou-se cerca das 14 horas, próximo de Évora, nomeadamente na Estrada Nacional 18, junto ao nó de ligação à A6.

Do acidente resultaram três feridos ligeiros, que foram estabilizados no local e posteriormente encaminhados para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

No local estiveram 22 operacionais, apoiados por 10 veículos dos Bombeiros Voluntários de Évora, da GNR e da Brisa.

Hidratação no De Boa Saúde

DrPintaoECarlosFalcato.jpgTer as nossas células devidamente hidratadas é uma condição fundamental para uma boa saúde.

A água é o componente presente em maior quantidade no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do organismo.

Em pleno verão, o Dr. Pintão Antunes, alerta os ouvintes para a necessidade de “beber muita água se apanharmos sol”.

Os riscos de uma desidratação no verão são maiores, por isso é preciso ficar atento com a ingestão.

A hidratação é o tema da edição de hoje do programa De Boa Saúde com Carlos Falcato e o Dr. Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.

Suspeito de crime de incêndio identificado pela GNR em Vendas Novas

gnrA Guarda Nacional Republicana de Évora, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Montemor, identificou no passado domingo um suspeito de crime de incêndio em Vendas Novas.

Trata-se de um homem de 32 anos e é suspeito de atear vários fogos.

A Polícia Judiciária procedeu à detenção do suspeito, que foi ontem presente a tribunal.

Projeto transfronteiriço no Ambiente em FM

NunoSequeiraQuercus.jpgNo final de junho foi lançado um projeto transfronteiriço, apelidado Prodehesa-Montado, que tem como objetivo conservar, melhorar e valorizar os montados.

Deste projeto fazem parte 17 entidades de Portugal e Espanha.

Nuno sequeira, da Quercus, espera que “o projeto conserve o património que une Portugal e Espanha”.

O objetivo deste projeto passa por implementar ações necessárias para melhorar, do ponto de vista ambiental e económico, o ecossistema dos montados.

Este é o tema de hoje do programa Ambiente em FM.

GNR registou 17 acidentes e três feridos leves no fim-de-semana

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no passado fim-de-semana 17 acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos leves, sendo 11 colisões nas localidades de Vendas Novas, Redondo, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mourão, Santiago do Escoural, Borba e Évora, três despistes, em Evoramonte, Vendas Novas e Telheiro e três atropelamentos, em Santiago Maior, São Bento do Cortiço e Bencatel.

Registaram-se ainda seis incêndios agrícolas, em Vila Viçosa, Terena, Évora, Vendas Novas, Borba e Montemor-o-Novo.

Foram registadas 14 ocorrências criminais, sendo seis por crimes cometidos contra as pessoas, em Vendas Novas, Portel, Santiago Maior, Lavre e Reguengos de Monsaraz, cinco por crimes cometidos contra o património, nas localidades de Alcáçovas, Vendas Novas, Portel e Évora e três por crimes cometidos contra a vida em sociedade, em Montemor-o-Novo e Redondo.

Houve ainda duas detenções por crimes cometidos em flagrante delito, ambas por condução de veículo sob o estado de embriaguez em Mourão e Redondo.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 48 infrações relativas à legislação de trânsito.

Mercado municipal é ponto de referência ao fim-de-semana em Montemor-o-Novo

MercadoMontemor.jpgO Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, situado no Largo Professor Bento de Jesus Caraça, é ponto de paragem para grande parte da população durante o fim-de-semana.

O mercado tem uma envolvência tradicional e destina-se à venda de produtos agrícolas ou hortícolas para abastecimento da população.

Oiça a reportagem nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

“Olhando a Paisagem” em Monsaraz até 6 de agosto

castelo_monsaraz.jpgA exposição coletiva “Olhando a Paisagem”, está patente na vila medieval de Monsaraz até dia 6 de agosto com obras das pintoras Luísa Seabra e Lita Chicau.

Esta exposição de pintura insere-se no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e encontra-se na Torre de Menagem do castelo, podendo ser apreciada pelo público de manhã, entre as 09.30 e as 12.30 horas, e à tarde, das 14.00 às 18.00 horas.

Nesta exposição, a pintora Luísa Seabra vai exibir quadros pintados a óleo fortemente ligados à tauromaquia e os quadros da pintora Lita Chicau vão centrar-se em momentos do Alentejo e ainda em ambientes íntimos da vida portuguesa.

GNR apreende mais de 450 mil euros no Caia (Elvas)

notas.jpgUm homem, de nacionalidade estrangeira, foi detido na madrugada desta quinta-feira, dia 3, na fronteira do Caia, em Elvas.

Ao que a Rádio Nova Antena conseguiu apurar, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Elvas intercetaram o condutor que seguia na posse de cerca de 460 mil euros em dinheiro.

Recorde-se que só no mês de maio, a GNR deteve três indivíduos na fronteira do Caia, na posse de mais de um milhão de euros.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre o assunto.

GNR registou quatro crimes por furto de cortiça no distrito de Évora

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem cinco acidentes de viação, sendo quatro colisões em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Mora e um atropelamento de animal no Vimieiro.

Foram também registadas oito ocorrências criminais: quatro crimes
por furto de cortiça da árvore em Mora, Vila Viçosa, Montemor-o-Novo e Redondo, dois crimes de violência doméstica nas localidades de Mora e Vendas Novas, um crime de condução de veículo em estado de embriaguez em Mora e um crime por denúncia caluniosa em Montemor-o-Novo. O crime de condução de veículo em estado de embriaguez em Mora, cometido em flagrante delito, levou a uma detenção.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 45 infrações relativas à legislação de trânsito e sete relativas à legislação policial.

Desnutrição afeta cerca de 30% dos idosos portugueses

idosos_agressao.jpgA desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau.
Existem casos muito graves de desnutrição em idosos, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis.

De acordo com dados recolhidos pela Associação Portuguesa de Dietistas, cerca de 30% dos idosos portugueses sofrem de desnutrição.

Já foi inaugurada a Nova Ponte do Albardão entre Évora e Reguengos

ObrasPontealbardao.jpgFoi inaugurada esta segunda-feira, dia 31 de julho, a Nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe, na estrada Nacional 256 que liga Évora a Reguengos de Monsaraz.

A nova ponte tem um tabuleiro de 117,5 metros de comprimento, associada a uma variante com 2,7 quilómetros de extensão, e representa um investimento de quase 3 milhões de euros.

Na inauguração, Pedro Marques. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse que esta era “uma obra necessária e muito reclamada”.

Já José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, mostrou-se ontem satisfeito com esta obra que correu “dentro do tempo, dentro do orçamento”.

Espera-se que na ponte circulem cerca de 4.000 viaturas por dia e será eliminado um ponto negro onde morreram muitas pessoas.

Halitose no De Boa Saúde

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA halitose, termo médico utilizado para definir o mau hálito, é relativamente comum, afetando cerca de 30% da população mundial e mais de 49% dos portugueses, segundo dados de um estudo da Universidade do Porto.

De acordo com o Dr. Pintão Antunes, a boca “é fundamental para qualquer pessoa”.

Algumas doenças, como a diabetes, afetam a saúde oral, mas «a própria falta de saúde oral pode, por exemplo, agravar doenças hepáticas e renais», revela os especialistas.

Este é o tema da edição desta semana do programa “De Boa Saúde”.

Programa Rede Local de Intervenção Social em Borba para combater a vulnerabilidade social

Borba.jpgO programa Rede Local de Intervenção Social (RLIS) foi criado em 2014 e um dos seus objetivos é apoiar em situações de vulnerabilidade social.

A RLIS da Santa Casa da Misericórdia de Borba foi pioneira neste projeto e trabalha, atualmente, em todo o concelho alentejano.

Maria Mira, assistente social na Rede Local de Intervenção Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba, refere que a problemática de maior incidência na área de ação é o desemprego e a insuficiência económica.

A RLIS aplica-se a todo o território de Portugal continental.

O âmbito territorial de intervenção é supraconcelhio, concelhio ou infra concelhio, circunscrito a uma localidade, freguesia ou bairro, de acordo com as necessidades específicas do território.